• Carregando...

O Código Florestal não deve ser modificado (Gazeta, 3/5). Sou contra a mudança, pois, além de ter embasamento científico de como isto pode ser catastrófico em relação à preservação da biodiversidade e contenção de enchentes, tenho consciência das razões que levam pessoas com interesse individual a elaborarem um novo código que objetiva atender às necessidades de latifundiários e políticos do agronegócio, limpando suas fichas em relações a crimes ambientais e os abstendo de pagamentos de multas, além de favorecer grandes empresários do meio rural financiadores de campanha política. Sob a desculpa do pequeno agricultor, usam as dificuldades destes para defender argumentos fracos e sem cunho científico.

Lucineide Pereira Paz

Código Florestal 2

O Código Florestal não deve ser alterado, porque sua alteração trará consequências irreversíveis à população. Não apenas brasileira, como também a mundial!

Ana Raggio

Código Florestal 3

Essa lei é de suma importância para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e dos serviços ambientais fundamentais para toda a população, como conservação dos solos e da biodiversidade, profusão e qualidade de água, manutenção dos estoques de carbono, polinização de culturas agrícolas, manutenção das paisagens naturais, cultura e lazer, dentre outros. Essa lei deve ser mantida e, mais do que isso, cumprida e muito bem fiscalizada.

André Rocha Ferretti, engenheiro florestal

Código Florestal 4

O código não é só uma lei, mas um manual de boas práticas que revertem em benefício do proprietário e da sociedade. Ele contém regras para grandes e pequenas propriedades e, se fosse aplicado junto com o Estatuto da Terra e a Lei da Política Agrícola, não haveria polêmica. Os agricultores que vivem em propriedades inferiores a um módulo seriam reassentados, e as grandes propriedades já estariam com 2/3 de suas áreas degradadas restauradas. O problema é que a incompetência e a má vontade dos sucessivos governos fizeram com que a situação chegasse ao impasse. A lei é boa como está, não precisaria mudar. O que falta é bom senso na sua aplicação.

Rafael Filippin

Bin Laden 1

Já foi tarde o Osama bin Laden. A justiça tarda, mas não falha. Agora, onde está o corpo? Essa história de que foi jogado no mar está mal contada. Antes disso, deveriam ter mostrado ao público o que fizeram com o corpo dele, pois quem garante que isso não é truque dos EUA para acalmar os ânimos do povo?

Karine Souza Dias

Bin Laden 2

Cumprimentos à valorosa equipe da Gazeta do Povo pela edição de segunda-feira, contemplando os leitores com a notícia da morte de Osama bin Laden, cujo anúncio ocorreu já na madrugada pelo presidente dos EUA. Dedicação e competência. Jornalismo de vanguarda.

Hernani Vieira

Requião x jornalista 1

Lamentável a atitude do senador Requião em tomar o gravador do repórter que perguntou a ele sobre a pensão que recebe como ex-governador do estado. Um político que não é lembrado pelos seus feitos e sim pelos seus escândalos não tem o direito de privar um jornalista de exercer a profissão. Arrancar o aparato de trabalho só por causa de alguma pergunta ou comentário não é mais feito nem em países que tem um regime não democrático.

Letícia Bannach

Requião x jornalista 2

Vi recentemente a entrevista do repórter com relação ao caso do senador Requião (Gazeta, 1/5). Esse senador está abusando dos poderes que lhe foram concedidos pelos cidadãos pagantes de impostos, pois devemos ter todas as informações necessárias sobre os políticos que são colocados no poder público. Somente assim eles saberão que devem informar a população sobre suas atividades. E o Requião não é um caso a parte, pois, como funcionário público, também deve explicar até sobre a aposentadoria gorda ao povo paranaense.

Alexandre Casemiro Wolff

Oposição

Oposição não existe desde que o governo Lula assumiu. Com o loteamento de cargos de segundo e terceiro escalão, farta distribuição de verbas no Congresso para emendas, as fortes vozes oposicionistas se tornaram sorrisos e trocas de olhares coniventes.

Antonio Fernando Buch

Assembleia

Impressionante como o Ministério Público só trabalha depois que as denúncias saem na imprensa. Será que depois de toda a investigação acontecida no ano passado, eles já não tinham dados ao menos da irregularidade do supersalário de R$ 25 mil da funcionária de Rossoni? Só nesse caso foram desviados mais de R$ 330 mil e ninguém foi acionado, nem o dinheiro foi recuperado. O mínimo que os demais deputados poderiam fazer é exigir resposta imediata sobre o paradeiro do dinheiro e de quem autorizou!

Dulcimara Margarida Kremps

Seleção do paranaense

Como atleticano fico muito triste ao ver que um clube da dimensão do Atlético Paranaense só conseguiu colocar um jogador na seleção dos melhores do campeonato (Gazeta, 3/5). Por mais que o Marcos Malucelli conteste, é dificil aceitar que um clube com uma das melhores estruturas de treinamento do Brasil não consiga revelar um só jogador na temporada com tantas escolinhas de futebol espalhadas por diversas cidades do estado. Falta visão, ou algo deve estar mesmo muito errado no Atlético Paranaense.

Carlos Roberto do Rego

Educação

Triste, lamentável e preocupante a notícia de que livros didáticos aprovados pelo MEC para alunos do ensino fundamental elogiam o governo Lula e criticam o de FHC, em vez da imparcialidade necessária para quem apenas é relator de fatos. Imaginem o conflito que podem causar na cabeça de crianças de 6 anos em diante se os "ensinamentos" impostos não coincidirem com o que acreditam os pais.

Luiz Nusbaum, médico

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]