• Carregando...

Números

591 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo entre os dias 22 e 27 de março.

Temas mais comentados

Aborto: 48Casamento: 22Pacote de bondades: 19

* * *

"Há décadas as fundações internacionais financiam congressos internacionais, pesquisas e projetos, visando incutir uma mentalidade abortista na área medica de toda a América Latina."

Lyège Carvalho

"Não sou contra a união civil entre pessoas do mesmo sexo – que protegeria o direito legal dos envolvidos –, mas sou contra o uso da palavra ou do termo "casamento" para esse tipo de união."

Paola Finkler Lachowski, Araucária – PR

"Não existe o menor sentido de receberem a verba indenizatória, pois seus salários já são extremamente altos e eles podem muito bem cobrir despesas com passagens aéreas, refeições e passeios internacionais."

Geraldo Buss

Feliciano foi eleito irregularmente. Foi ferido o artigo 48 do Regimento Interno: a realização da reunião da Comissão de Direitos Humanos e Minorias sem a presença de público se deu por ato pessoal do presidente da Câmara, quando deveria ter sido uma deliberação da Comissão. Além disso, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias não tem legitimidade: não tem a proporcionalidade partidária exigida pelo artigo 23 do Regimento Interno.

Toni Reis

Comissão de Direitos Humanos 2

Entendo que o deputado Marco Feliciano pode continuar na comissão se levamos em conta que na mesma comissão há a participação do deputado Jean Wyllys, do PSol, que em postagens em redes sociais agrediu verbalmente católicos do mundo todo. Se entendem que o Marco Feliciano é intolerante, Jean Wyllys é muito mais. Outra questão: como avaliar o trabalho de uma pessoa se não a deixam trabalhar?

Márcio Adriano Freitas

Código Penal

Acho muito superficial as mudanças previstas para o Código Penal (Gazeta, 26/3). Muitas vezes a pessoa sofre um furto de algo de pequeno valor, mas esse "pouco" pode ser muito para ela. Por isso, abrandar a pena por ser furto de pequeno valor não se justifica. As penas deveriam é aumentar e não diminuir.

Robinson Amaral, arquiteto

Casamento

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade que está cada vez mais presente em todos os países e não há mais como fingirmos que esse tipo de união não faz parte da nossa sociedade. Entretanto, ainda vejo com preocupação a questão da adoção por casais do mesmo sexo. Penso que uma criança precisa da referência masculina e feminina. Talvez com o tempo eu mude de ideia, mas por enquanto eu sou contra.

Jacir Mendes

Táxis

Sou taxista desde 1998 e desde então acompanho o crescimento da cidade. Concordo que o número de táxis tem de aumentar, porém, não ouvi ninguém da classe falar sobre reajuste na tarifa. Hoje é uma loucura a procura por táxis no horário comercial devido ao preço, congelado desde abril de 2010. Enquanto isso, nesses três anos, tudo subiu de preço, como os combustíveis, a manutenção, os pneus.

Clodoaldo Mazzarotto Neto

Sanepar

Em Bocaiuva do Sul parece que vivemos ainda no tempo do Império, pois em nossa querida cidade o fornecimento de água ainda é feito através de bombas d'água. Acreditem, quando falta energia elétrica, falta água em toda a cidade e agora as bombas estão quebrando, por pura falta de manutenção e investimentos. Vivemos à mercê dos engravatados de colarinho branco incompetentes.

Paulo Roberto Cleto, Bocaiuva do Sul – PR

Calçadas

Neste mês de março faz sete anos que venho reivindicando melhorias nas calçadas, mas nada surtiu efeito. Agora, não posso nem reclamar mais, pois a calçada simplesmente não existe mais, somente mato e terra em seu lugar. O descaso da prefeitura de Araucária é gritante, sem levar em conta que sou uma pessoa cega, e agora preciso usar o meio-fio da rua para orientação, correndo risco de ser atropelado.

José Luiz Novôa, Araucária – PR

Tuboteca

Parabéns a Curitiba pela iniciativa de promover a leitura inaugurando a primeira tuboteca. Acredito que muitos livros serão lidos e muitos outros destruídos e desviados, porém, é um grande passo para mudar a cultura do nosso povo. Talvez demore alguns anos, mas fica a esperança de melhorar a educação do cidadão curitibano.

Sibelly Maria Staviski

Bibliotecas

É inevitável associar os absurdos contidos nas redações do Enem com o déficit de bibliotecas nas escolas públicas do Brasil (Gazeta, 27/3). Qualquer professor medianamente esclarecido sabe que só escreve bem quem lê. Essas duas notícias veiculadas em dias próximos pela Gazeta do Povo mostram claramente que o problema do desconhecimento da língua portuguesa está direta e proporcionalmente ligado ao descaso das autoridades (in)competentes com o processo de formação dos estudantes no país. E como ler, sem bibliotecas?

Sioney da Silva

Curitiba desconhecida

Sou um exemplo do resultado da pesquisa divulgada na reportagem "A cidade que o curitibano... desconhece" (Gazeta, 24/3). Desconheço vários lugares bacanas de Curitiba, uma vez que não tenho tempo e quando o tenho, prefiro descansar em casa ou apenas papear com amigos. Só discordo que a falta de segurança seja um empecilho, pois é preciso tomar cuidado apenas com determinados locais e horários. O Parque Barigui, por exemplo, oferece segurança o dia todo, enquanto que no Largo da Ordem durante a noite é perigoso.

Tiago Fernando Lopes, vestibulando

Semana Santa

A Semana Santa é um evento que se reveste de grande religiosidade. E uma das grandes realizações do sentimento humano sobre a Semana é a obra Paixão Segundo São Mateus, do compositor Johann Sebastian Bach. É de caráter transcendental sua mensagem religiosa, evidenciando as boas aspirações do gênero humano. Outro grande compositor, Georg Friedrich Haendel, autor de Oratórios com temas bíblicos, faleceu na Sexta-Feira Santa do ano de 1759, conforme seu desejo.

Ricardo Herrmann, professor de Música da UFPR

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]