• Carregando...

366 correspondências

Foram recebidas pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas da semana

Lamarca - 6De chinelo - 6Aposentadoria - 3

Nós brasileiros há muito estamos sendo humilhados pelos nossos congressistas, com roubalheira, falcatruas e impunidade. Já passou dos limites.

Carlos BarrosoCuritiba – PR

Trânsito

A Rua Pedro Zagonel, no Novo Mundo, está uma pequena anarquia no que diz respeito ao trânsito, principalmente nos finais de semana. O problema começa na sexta à noite, quando os motoristas fazem uso de toda potência de motores e alto-falantes até altas horas, cena que se reprte nas noites seguintes. Nas manhãs de sábado e de domingo, temos uma confusão generalizada por causa do comércio e das filas nos serviços de lavagem de veículos.

Luís VascoCuritiba – PR

Trem

A estrada de ferro faz parte de Curitiba e da sua cultura. A cidade cresceu em razão dela. Todas as grandes cidades brasileiras, assim como todas as grandes cidades do mundo, possuem a estrada de ferro e as usam intensamente. Não é possível que alguém vá residir próximos aos trilhos e, depois, reclame do barulho a ponto de querer a mudança dos trilhos a um custo elevado, a encargo de todos os curitibanos. Já destruíram a metade do que seria útil como metrô de superfície e agora querem destruir o que resta. Fora reclamões!

Ariel Ventura de AndradeCuritiba – PR

Educação

Desejamos expressar nossos agradecimentos pela esclarecedora reportagem publicada na Gazeta do Povo do dia 23/6 passado, sobre a participação de nossos alunos na avaliação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica do MEC. A reportagem esclarece de maneira objetiva à sociedade o porquê da média obtida pelos alunos avaliados. Estamos conscientes da nossa realidade, dos desafios, e obstáculos que a todo dia precisamos superar para realizarmos a promoção humana que acreditamos ser um direito de todos os cidadãos e cidadãs de nosso país e, em particular, de nossos educandos. Reiteramos nossos agradecimentos, sabedores de que poderemos contar com vossas ações éticas e esclarecedoras sempre que for necessário.

Direção e APMF do Colégio Estadual Para Surdos Alcindo Fanaya JúniorCuritiba – PR

Parques

Dias atrás uma leitora assustada reclamava da falta de cuidados e de segurança reinante nos belos parques de Curitiba. Caminhando ontem pelas imediações do parque Tanguá, deparei-me com o seguinte anúncio: "Servimos suco natural de pó de guaraná, a flôr de zíaco do Amazonas" (sic). Obviamente, se trata de outra espécie de afrodisíaco, mas é um retrato característico do que incomoda os curitibanos que vivem nas imediações de nossos belos parques: "as invasões bárbaras".

Sebastião Donizete SantarosaCuritiba – PR

Sinal de alerta

A violência no Rio de Janeiro deveria servir de alerta aos nossos governantes; a ausência do Estado nas ações básicas de segurança, saúde e educação, é fator de reação em cadeia dos marginalizados, tendo como uma das conseqüências o aumento da criminalidade. Em Curitiba e alguns outros pontos do Paraná já encontramos esta situação, ainda que em menor escala. Como brasileiros e paranaenses, esperamos que nossas autoridades não procedam da mesma forma que no Rio e que ajam urgentemente, pois ainda existe a possibilidade de reverter a situação com políticas públicas para fortalecer as ações de segurança e, principalmente, com a oferta de atividades esportivas e ensino técnico, promovendo a real inserção de todos na sociedade.

Adalberto BatistiCuritiba – PR

Radioamadorismo

O radioamadorismo é uma atividade social agradabilíssima e indispensável neste planeta, pois proporciona aos seres humanos a permuta de cumprimentos, saberes, auxílios... Lamentavelmente existem aqueles que ostentam "metade da melancia no pescoço" e não respeitam os espectros próprios e potências permitidas, os piratas, os que agem travestidos de humildes e solícitos, etc... A Anatel deve intensificar a fiscalização contra estes, aplicar as punições cabíveis e tratar bem os verdadeiros radioamadores.

Adalberto Lima Santos, professor universitárioRio de Janeiro – RJ

Nepotismo

Engana-se o prefeito Beto Richa quando diz que nepotismo é arrumar cargo para parente com o objetivo de garantir exclusivamente um ganho para ele no fim do mês (Gazeta do Povo de 4/5). Nepotismo é simplesmente o favorecimento de parentes com emprego público, ferindo os princípios constitucionais da isonomia, igualdade, impessoalidade e moralidade. Além disso, a indisponibilidade do interesse público aplica-se também nesse caso.

José Nelson Dutra Fonseca, bancário aposentadoCuritiba – PR

Exemplo

Tem prefeito que andou cursando a "escolinha " do Lula, pois anda dizendo que a sua gestão é a melhor de todas as outras que o antecederam. Se a moda pegar, estará visível a inversão de valores da classe política, em que errado virou o certo. A modéstia é uma virtude que passa ao largo de alguns políticos. É ver para crer.

Mauro WolffLapa – PR

Detran

Em dezembro de 2006 comprei um veículo e fiz a transferência dentro da lei, no Detran. No dia 1.º de junho, ao imprimir o boleto bancário para pagar a parcela do IPVA, por curiosidade, fui consultar o valor do licenciamento anual de veículos que vence em novembro, fiquei surpresa pois constava uma multa no valor de R$ 574,61, de um órgão chamado Renainf, datada de 14/8/2005. Liguei para o 0800 do Detran e a atendente disse que os órgãos não eram interligados e que várias pessoas estavam reclamando da mesma coisa. Quem vai pagar essa multa por um erro do Detran? Fiz tudo dentro da lei, consultei todos os órgãos antes de transferir o veículo, e essa multa aparece do nada. O que devo fazer? Cobrar do antigo proprietário? Infelizmente ele já é falecido.

Rosemery DybasCuritiba – PR

"De família modesta, do Rio, o capitão Lamarca entrou no Exército para contribuir com a emancipação e o desenvolvimento do país."

Rodrigo Lacerda Kalinoski, sociólogoCuritiba – PR

"Não sobrou arrogância, mas faltou bom senso ao juiz, que deveria ter percebido que (o uso de chinelos) era por mera falta de recursos..."

Gil Amorin, corretorCuritiba – PR

"Nossa economia caminha para o padrão chinês. Lá não há aposentadoria; cada um trabalha e poupa enquanto pode para prover a velhice."

Antonio Pereira, contadorLondrina – PR

***

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]