• Carregando...

Os Estados Unidos estão indo a passos lentos em direção ao controle na venda de armas. Fato semelhante aconteceu no Brasil com a Lei Seca, após muitos inocentes morrerem em consequência da falta de leis rígidas e dos motoristas imprudentes. Provavelmente, a questão das armas nos Estados Unidos envolve muito dinheiro, e por isso a discussão não avança. Alguns dos senadores norte-americanos devem ter relação com a indústria e o comércio armamentista.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Lula

O ex-presidente Lula, depois que apeou do governo, continua sendo caixeiro-viajante pelo mundo. Como é que ele faz essas viagens? Usa aviões de carreira, pagando as despesas do próprio bolso, ou utiliza avião da frota oficial do governo? Como cidadão comum, deveria pagar sua própria viagem, como todos nós, mortais. Ou ele se tornou um "embaixador" a serviço dele mesmo?

José Augusto Weber, Campo Largo – PR

PT

O PT obteve o direito de mostrar que os seus militantes tinham grande honestidade e ilibada reputação, mas mostraram que são piores e mais corruptos que aqueles que tanto criticavam. Sobre a declaração do seu presidente, Rui Falcão, relacionando a imprensa e o MP ao nazismo e fascismo, simplesmente não faz sentido. A imprensa não existe para servir o PT – aliás, para servir governo algum. A imprensa tem o dever de informar o povo.

Gilberto Quadros

Aumento da gasolina

Novamente os noticiários mostram o aumento abusivo por parte dos postos de gasolina, que mal souberam do reajuste nas refinarias e já mudaram os seus preços na bomba. Temos depoimentos do Procon, de algumas autoridades, e tudo fica da mesma forma como nas vezes anteriores. Isso prova a supremacia do cartel dos combustíveis sobre nossas autoridades.

Adilson Staviski

Banheiros

Discordo do projeto de colocar banheiros nas estações-tubo (Gazeta, 31/1). O que deveria ser feito é acabar com a função de cobrador. As pessoas podem ser reaproveitadas em funções mais produtivas. Quando comecei a andar de "lotação", nos anos 50, havia um tipo de urna ao lado do motorista onde se depositava uma ficha. Na Europa, não existe mais cobrador – aliás, nem na China. Em Londres andei em metrô também sem condutor, só havia um funcionário controlando o fechamento das portas.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Maus motoristas

Interessante notarmos a falta de diferenciação entre dolo eventual e culpa consciente. No primeiro caso, o agente assume os riscos do que pode ocasionar a sua imprudência no volante; já na culpa consciente, vemos que o agente assume os riscos, mas acha possível evitar, confiando em suas habilidades. Essa é uma diferenciação muito importante, haja vista que na teoria eles são parecidos.

Derick Machado

Pichações

Realmente já passou tempo demais para nossos "administradores" tomarem decisões mais eficazes contra as pichações. Além de tudo, o que está sendo apontado – e que esperamos que surta efeito – como uma medida que poderia melhorar o combate às pichações seria fazer com que os delinquentes flagrados pela polícia pintassem um quarteirão inteiro de muros pichados.

Jorge Antonio de Lima

Presos

Enquanto a obrigação de construir presídios e manter os presos ficar a cargo dos estados, os problemas só aumentarão. Os EUA, no fim do primeiro mandato de Bill Clinton, viveram um aumento vertiginoso da criminalidade. Existiam 1 milhão de vagas nos presídios e, como promessa de campanha, Clinton prometeu dobrar o número de vagas em cinco anos. A promessa foi cumprida e a violência diminuiu. Aqui, os governadores querem soltar os presos. Parece brincadeira de mau gosto.

André Arrabal

Tragédia em Santa Maria 1

A irresponsabilidade impera no Brasil. A maquiagem de dados e números vem do próprio governo que deveria dar o exemplo. Infelizmente, mortos e feridos não podem ser maquiados ou disfarçados. Agora, correm para achar soluções. Se a profilaxia e o cumprimento de regras mínimas de segurança fossem respeitadas, muitas mortes poderiam ser evitadas.

Wilfried Jussen Junior, Porto Alegre – RS

Tragédia em Santa Maria 2

Vive-se hoje o culto ao volume ensurdecedor e, em função disso, as casas de show são verdadeiros cofres para que não sejam multadas pela extrapolação à lei do silêncio. Estou na melhor idade porque fui jovem em um tempo pobre em tecnologia. O volume das caixas acústicas era limitado, assim as janelas e portas podiam ficar abertas. E os recursos utilizados nos shows não eram fogos de artifício, mas qualidade de letra e melodia.

Vera Maria Marques Prange, Paranaguá – PR

Cobrança em escola pública

A prática de cobranças tem se tornado recorrente no ensino público do Paraná. Não há taxa de matrícula, mas há uma "contribuição para a associação de pais e mestres". E agora pedem exame médico para a prática de Educação Física. Mas, quando o aluno vai ao posto de saúde, é informado que o atestado não será fornecido. Por fim, os colégios estaduais contratam médicos particulares que vão até a escola e os pais têm de pagar pela consulta. É um absurdo.

Marcos Silva

Internet

Tem horas que dá saudade do som do modem. Já tive experiências desagradáveis com várias concessionárias de tevê, telefone e internet. Enquanto o consumidor não as ameaça de processo, elas se aproveitam. A situação só vai mudar quando os juízes começarem a aplicar condenações de seis dígitos. Da forma como está hoje, os custos das demandas judiciais permanecerão irrisórios diante da grande lucratividade que "trouxas" como nós oferecemos.

Marcelo Henrique da Silva

Litoral

Chega de soluções paliativas para o problema de travessia de Guaratuba, como os reparos no ferryboat (Gazeta, 31/1). O governo estadual, através do DER-PR, tem de agilizar o projeto de construção da ponte e resolver definitivamente esse vergonhoso problema que atinge os veranistas que ainda insistem em passar férias em nossas praias.

Benedito Santos Ribas

Erramos

A chamada de capa da edição de ontem diz "Gazeta completa 95 anos". O correto é 94 anos.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]