• Carregando...

Não tem nada a ver colocar os gastos com a reforma do aeroporto e mobilidade urbana (Gazeta, 6/1) no pacote da Copa. São coisas que teriam de ser feitas com ou sem Mundial. É até vergonhoso precisar de um evento como esse para algumas obras de infraestrutura acontecerem. O estádio é privado. Como atleticano, acompanho de perto o pagamento. Emprestou, tem de devolver.

Marcel Davi Blasi

Copa 2

Independentemente da opinião de cada um a respeito da Copa e também sobre a realização desses megaeventos esportivos em terras brasileiras, fica a grande lição: perdemos R$ 1 bilhão para a saúde, educação, segurança pública, habitação, pavimentação etc. Enquanto isso, os estádios estão às moscas e na mão dos cartolas da bola.

Emerson Pugsley

Piso dos professores 1

Se aplicarmos apenas o reajuste da inflação, não teremos valorização dos professores. Sabemos que o Brasil é um dos países que pagam piores salários aos seus educadores. Estão faltando professores em diversas áreas e apenas 6% da população jovem pretende seguir na carreira do magistério. O próprio ex-ministro da Educação admitiu que o magistério só será atraente com melhores salários. Por isso, a lei do piso prevê o reajuste de acordo com o porcentual de aumento do custo-aluno.

Jociane Martins Pedroso

Piso dos professores 2

É preciso considerar que por volta de 40% do trabalho do professor da rede pública acontece fora da sala de aula – preparar as atividades e provas, corrigir as avaliações – e não é remunerado. As horas que o governo do Paraná disponibiliza (33%) para essas tarefas são insuficientes. Portanto, no Paraná, o professor ganha R$ 2,4 mil para trabalhar por volta de 60 horas por semana.

Thiago Melo

Litoral

A sujeira nas praias do Paraná vem aumentando a cada ano, infelizmente. Se depender só da consciência dos veranistas, a tendência é aumentar ainda mais. Não vejo necessidade de distribuir sacolas, pois a grande maioria leva sacolas e pacotes com os produtos para consumir. É até engraçado: levam sacolas e pacotes, mas, após consumirem, parecem se esquecer de embalar e procurar uma lixeira. Educação e consciência têm de vir de berço. Deveria, sim, é existir fiscais observando e multando quem deixa ou joga lixo no chão.

Joacir Souza dos Santos

Metrô 1

Não há outra alternativa viável a não ser investir no metrô (Gazeta, 4/1). Com toda a experiência de outras cidades do país e com os exemplos vindos do mundo todo, já passamos da hora de ter o nosso metrô. Mesmo que agora os investimentos sejam elevados, o custo-benefício justifica a obra. O futuro da cidade, em termos de qualidade de vida e competitividade, depende disso. Bruno Neves

Metrô 2

Como podemos pensar em metrô se não conseguimos tampar os buracos de nossas ruas? Que os gestores da prefeitura venham andar pelas ruas do Boqueirão, Pilarzinho, Santa Cândida e tantos outros bairros que têm suas ruas em um estado terrível. Revejam a Rua Desembargador Westphalen no trecho da Marechal e a José Loureiro: o asfalto está afundando por mais um problema de galeria subterrânea mal feita, o que já é um problema crônico da cidade. Se não se consegue fazer uma galeria segura, que dirá um metrô.

Edson Lincoln Florscuk

Administração municipal

Essa baixa aprovação da administração de Curitiba (Gazeta, 5/1) é claríssima decorrência de duas greves de ônibus em um semestre. Também da suspensão da Quadra Cultural, da lentidão em inaugurar o Ligeirão Praça do Japão/Santa Cândida etc. As eleições de 2016 prometem grandes emoções. Rafael Morais dos Santos

Pronunciamentos

O tempo de fala não comprova o trabalho do deputado. Costumo assistir à TV Senado, Câmara e Assembleia Legislativa. Acompanhei alguns pronunciamentos, de mais de meia hora, de deputados ou senadores defendendo uma lei ou outra coisa, com o plenário totalmente vazio ou com alguns debatendo em altos brados os seus interesses. O importante para os políticos seria a fiscalização do Executivo e da aplicação correta das verbas públicas.

Luiz Fanchin Junior

Tarifaço

Em quatro anos, o governo do Paraná aumentou em 270% todas as tarifas do Detran. Na época, foi amplamente dito que o dinheiro arrecadado seria investido em segurança. Atualmente, a administração estadual já aumentou, novamente, algumas tarifas do órgão. Até quando o povo vai suportar tantos aumentos?

Wilton Garden

Extintores

Esse caso dos extintores (Gazeta, 6/1) lembra muito o que ocorreu com os kits de primeiros socorros, que eram obrigatórios no fim dos anos 90. Todo mundo correu atrás para não ser multado, e depois foi esquecido. Davi Kamaroski

Ética

Curiosamente, estuda-se ética – e todo o seu conceito – após ingressar na graduação, e apenas em alguns cursos. É um indicador de que a sociedade ainda dá pouco valor ao tema. Pode até ser que a ética não seja uma questão de aprendizado e talvez dependa de fatores pessoais. Se ela não nos é apresentada cedo, fica mais difícil assimilá-la como um elemento formador de caráter e ter estímulo para usá-la no cotidiano e em ações profissionais. Quem sabe num futuro veremos a ética como regra e não como exceção.

Edilson Miaqui

Ministério

Joaquim Levy é a grande esperança desse novo governo, no lugar do maquiador de resultados Guido Mantega. A dúvida que me aparece é sobre quem presidirá o Conselho de Administração da Petrobras, já que o atual presidente do Conselho é o Mantega. Será que Dilma manterá o critério e colocará o Levy, ou a confiança nele não é tanta assim?

Sergio Pereira

Aposentados

Não existe lógica. Se para a presidente Dilma não pode haver redução no aumento real do salário mínimo por ser atitude antissocial, por que pode tirar ao ano 1% da inflação "real" dos aposentados? Eles são muito mais vulneráveis. Os velhinhos aposentados merecem uma resposta. Durante 35 anos trabalharam, incansáveis, para o crescimento do país.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

CPMF 1

Sou contra qualquer aumento de tributação. Também sou radicalmente a favor do corte de despesas desses governos federal, estadual e municipal. Quando é que veremos todas as entidades que dizem "nos representar porque foram eleitas pelo povo" trabalhar e dar o exemplo cortando despesas?

Claudio Renzi

CPMF 2

Na minha opinião, a CPMF seria justa se todo valor pago pudesse ser abatido do Imposto de Renda devido e se a maior parte fosse destinada aos municípios. O imposto teria de ser calculado pelo número de habitantes. Se colocar na mão do governo federal, eles substituirão outras verbas pela CPMF e o montante da saúde ficará quase no mesmo valor. O mesmo se aplica aos governadores.

Wilson T. Junior

Lagos poluídos 1

Excelente reportagem sobre a poluição nos lagos de Curitiba (Gazeta, 3/1). É triste ver os melhores atrativos de nossa bela cidade abandonados. O Parque Barigui, por exemplo, com uma revitalização poderia se tornar o melhor cartão de visitas de Curitiba. Mas, infelizmente, isso não gera lucros, nem votos. Então, duvido que acontecerá.

Marcelo Mossmann

Lagos poluídos 2

Cabe à Sanepar fiscalizar, rigorosamente, os efluentes clandestinos que são jogados em nossos rios e lagos. A prefeitura deve conscientizar a população sobre os efeitos nocivos da destinação inadequada dos resíduos gerados. Questão de cultura, educação e verdadeiro respeito ao meio ambiente. A cidade deve ser considerada como um prolongamento de nossas casas. Exige-se, portanto, respeito de todos.

Luiz Schuwinski

Administrador infiel

Ótimo o artigo "A parábola moderna do administrador infiel". Realmente, esse é um comportamento humano histórico e lamentável que observamos. De fato, conhecemos os verdadeiros homens quando lhes proporcionamos poder ou dinheiro. E muitos acham isso normal.

Celso Hey

Cultura em Londrina

A centralização da cultura é um grande problema em Londrina. Acho que o Conselho de Cultura e a secretaria municipal poderiam investir na implementação de políticas públicas que respeitem e integrem as manifestações culturais características e originais de cada região de Londrina. A implantação de uma política de descentralização cultural, conjugada com outras ações, seria um instrumento eficaz de democratização. Permitiria que todos os cidadãos tenham acesso às atividades de formação, aos programas artísticos e aos projetos culturais. Também ajudaria a promover uma maior integração com a população e daria lugar às manifestações da comunidade local.

Marcelo Domingues

Harvard

Sobre o post "Harvard: breves impressões de um pesquisador-visitante", no blog Dinheiro Público, estou inspirada. Constatou com clareza os minuciosos detalhes da universidade.

Manuelle Alves

Ano novo?

Para os políticos, os anos são os mesmos no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro do ano seguinte. Nada muda. Vamos continuar assim até a próxima eleição. Os espertos que votaram nesses que ora tomaram posse precisam se conscientizar e dar valor ao seu voto. No restante, principalmente em Brasília – com essa política doente, o Judiciário inoperante, a falta de leis que previnam e punam principalmente as aberrações realizadas em 2014 –, deixam o brasileiro muito infeliz. Vergonha.

Dionisio Francisco Grabowski

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]