• Carregando...

O resultado da pesquisa de opinião sobre a realização da Copa do Mundo em Curitiba carrega a influência e a contingência do momento. A maioria dos curitibanos solidariza-se com a realização da Copa na cidade, reeditando o evento de 1950 na Vila Capanema. O que o nosso povo reprova são as "petralhadas" da vida, o descaso com as prioridades cidadãs, a falta de atenção e sensibilidade com as necessidades sociais.

Oswaldir Ehlke Scholz, artista plástico

Copa do Mundo 2

A desaprovação em relação à Copa só mostra que as pessoas estão atentas ao tema, mesmo com as reiteradas tentativas de confundir a população. Não é necessária uma Copa para construir pontes, estradas e trincheiras.

Edilmar Soares Teixeira

Copa do Mundo 3

O Paraná, especialmente Curitiba, ganha muito com a Copa do Mundo. Só assim teremos a ampliação do Aeroporto Afonso Pena, obras de mobilidade urbana, como a Avenida das Torres. Mas o melhor de tudo é a ampliação e a melhoria da rede hoteleira. Do limão saiu a limonada!

Edson Luiz Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Produtividade

Infelizmente não há como deixar de concordar com o editorial "A produtividade do brasileiro" (Gazeta, 22/4). Destaque-se que a baixa produtividade faz com que muitos trabalhadores brasileiros tenham de assumir enormes cargas de trabalho para conseguir seu sustento. É fácil comprovar isso nas grandes cidades, onde vemos muitos trabalhadores começando sua jornada diária ainda de madrugada, lutando por um lugar no transporte público, ou observando os motoristas de caminhão realizando jornadas de trabalho absurdas.

Marcos Lefevre

Ucrânia

O Brasil e o mundo acompanham com apreensão o desenvolvimento da situação na Ucrânia. O embaixador Rostyslav Tronenko apelou ao mundo e ao Brasil que apoie a Ucrânia em suas palavras e ações. Mas as autoridades brasileiras mantiveram-se caladas. Não podemos ficar inertes. As ações de Putin são inadmissíveis. Basta às guerras, basta às invasões, basta ao desrespeito à soberania dos povos. Não se trata apenas da Ucrânia, mas também das regras que o mundo cumpre.

Boris M. Gruba, Ponta Grossa – PR

Vacinação

Não fosse trágico, seria hilário: além de nenhuma autoridade justificar a falta de medicamentos básicos nas unidades de saúde, temos o atraso na campanha tão divulgada contra a gripe (Gazeta, 22/4). É o cúmulo da inépcia!

Hilda Rojas Lazo

Curitiba

Curitiba foi cidade-modelo (Gazeta, 21/4) até metade dos anos 90. Depois disso, dormiu em berço esplêndido, ouvindo os aplausos de quem só passa pela cidade a turismo ou negócios, mas que não vive o seu dia a dia. O curitibano tem vergonha de reconhecer isso e apontar os problemas que precisam ser solucionados pela administração pública. O curitibano fica orgulhoso de ver os seus administradores entre os melhores do país, mas não se dá conta de que, na verdade, está tapando o sol com a peneira. E isso afeta toda a região metropolitana.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

Escritórios políticos

Sobre os gastos dos nossos senadores com escritórios políticos (Gazeta, 18/4), como é possível que suas excelências não se envergonhem? Vendo e conhecendo as mazelas de nosso país e as carências de nosso sofrido povo, até parece que não se importam, ostentando escritórios suntuosos e gastos milionários. Os escritórios regionais, na realidade, são locais de divulgação com vista às reeleições, não são de interesse para o bem comum. Um desafio deveria ser lançado aos políticos para que eliminem essas excrescências e canalizem esses recursos para educação, saúde e infraestrutura.

Ephrain G. Neitzke

Nota fiscal 1

Quem copiou a campanha da nota fiscal não deve viver neste mundo. O consumidor tem de enviar um monte de informações via SMS, submetendo-se ao preço escorchante que as operadoras de telefonia cobram? Como diz aquele ditado, "se dá pra complicar, por que facilitar?" Vamos usar a inteligência e montar uma campanha acessível e sem custo para toda a população. Nota zero para quem criou as regras atuais.

Walmir Pereira

Nota fiscal 2

O projeto é discriminatório, porque pressupõe que todo consumidor tenha celular e dinheiro para bancar o SMS de inscrição; e prolixo, pois cabe ao consumidor enumerar cupom fiscal, máquina emissora, ordem de operação. Ideal é registrar o CPF no ato da compra, cabendo ao contribuinte acessar "conta de registro" para visualizar bilhete de sorteio.

Ivani Omura

Animais

Fizeram a pesquisa sobre as espécies animais encontradas em Curitiba (Gazeta, 22/4), mas e agora? Vão parar de derrubar as nossas poucas matas? Ou vão liberar o extermínio de vez? Venho lutando desde 1990 para que protejam os parques e as regiões que ainda mantêm a mata nativa, mas todos os prefeitos ignoraram.

Paulo Persegani

Turismo

Visitei alguns pontos turísticos da cidade no feriadão da Páscoa com amigos de São Paulo e só ouvi elogios à cidade e sua beleza. Quem mora e constrói a cidade às vezes reclama dos serviços, mas vez ou outra é obrigado a agradecer aos gestores e funcionários municipais.

José Luiz Ferreira da Trindade

Estradas

A quantidade de multas por excesso de velocidade no feriado demonstra a falta de respeito de muitos. Não adianta dizer que a estrada é perigosa, que estava chovendo. Só há perigo na estrada quando há motoristas irresponsáveis. Eles vão para a estrada achando que estão em pistas de corrida e que são pilotos; pura ignorância e exibicionismo. E esquecem que dentro de cada veículo há vidas.

Dario Evangelista

Trânsito

O artigo "Salvos-condutos da mobilidade" (Gazeta, 21/4) retrata situações que há tempo observo nas ruas de Curitiba, como faixas de tráfego obstruídas por caminhões, carros de transporte de valores abusando de suas prerrogativas. Mesmo comportamento adotam os taxistas, que também utilizam frequentemente o pisca como salvo-conduto para parar em qualquer faixa, a qualquer hora. Nossos gestores, públicos e privados, e, claro, os motoristas que circulam em Curitiba precisam se conscientizar de que a frota de veículos cresceu exponencialmente nos últimos anos, o que torna muito mais difícil conviver com essas situações.

Sérgio Augusto Fernandes

Transporte

Não importa se o transporte é integrado ou não. Queremos entrar em um veículo, sentar e chegar ao destino em paz, seja ônibus, trem, bonde ou outra coisa. Construir viadutos e trincheiras pode ajudar um pouco no fluxo de veículos, e sincronizar sinaleiros facilitaria muito, assim como mover a rodoviária para a periferia e proibir o tráfego de caminhões em certos horários.

Leila Franzen Boeing

Rodoferroviária

Nas minhas viagens recentes para Curitiba, constatei que as saídas de emergência da Rodoferroviária estão todas obstruídas, com bancos nas partes interna e externa. Perguntei para um segurança do local sobre o motivo de eles terem obstruído as saídas e ele me informou que era para inibir a passagem de pessoas por ela, ou seja: se acontecer um acidente, não haverá como evacuar rapidamente o local.

Ricardo Luiz Costa

Sistema prisional

Existem milhares de modelos prisionais; deve-se buscar um que atenda aos interesses da sociedade. Mas uma coisa é certa: liberar presos de baixa periculosidade não vai resolver. Quem comete um crime tem de pagar a conta.

Renato dos Santos Taborda

Política 1

Melhor do que ganhar o prêmio da Mega-Sena sozinho é ser político. Você fica rico, recebe propinas, conhece o mundo, tem salário alto e ainda, caso seja denunciado, tem defensores e conselheiros para mostrar qual é o melhor caminho para se safar do crime cometido. E o final todo mundo já conhece: vem um novo personagem e rouba a cena do companheiro anterior.

Dulcelina Aparecida Messias

Política 2

É incrível como os nossos políticos, quando em campanha eleitoral, sabem de tudo e prometem acabar com o analfabetismo, melhorar a segurança, a educação, a saúde. Mas, assim que se elegem, são imediatamente contaminados por um vírus, ainda desconhecido, que os torna totalmente esquecidos, principalmente de suas responsabilidades. Tornam-se mensaleiros, não lembram das falcatruas de que participam, não sabem o que seus amigos de décadas fazem e se escondem atrás da "renúncia" para escapar da cassação.

Dalmir México Martins

APP

Logo na entrada do escritório da APP, em Curitiba, o visitante se depara com a figura do líder guerrilheiro Ernesto Che Guevara, símbolo da Revolução Cubana (1959), que levou Fidel Castro ao poder e atraso e miséria para a ilha depois de décadas de comunismo. O vermelho é a cor da APP, das suas cartilhas e propaganda. O sindicato carrega no DNA o comportamento do socialismo marxista.

Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina – PR

Petrobras

Não vejo sentido algum na compra da refinaria falida em Pasadena e por isso quero ver instalada a CPI para investigar a Petrobras. Alguém ganhou muito dinheiro com essa compra e gostaria de saber quem são os novos milionários do Brasil. E também queria ver a máscara de alguns senadores, que sempre se colocam acima do bem e do mal, cair por terra e aproveitar para acabar de vez com a lenda de que Lula é um deus no Brasil.

Luiz Fernando Pereira Simões

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]