• Carregando...

Para os que protagonizaram cenas patéticas de patriotada nas últimas semanas, quando não de nossa má educação e de nossa "cordialidade", que acordem agora. Acreditar em um técnico ultrapassado, vaiar o hino chileno, xingar a presidente, imaginar que a seleção era um time de fato, quando nossos atletas estavam mais preocupados com selfies e contratos de publicidade, tudo isso só reforça o quanto essa gente que ia aos estádios era ingênua e se contentava com pouco. Parabéns, Alemanha!

Ricardo Fuchs

Copa do Mundo 2

Ter a pretensão de ganhar uma Copa do Mundo com Fred, Oscar e Hulk? Acho que ficou até barato. Espero que depois desse fiasco o povo acorde para os nossos efetivos problemas: PIB baixo, inflação e juros altos, represamento de preços, retração da indústria, desemprego à vista etc. etc. etc.

Paulo Cesar Santos, contador

Copa do Mundo 3

Isso representa mais que um simples jogo. Representa a vitória da competência sobre a malandragem. Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que, para vencer na vida, é preciso ralar, treinar, estudar. A Alemanha ganhou com maestria e merecimento. A "pátria amada Brasil" tem de ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade. Que sirva de lição para que nos agigantemos e construamos um país melhor, uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!

Christianne Lunardelli Salomon

Copa do Mundo 4

Importantes os questionamentos sobre as obras, soberania, prioridades, nossa imagem no exterior e outros relacionados com a Copa do Mundo. Mas é importante também reconhecer o poder e a capacidade organizacional da Fifa. Temos muito o que aprender com o grandioso evento.

Domingos Ribeiro

Auxílio-moradia 1

Quem "legalizou" o auxílio-moradia? O próprio Judiciário. E agora, na cascata de mais esse privilégio autoconcedido, vemos o Ministério Público, que deveria ser o primeiro bastião em defesa da sociedade e da moralidade, avocar a si o mesmo privilégio e com as mesmas justificativas ilegais e imorais. Seus ganhos não são suficientes para uma vida digna e tranquila? Se não o são, eles não sabiam disso quando optaram pela carreira? A medida merece o total repúdio da sociedade.

Ruy Pigatto, agricultor

Auxílio-moradia 2

No Brasil se confundem questões de legalidade e moralidade. Órgãos como a magistratura e o Ministério Público deveriam preservar não apenas a legalidade, mas também a moralidade nas suas ações. Não se trata aqui de isonomia ou garantia de igualdade entre os órgãos. Deveria o Ministério Público postular não o mesmo benefício, mas sim que o benefício concedido à magistratura fosse excluído. Auxílio é para aqueles que precisam dele. E uma pessoa que recebe em média R$ 13 mil de salário líquido não é o que se possa chamar de necessitado.

Fábio Alexandre Sombrio

Igreja

Para variar, o papa Francisco arrasa ao pedir perdão a vítimas de abusos (Gazeta, 7/7). Humildade em reconhecer os erros e tentar fazer com que não aconteçam mais é cativante e motivador. Tenho orgulho em ser católica e ter um líder como ele.

Luciane Alves Lopes

Oriente Médio 1

Parabéns a Omar Nasser Filho pelo artigo "Um peso, duas medidas" (Gazeta, 8/7). Infelizmente tentam imputar que palestino é sinônimo de terrorista, mas esquecem de se colocar no lugar deles. Imagine se você estivesse sentado, assistindo à tevê, e à sua porta bate uma família de índios dizendo que a sua casa fica num terreno que era deles e que de agora em diante você perderia a maior parte de sua casa, ficando apenas com o quartinho da empregada para você e sua família inteira morarem?

Junior Nuno Pelaquim

Oriente Médio 2

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea (Gazeta, 6/7), fez uma descrição muito realista da situação do Oriente Médio, ressaltando que existe uma necessidade premente de a Autoridade Palestina, liderada por Mahmoud Abbas, continuar as tratativas já iniciadas. No entanto, ressalta muito claramente que cabe a Abbas escolher entre o a paz e o Hamas, ou seja, entre a paz e o terrorismo e a violência.

Jacques R. Rigler

Ensino ideologizado

Já passei por esse bombardeio ideológico mencionado por Amábile Pacios no artigo "Liberdade de aprender" (Gazeta, 8/7), principalmente na faculdade. Pior é descobrir que alguns professores não só defendiam uma ideologia, mas se valiam de mentiras para fazer valer a sua doutrinação. "Che Guevara era humanista", "a esquerda lutava por democracia no Brasil durante o regime militar", "Luís Carlos Prestes foi um herói". Poderia escrever mais e não caberia tanta barbaridade que já vi, li e ouvi na escola/faculdade. E não foi alguém que me contou, eu mesmo tive o desprazer de testemunhar.

Marcio Adriano Freitas

Mídia

Sobre o artigo "A ‘regulação econômica’ da mídia" (Gazeta, 6/7), a única intenção dos partidos e governantes de esquerda ao regulamentar os meios de comunicação é enfraquecer as vozes livres e/ou contrárias aos seus planos totalitários. Regulamentação da mídia é mais um passo para o totalitarismo.

Daniel Venturi

Indígenas

Não é surpresa que pessoas e organizações como a OIT busquem desarranjar e impedir o aumento da fronteira agrícola do Brasil. Essa recomendação de implantarem um novo território indígena no Paraná (Gazeta, 7/7) é no mínimo surpreendente. Um viva para os quilombolas inexistentes e para os índios que, de tão índios, querem celular e antena parabólica. Por que essa mesma OIT que penetra na nossa soberania não exige que os EUA devolvam Manhattan para os peles-vermelhas dos EUA?

Jair Nisio

Economia

Muito bom o editorial "O quebra-cabeça da dívida pública" (Gazeta, 8/7). É para termos mesmo inveja dos chilenos, por demonstrarem ser um povo maduro, de nível educacional elevado, capaz de manter discussões tão importantes para o futuro e o desenvolvimento do país. Infelizmente em nosso país a ignorância, o imediatismo, os interesses pessoais ou classistas e o populismo não nos possibilitam discutir essas questões.

Marcos Almeida Prado Lefevre

Bocha

Em tempos de Copa do Mundo e eleições, surge uma simpática notícia sobre o risco de o antigo jogo da bocha desaparecer (Gazeta, 6/7). Ele é considerado jogo de velhos porque seus praticantes, que realmente são pessoas com um pouco mais de idade, não abrem espaço para que pessoas ao menos um pouco mais jovens o pratiquem. Os simpáticos velhinhos da bocha são tão apegados ao seu lazer que criam dificuldades para novos praticantes ingressarem em seus grupos. Como a bocha é uma atividade muito agradável e que auxilia a convivência social, seria positivo que as "exigências" para sua prática diminuam. Antes que acabem as bolas.

Alvaro José Junqueira Nunes

Alagamentos

É evidente que a Hidrelétrica de Foz do Areia não é "culpada" pelas enchentes de União da Vitória (PR) e Porto União (SC). A usina entrou em operação em 1980, e existem registros de grandes enchentes, por exemplo, em 1891, em 1905, em 1911, em 1935, em 1957 e 1970. Não tenho dúvida de que a formação de rochas basálticas em Porto Vitória, como bem publicou a Gazeta do Povo, é responsável pelo afunilamento e retenção do Rio Iguaçu.

Marcus Aurélio de Castro

Telefonia

Realmente é uma vergonha a qualidade dos serviços de celular (Gazeta, 7/7). A Anatel é ineficiente e, pasmem, atendentes de operadoras alegam que não devem obediência ao Código de Defesa do Consumidor, só à Anatel. Fazem escancaradamente venda casada, publicidade enganosa, cobrança abusiva, fornecem serviços com vício e praticam valores altíssimos. E ninguém está nem aí. O poder público não toma atitude eficaz.

Oscar Nunes da Motta

Coreia

É inacreditável que em pleno século 21 ainda tenhamos de presenciar fatos como o de um centro de refugiados ter de ensinar os norte-coreanos a viver no capitalismo (Gazeta, 5/7). O capitalismo, mesmo com todas as suas deficiências, propicia o desenvolvimento de todas as liberdades democráticas, enquanto o comunismo só traz miséria, atraso e morte onde se instala. A Venezuela trilha o mesmo caminho norte-coreano. É inadmissível que regimes ditatoriais ainda tenham seguidores hoje. A história ensina a não repetir erros.

Luiz Schuwinski

Viaduto

O poder público é responsável pela queda do viaduto em Belo Horizonte simplesmente pela falta de fiscalização e acompanhamento da obra. Assim como os gastos, o material empregado também deve ser fiscalizado. A falha principal foi a não fiscalização por órgãos da prefeitura de BH.

Francisco Lefko

Hospital de Clínicas

Por que a imprensa simplesmente esqueceu o Hospital de Clínicas? Durante a greve dos técnicos, todo dia havia reportagem. Pois bem, a greve acabou e as cirurgias continuam sendo canceladas por falta de anestesista. Cadê a imprensa que não investiga o que ocorre no hospital neste momento?

Carlos Alberto Rodrigues da Silva

Correios

Recentemente fiz uma compra pela internet de Inúbia Paulista (SP). A distância dessa cidade para a minha, Pouso Alegre (MG), é de aproximadamente 650 km. Mas, consultando o sistema de rastreamento dos Correios, vi que a encomenda foi remetida para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para Belo Horizonte, para finalmente ser remetida até onde moro. A distância percorrida triplicou. Fiz uma reclamação nos Correios e limitaram-se a responder que "a logística empregada pelos Correios (...) tem a finalidade de atender todo o território nacional". Lamentavelmente, as estatais, principalmente quando detentoras de monopólios, não precisam ser eficientes, e muito menos respeitar seus clientes.

Luciano Nogueira Marmontel, Pouso Alegre – MG

Motociclistas

Hoje os acidentes com motos correspondem a 75% das indenizações pagas pelas seguradoras, enquanto 27% da frota brasileira é de motos. No primeiro semestre de 2014, o DPVAT indenizou 84.214 vítimas de trânsito, sendo 69.410 motociclistas. Para fazer amenizar a estatística negativa, é preciso maior rigor na fiscalização e dos poderes públicos e maior educação dos motociclistas que, em sua maioria, são jovens de 28 a 34 anos.

Humberto Schuwartz Soares, Vila Velha – ES

PT

Muito bom o artigo de Carlos Alberto Di Franco "O PT e a estratégia do ataque à mídia" (Gazeta, 7/7). Muito se fala contra o PT, mas pouco se expõe dos seus podres. A melhor campanha contra o PT é revelar abertamente o envolvimento do partido com as Farc, com o PCC, com o Foro de São Paulo. Má administração é perdoável, mas o PT tem um plano de destruição proposital do país e isso é comprovado tanto por documentos internos do partido que vazaram quanto pelas alianças deles.

Guilherme Augusto Casarotto

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]