Venho acompanhando a seleção brasileira nas Copas do Mundo há 56 anos. Tive inenarráveis alegrias e incontáveis decepções. Mas nunca, nem mesmo dentro daqueles piores momentos que vivenciei, poderia imaginar que teria de passar por essa inacreditável humilhação a que fomos submetidos no Mineirão. Espero que essa trágica tarde de futebol de 8 de julho de 2014 sirva de divisória entre o passado e o futuro do futebol brasileiro, que precisa de tantas e urgentes modificações.
Douglas N. Rothen
Copa do Mundo 2
Uma seleção que individualmente tem peso e respeito, ótimos jogadores, que, infelizmente, não foram bem explorados. A seleção brasileira fez bem o seu papel, nos representou muito bem. Um país cheio de esperanças, guerreiro, deveria acreditar que dias melhores viriam, mas não: o que veio foi a tristeza e a humilhação de sermos uma nação carente e que viu, em alguns minutos, sua esperança desaparecer. Mas, enfim, acordamos.
Dario Evangelista
Copa do Mundo 3
Todos estamos tristes pela derrota da seleção, mais ainda pela forma vexatória como ela ocorreu. Esse tsunami alemão, infelizmente, desnudou uma realidade vivenciada pelo nosso time. Um grupo de astros/celebridades deslumbrados, sob a batuta de um treinador que achava que bastava dar entrevistas programadas pela Fifa e cantar o hino nacional no gogó, com o apoio massivo dos torcedores, para que todos os problemas fossem resolvidos. Planejamento, organização, trabalho e comprometimento devem nortear o futuro do nosso futebol.
Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú SC
Copa do Mundo 4
Péssimo exemplo para nossos filhos a atitude dos jogadores e equipe técnica brasileira nesta Copa do Mundo. O jogo contra a Alemanha mostrou claramente que houve despreparo, falta de profissionalismo, negligência, desrespeito e falta de honradez para com os 200 milhões de brasileiros. Chorar não é digno para quem entra em campo em troca de milhões de dólares. Eles são técnicos, não crianças, estão lá para mostrar resultados.
Carlos Alberto Gomes Marques
Copa do Mundo 5
Não, Felipão, Fred, Hulk, Oscar, vocês não são culpados! Culpados são os dirigentes da CBF, uma entidade que precisa ser totalmente reformulada, passando de um controle de negócios obscuros e políticos para um órgão técnico, inteligente e transparente. Como pode uma CBF colocar um técnico que diz que "o futebol não muda"? Tudo começou na demissão política de Mano Menezes, que preparava o elenco desde 2010 com uma comissão técnica de pensamento moderno, já tinha a base e havia acabado de vencer a Argentina no Superclássico das Américas em outubro de 2012. Faltava somente o afinamento dos meninos.
Eloy Casagrande, professor
Auxílio-moradia
É no mínimo uma imoralidade o auxílio-moradia para o Judiciário, Ministério Público ou qualquer organismo ligado ao governo. Já não bastassem seus polpudos salários, eles mostram toda a sua ganância em evidente sinal de desrespeito a categorias como professores, policiais e tantas outras. O pior é que não temos a quem recorrer, pois eles mesmos ditam as regras do jogo em conivência com o governo federal.
Fred Branco
Ensino ideologizado
Com relação ao artigo "Liberdade de aprender" (Gazeta, 8/7), a autora toca em um ponto fundamental da aprendizagem, qual seja, proporcionar ao educando todas as condições possíveis para apropriar-se de um conhecimento. Ao mesmo tempo, se o conhecimento é pensado e produzido dentro de um contexto humano, o que ela chama de viés ideológico eu chamaria de posicionamento crítico diante desse contexto. Não é bom tanto ao cientista quanto a um intelectual omitir-se da realidade social.
José Luciano Ferreira de Almeida
Agricultura
Muito bom o artigo de Rodrigo Berté "Agricultura familiar e os desafios da sustentabilidade econômica e ambiental" (Gazeta, 9/7). Precisamos de maior sustentabilidade no setor primário. É papel do Estado dar mais apoio aos pequenos produtores que aos grandes latifundiários. Queria ver alguma reportagem da Gazeta sobre os danos que a agropecuária extensiva vem trazendo para a biodiversidade e solos brasileiros.
Paulo Minor
Combustíveis
Muito se fala em nivelar os preços de combustível, o que teria um impacto significativo na economia nacional. Por que o sócio majoritário não abre mão dos seus impostos e permite à empresa faturar 80% do valor cobrado nas bombas? Outra forma de diminuir o prejuízo poderia ser a redução drástica da burocracia que envolve as operações da empresa.
Mauricio Laurindo
Estradas
O Sul do Paraná precisa de mais atenção do poder público, principalmente do governo estadual. A PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, por exemplo, embora tenha sido um compromisso de campanha registrado em cartório, até agora está na mesma, só pedra, buraco, poeira quando está seco e barro quando chove. Aliás, está pior: as chuvas arrancaram um trecho da estrada, abrindo uma enorme cratera. Está interditada há mais de um mês, sem previsão de recuperação.
Juliano Gemelli
Acesso à informação
Gostaria de ver uma reportagem sobre a Lei de Acesso à Informação e o cumprimento da mesma pelo Ministério Público paranaense. Fiz uma breve análise e facilmente se percebe que essa importante lei não é cumprida pelo fiscal da lei. É decepcionante para o cidadão verificar que a instituição que deveria dar exemplos não cumpre a lei. O atendimento aos pedidos de informação é péssimo e a ouvidoria do MP também não funciona.
Ronaldo Tavares
Vila das Torres
O governo estadual e a prefeitura deveriam começar a pensar não somente em projetos sociais, que, aliás, já existem na região da Vila das Torres, mas avaliar a instalação de uma estação de tratamento de esgoto, da construção de um novo colégio estadual, e até como opção da área para a construção da nova sede da própria prefeitura. Dessa forma eliminaria a concentração de marginalidade e, consequentemente, reduziria a violência.
Márcio Anacleto
Petrobras
Foi sensacional a presidente Dilma, Graça Foster e o ministro Lobão comemorando os 500 mil barris diários de petróleo produzidos na camada pré-sal. Mostravam-se felizes. Esbanjavam otimismo. Queriam conquistar investidores. Não falaram de Pasadena, a refinaria dos horrores. Falaram dos que queriam retirar o "bras" de Brasil e colocar um "brax" estrangeiro. Discurso sem fundamento, com tom eleitoreiro. Disseram que as riquezas são para toda a nossa sociedade. Tomara que isso seja uma realidade.
Jeovah Ferreira, Brasília DF
Incentivos
Reduzir a carga tributária só é possível com redução desse Estado obeso, que no papel é responsável por resolver todos os problemas da humanidade, mas só os piora. Para os próximos anos o cenário é tenebroso. O aumento de despesas permanentes da era PT foi monstruoso. A previdência é uma bomba relógio que vai explodir dentro de uns dez ou 15 anos.
Leonardo Simoni
Partidos
Sobre o artigo "PT e PSDB, as comparações corretas" (Gazeta, 5/7), e no governo FHC com desemprego em 13% havia o quê? Uma pequena distorção? Fala de obras do governo do PT, mas que obra FHC fez? Gostaria que o articulista citasse alguma, além de vender ativos e impor pedágios caríssimos, o que mais foi feito?
Fausto Fernandes Toffoli
Oriente Médio
Sobre o artigo do cônsul-geral Yoel Barnea "Dois pesos, duas medidas" (Gazeta, 6/7), e as atrocidades cometidas por Israel, que não são contadas? E o avanço dos assentamentos, mesmo depois dos acordos? E onde está o Estado da Palestina? Nada justifica o terrorismo, mas falar que somente os palestinos cometem crimes é tapar o sol com a peneira.
Abner Picinatto
Máscaras
Protestar é um direito de todo o cidadão, mas esconder o rosto demonstra uma covardia a toda prova. Concordo plenamente com o projeto de lei que proíbe máscaras em qualquer evento público.
Clodi Zandoná
José Dirceu
Ninguém imaginaria que José Dirceu fosse trabalhar para diminuir o tempo de sua pena em serviços braçais. Porém, as regalias de que está desfrutando chegam a ser uma afronta aos presos comuns, e um grande deboche ao STF, que lhe concedeu privilégios, mesmo que essa não fosse a principal intenção.
Leila E. Leitão, São Paulo SP
Energia elétrica
A continuar essa indigesta novela das tarifas de energia elétrica, logo nossas farmácias não poderão atender a demanda de eleitores que terão de se abastecer com remédios contra certos desconfortos intestinais indesejados. Não sabemos o que o futuro nos reserva. Vivemos sensação de verdadeira roleta-russa.
Harry Carlos Herbert
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.



