• Carregando...

Mídias Sociais

Auxílio-moradia

"Não vi ninguém do TJ ou do MP justificando o porquê da aprovação para todos e não somente para os que residem fora do domicilio ou em início de carreira."

Rodrigo Drabik, via Facebook, sobre o editorial "Seguir exemplos ou dar exemplos?" (Gazeta, 9/7).

Vandalismo

"Tem de ser muito pobre de espírito para sair quebrando as coisas por um jogo de futebol."

Luiz Fernando Sgoda, via Facebook, sobre os atos de vandalismo registrados em Curitiba após a derrota do Brasil para a Alemanha.

Faixa exclusiva 1

"Nada mais que justo. O ônibus favorece muito mais pessoas. Essa medida deveria ser adotada em todas as avenidas e nas ruas centrais!"

Marcelo Vieira, via Facebook, sobre as faixas exclusivas para ônibus.

Faixa exclusiva 2

"É tão fácil tirar as vagas de estacionamento e falir o comércio de uma rua inteira! Por que não se discute alternativas?"

José Carlos Brisch, via Facebook.

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Venho acompanhando a seleção brasileira nas Copas do Mundo há 56 anos. Tive inenarráveis alegrias e incontáveis decepções. Mas nunca, nem mesmo dentro daqueles piores momentos que vivenciei, poderia imaginar que teria de passar por essa inacreditável humilhação a que fomos submetidos no Mineirão. Espero que essa trágica tarde de futebol de 8 de julho de 2014 sirva de divisória entre o passado e o futuro do futebol brasileiro, que precisa de tantas e urgentes modificações.

Douglas N. Rothen

Copa do Mundo 2

Uma seleção que individualmente tem peso e respeito, ótimos jogadores, que, infelizmente, não foram bem explorados. A seleção brasileira fez bem o seu papel, nos representou muito bem. Um país cheio de esperanças, guerreiro, deveria acreditar que dias melhores viriam, mas não: o que veio foi a tristeza e a humilhação de sermos uma nação carente e que viu, em alguns minutos, sua esperança desaparecer. Mas, enfim, acordamos.

Dario Evangelista

Copa do Mundo 3

Todos estamos tristes pela derrota da seleção, mais ainda pela forma vexatória como ela ocorreu. Esse tsunami alemão, infelizmente, desnudou uma realidade vivenciada pelo nosso time. Um grupo de astros/celebridades deslumbrados, sob a batuta de um treinador que achava que bastava dar entrevistas programadas pela Fifa e cantar o hino nacional no gogó, com o apoio massivo dos torcedores, para que todos os problemas fossem resolvidos. Planejamento, organização, trabalho e comprometimento devem nortear o futuro do nosso futebol.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Copa do Mundo 4

Péssimo exemplo para nossos filhos a atitude dos jogadores e equipe técnica brasileira nesta Copa do Mundo. O jogo contra a Alemanha mostrou claramente que houve despreparo, falta de profissionalismo, negligência, desrespeito e falta de honradez para com os 200 milhões de brasileiros. Chorar não é digno para quem entra em campo em troca de milhões de dólares. Eles são técnicos, não crianças, estão lá para mostrar resultados.

Carlos Alberto Gomes Marques

Copa do Mundo 5

Não, Felipão, Fred, Hulk, Oscar, vocês não são culpados! Culpados são os dirigentes da CBF, uma entidade que precisa ser totalmente reformulada, passando de um controle de negócios obscuros e políticos para um órgão técnico, inteligente e transparente. Como pode uma CBF colocar um técnico que diz que "o futebol não muda"? Tudo começou na demissão política de Mano Menezes, que preparava o elenco desde 2010 com uma comissão técnica de pensamento moderno, já tinha a base e havia acabado de vencer a Argentina no Superclássico das Américas em outubro de 2012. Faltava somente o afinamento dos meninos.

Eloy Casagrande, professor

Auxílio-moradia

É no mínimo uma imoralidade o auxílio-moradia para o Judiciário, Ministério Público ou qualquer organismo ligado ao governo. Já não bastassem seus polpudos salários, eles mostram toda a sua ganância em evidente sinal de desrespeito a categorias como professores, policiais e tantas outras. O pior é que não temos a quem recorrer, pois eles mesmos ditam as regras do jogo em conivência com o governo federal.

Fred Branco

Ensino ideologizado

Com relação ao artigo "Liberdade de aprender" (Gazeta, 8/7), a autora toca em um ponto fundamental da aprendizagem, qual seja, proporcionar ao educando todas as condições possíveis para apropriar-se de um conhecimento. Ao mesmo tempo, se o conhecimento é pensado e produzido dentro de um contexto humano, o que ela chama de viés ideológico eu chamaria de posicionamento crítico diante desse contexto. Não é bom tanto ao cientista quanto a um intelectual omitir-se da realidade social.

José Luciano Ferreira de Almeida

Agricultura

Muito bom o artigo de Rodrigo Berté "Agricultura familiar e os desafios da sustentabilidade econômica e ambiental" (Gazeta, 9/7). Precisamos de maior sustentabilidade no setor primário. É papel do Estado dar mais apoio aos pequenos produtores que aos grandes latifundiários. Queria ver alguma reportagem da Gazeta sobre os danos que a agropecuária extensiva vem trazendo para a biodiversidade e solos brasileiros.

Paulo Minor

Combustíveis

Muito se fala em nivelar os preços de combustível, o que teria um impacto significativo na economia nacional. Por que o sócio majoritário não abre mão dos seus impostos e permite à empresa faturar 80% do valor cobrado nas bombas? Outra forma de diminuir o prejuízo poderia ser a redução drástica da burocracia que envolve as operações da empresa.

Mauricio Laurindo

Estradas

O Sul do Paraná precisa de mais atenção do poder público, principalmente do governo estadual. A PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, por exemplo, embora tenha sido um compromisso de campanha registrado em cartório, até agora está na mesma, só pedra, buraco, poeira quando está seco e barro quando chove. Aliás, está pior: as chuvas arrancaram um trecho da estrada, abrindo uma enorme cratera. Está interditada há mais de um mês, sem previsão de recuperação.

Juliano Gemelli

Acesso à informação

Gostaria de ver uma reportagem sobre a Lei de Acesso à Informação e o cumprimento da mesma pelo Ministério Público paranaense. Fiz uma breve análise e facilmente se percebe que essa importante lei não é cumprida pelo fiscal da lei. É decepcionante para o cidadão verificar que a instituição que deveria dar exemplos não cumpre a lei. O atendimento aos pedidos de informação é péssimo e a ouvidoria do MP também não funciona.

Ronaldo Tavares

Vila das Torres

O governo estadual e a prefeitura deveriam começar a pensar não somente em projetos sociais, que, aliás, já existem na região da Vila das Torres, mas avaliar a instalação de uma estação de tratamento de esgoto, da construção de um novo colégio estadual, e até como opção da área para a construção da nova sede da própria prefeitura. Dessa forma eliminaria a concentração de marginalidade e, consequentemente, reduziria a violência.

Márcio Anacleto

Petrobras

Foi sensacional a presidente Dilma, Graça Foster e o ministro Lobão comemorando os 500 mil barris diários de petróleo produzidos na camada pré-sal. Mostravam-se felizes. Esbanjavam otimismo. Queriam conquistar investidores. Não falaram de Pasadena, a refinaria dos horrores. Falaram dos que queriam retirar o "bras" de Brasil e colocar um "brax" estrangeiro. Discurso sem fundamento, com tom eleitoreiro. Disseram que as riquezas são para toda a nossa sociedade. Tomara que isso seja uma realidade.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Incentivos

Reduzir a carga tributária só é possível com redução desse Estado obeso, que no papel é responsável por resolver todos os problemas da humanidade, mas só os piora. Para os próximos anos o cenário é tenebroso. O aumento de despesas permanentes da era PT foi monstruoso. A previdência é uma bomba relógio que vai explodir dentro de uns dez ou 15 anos.

Leonardo Simoni

Partidos

Sobre o artigo "PT e PSDB, as comparações corretas" (Gazeta, 5/7), e no governo FHC com desemprego em 13% havia o quê? Uma pequena distorção? Fala de obras do governo do PT, mas que obra FHC fez? Gostaria que o articulista citasse alguma, além de vender ativos e impor pedágios caríssimos, o que mais foi feito?

Fausto Fernandes Toffoli

Oriente Médio

Sobre o artigo do cônsul-geral Yoel Barnea "Dois pesos, duas medidas" (Gazeta, 6/7), e as atrocidades cometidas por Israel, que não são contadas? E o avanço dos assentamentos, mesmo depois dos acordos? E onde está o Estado da Palestina? Nada justifica o terrorismo, mas falar que somente os palestinos cometem crimes é tapar o sol com a peneira.

Abner Picinatto

Máscaras

Protestar é um direito de todo o cidadão, mas esconder o rosto demonstra uma covardia a toda prova. Concordo plenamente com o projeto de lei que proíbe máscaras em qualquer evento público.

Clodi Zandoná

José Dirceu

Ninguém imaginaria que José Dirceu fosse trabalhar para diminuir o tempo de sua pena em serviços braçais. Porém, as regalias de que está desfrutando chegam a ser uma afronta aos presos comuns, e um grande deboche ao STF, que lhe concedeu privilégios, mesmo que essa não fosse a principal intenção.

Leila E. Leitão, São Paulo – SP

Energia elétrica

A continuar essa indigesta novela das tarifas de energia elétrica, logo nossas farmácias não poderão atender a demanda de eleitores que terão de se abastecer com remédios contra certos desconfortos intestinais indesejados. Não sabemos o que o futuro nos reserva. Vivemos sensação de verdadeira roleta-russa.

Harry Carlos Herbert

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]