• Carregando...

O debate em torno das manifestações sobre a Copa (Gazeta, 31/1) vai muito além do evento em si. O que nos leva às ruas é a intensa "atenção" (recursos) para a Copa, e a pouca atenção ao nosso futuro. O impacto das manifestações nos debates eleitorais será muito forte, mesmo que os candidatos decidam ignorá-lo, tentando minimizar a importância de nossa participação nas ruas. Quem vai para rua não é necessariamente quem assiste aos jogos; em sua maioria são jovens que cresceram em um cenário de falsa democracia.

Lizandra Rocha Souza, estudante da UFPR

Copa do Mundo 2

Os protestos contra a Copa vão ser uma arma a ser utilizada pelos candidatos e suas hipocrisias. Muitos até vão querer se apropriar desses protestos que partiram da população sem qualquer vínculo com partidos. Caberá ao eleitor avaliar o que terá de positivo nisso tudo.

Airton Kraismann

Brasil e Cuba 1

Concordo com a presidente de nosso país, que diz comer o que quiser porque paga a sua conta. Além disso, ela cuida bem dos velhinhos como Fidel Castro e procura dar empregos aos médicos (cubanos). E admiro os investimentos em infraestrutura portuária que ela fez. Por esses motivos eu vou votar em Dilma para presidente de Cuba.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Brasil e Cuba 2

O Brasil de hoje está atolado em dívidas e repleto de necessidades. É um absurdo tirar o pão dos brasileiros e dá-lo a cubanos. Evidentemente, por trás disso está a valoração extremada de regimes totalitários em detrimento ao patriotismo e apego à nossa nação. Detonar uma loja de 1,99 em Porto Alegre é uma coisa, mas arrasar um país gigantesco e rico como o nosso é inaceitável.

Marco Antonio Esmanhotto

Brasil e Cuba 3

As maldades proliferam pela desinformação e pouca cultura. Ao leitor que disse que Cuba não é uma ditadura, e sim Estado com um modo alternativo de governar (Gazeta, 31/1), sugiro fazer uma campanha, arrecadar fundos entre pessoas com pensamento igual ao dele e mudar-se para a ilha. Lá, ele poderá viver feliz com salário de R$ 30 por mês, tendo tudo controlado pelo governo, com direito a 1 quilo de frango por mês e dirigindo carros fabricados nos anos 50.

Alceu Bernert

Brasil e Cuba 4

Será que o governo está errado em conceder empréstimos a países para que importem produtos e serviços brasileiros? E com a débâcle dos EUA e Europa, mercado tradicional para produtos brasileiros, está errado o Brasil procurar novos mercados? Será que o nosso país deveria ficar esperando longos anos até reconquistar os mercados americano e europeu, quando estes voltassem à tona?

Antonio Carlos Pacheco

Política

Estava pensando em abrir uma franquia, e cheguei à conclusão de que vou abrir um país. Darei pão e circo para a população, cobrarei altos impostos, não investirei em saúde, irei importar médicos acostumados a exercer a profissão em condições mínimas de estrutura. Irei pregar o socialismo, mas usarei a fantasia da democracia; afinal, tenho de ficar em excelentes hotéis e frequentar os melhores restaurantes enquanto estiver viajando com minha comitiva. O meu povo? Ah, eles entendem, pois continuam votando em meu partido.

Carlos Buffa Neto

Analfabetismo

O mundo vai se ajeitando timidamente nestes últimos anos, como mostra a reportagem sobre a redução da taxa de analfabetismo (Gazeta, 30/1). O fato é que muitos alunos consideram a escola como uma obrigação e não como um lugar de aprendizagem. Para reverter isso, poderiam substituir algumas aulas teóricas pelas práticas para que o aluno possa entender melhor o que está estudando. Além de a taxa de analfabetismo diminuir, a qualidade de ensino poderia melhorar.

Caroline Kaori Maebayashi

Acidente

Falha mecânica é a desculpa mais fácil e rápida para justificar esse acidente absurdo no Rio de Janeiro (Gazeta, 30/1). A caçamba levantada deixaria a frente do caminhão instável e ainda há os espelhos que fariam o motorista notar o problema. São vários absurdos diários neste trânsito infernal. A prudência da parte de uns e fiscalização de outros deixa de existir e inocentes pagam com a vida.

Dario Evangelista

MON

Curitiba não é a cidade com mais opções de lazer. E o Paraná e a administração do MON se superam na falta de bom senso. Às 18 horas os seguranças enxotam a todos, inclusive idosos e crianças que estejam brincando no belo espaço e seus vãos livres. Em pleno horário de verão – e, mesmo não sendo, em boa parte do ano anoitece perto das 19 horas – não permitem que nossas crianças se divirtam à sombra do museu que, como em todas as obras do mestre que o projetou, deve privilegiar a liberdade.

Anderson Pereira

Vanguarda

Curitiba já foi referência nacional e até mundial com relação à competência e ao vaguardismo na cidade, mas hoje, devido à má administração de nossos políticos, recebemos o certificado de incompetentes e não só nacionalmente.

Luiz Reichmann Filho, arquiteto

Linha Verde

Qual é a empresa ou o engenheiro responsável pela obra da Linha Verde Sul, no Pinheirinho, que transformou nosso trajeto de ida e volta ao trabalho num martírio diário? É simplesmente um absurdo que todos os carros que venham pela BR-116 de Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Araucária tenham de levar 1h30 para andar alguns metros porque um "iluminado" teve a ideia de afunilar o trânsito para passar um carro de cada vez. Não havia outra opção?

Amauri Rosa

Artigos

Brilhantes os artigos de Carlos Ramalhete e Demétrio Magnoli (Gazeta, 30/1). No artigo deste último, eu acrescentaria que já é tarde para serem tomadas medidas preventivas. É hora de medidas emergenciais, pois a nossa economia já está "semiemparedada", faltando apenas mais alguns tijolos (continuação da atual política) para o enclausuramento total.

Acir Stanislawczuk, advogado

Cleptocracia

Com o texto "Cleptocracia familiar" (Gazeta, 30/1), Carlos Ramalhete virou meu herói. Eu somente trocaria o termo "socialismo" – ao menos, ainda romântico – por "populismo", que talvez seja pior ainda, pois está impregnando todas as correntes políticas e afundando o Brasil.

Domingos Ribeiro

Presídios

Para melhorar as condições das prisões brasileiras é preciso buscar soluções não só de curtíssimo prazo, mas também medidas preventivas e de longo prazo. Há de se investir na educação e para isso não basta construir escolas, mas se deve facilitar a frequência dos alunos, ajudar os professores para que tenham condições adequadas de dar aulas, com salários dignos, melhores até que os dos políticos.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

José Dirceu

A Lei de Execução Penal prevê autorização para presos trabalharem fora do estabelecimento prisional (tanto no regime fechado como no semiaberto), desde que cumprido 1/6 da pena aplicada e com bom comportamento na prisão. Ao que me consta, José Dirceu não cumpriu 1/6 de sua pena e muito menos teve bom comportamento, pois está sendo acusado de ter usado celular na cadeia. Como pode, então, o meritíssimo ministro do STF Ricardo Lewandowski mandar um juiz analisar pedido de Dirceu para trabalhar fora da Papuda? Será a lei apenas um enfeite inútil neste país?

Marithza Ruiz, Mauá – SP

Vaquinha

É um sucesso essa vaquinha feita pela internet para pagamento das multas impostas aos mensaleiros do PT. José Genoino já havia arrecadado uma montanha de dinheiro e, agora, Delúbio Soares chegou ao R$ 1 milhão arrecadado. Mais feliz que eles pelo sucesso da vaquinha estou eu, por ver que, no fim das contas, essas multas estão sendo democraticamente repartidas entre tantos que, com seus votos e seu suporte, permitiram a consecução desse abjeto mensalão, o mais sério crime perpetrado contra a democracia brasileira em toda a sua história.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Financiamentos

Maravilha essa notícia sobre os empréstimos do BNDES para outros países (Gazeta, 29/1). Pena que o povo não se interessa por essa pouca vergonha que esse governo está fazendo. O país está "largado" e a corrupção ganhou todos os direitos de fazer o que quiser. Quem trabalha e paga imposto neste país está sendo massacrado e ninguém faz nada.

Arnaldo Lavado Ferreira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]