• Carregando...

Eu sei que vou ser uma nota dissonante nesse imenso concerto de "necessidade discutível", que é o Brasil ser sede da Copa do Mundo. Mas acredito que neste momento há de se ter seriedade e responsabilidade. A execução das obras está atrasada, há estádios absolutamente desnecessários ao custo de milhões, outros que nem sabem ainda onde vão ser construídos. Há diversas denúncias de corrupção e, apesar disso, o que vemos é o afrouxamento dos controles para que "tudo esteja pronto dentro dos prazos". Se o governo federal realmente tivesse juízo, enviaria uma carta à Fifa abrindo mão desse evento e daria ênfase a outras prioridades nacionais. É nesse momento que temos de mostrar que somos um país sério.

José Balan Filho

Vereadores viajantes 1

Infelizmente estamos vendo, diariamente, políticos fazendo turismo com dinheiro público (Gazeta, 31/5). O que um vereador de Curitiba vai ver em Londres para melhoria da cidade se aqui só visitam quem precisa em época de eleição? Francamente, é um disparate.

Hernani Bergossi

Vereadores viajantes 2

Não sou contra as viagens dos nobres vereadores de Curitiba para o exterior. Tanto que proponho a eles que realizem mais viagens para o "exterior" dos bairros da capital paranaense, a fim de formular relatórios, trocar conhecimentos, ver formas diferentes, mostrar resultados e trocar ideias. As calçadas irregulares, os buracos nas ruas, os pontos de ônibus destruídos, os rios assoreados, entre outros problemas da cidade, requerem o mesmo esmero e interesse do nosso legislativo errante.

Washington Luiz Adão, militar

Vereadores e ruas 1

Não sou eleitor do Derosso, mas acredito que, se esta obra fosse para benefício próprio, o vereador o teria feito há muito tempo (Gazeta, 31/5). Acho que é uma via importante para o bairro, estava intransitável, e sua revitalização não poderia esperar mais.

Ruben Schroeder

Vereadores e ruas 2

É claro que os vereadores estão legislando para eles mesmos ou vizinhos deles. Faz mais de três anos que estamos solicitando à prefeitura para modernizar 200 metros da Rua Samuel Cezar, na Água Verde, nos fundos do cemitério, mas até agora não conseguimos. Agora sei o porquê: não temos vizinhos vereadores.

Nilson Martins Lima

Vereadores e ruas 3

Esses vereadores não andam pela cidade para ver como está a situação das ruas: temos vias de antipó super mal cuidadas, cheias de buracos. Haja suspensão veicular que aguente. Mas políticos visam apenas ao benefício próprio e não veem o que está acontecendo ao seu redor.

Eluir Santos

Recall de políticos

É óbvio que deve existir o "recall de políticos", é um termo de garantia do eleitor. Estamos a anos-luz de uma verdadeira democracia. Atualmente os três Poderes estão podres, mas a maioria dos eleitores merece, pois são corruptíveis, ignoram tudo sobre democracia e principalmente sobre cidadania. O pior é que essa máfia política começa bem perto das nossas casas, com vereadores e prefeitos sendo eleitos e, o pior, reeleitos!

Bento Sartori Camargo

Sarney apaga impeachment

Será que nada será feito para dar um basta a tanta prepotência do Sarney, afinal ele não é dono do país. Dizer que o impeachment do Collor foi um acidente que não devia ter acontecido e que não foi tão marcante é nos chamar de idiotas e burros no mínimo (Gazeta, 31/5). É ter uma falta de respeito ao povo sofrido deste nosso Brasil tão grande que beira o irracional. Basta, Sarney, aposente-se e deixe o país livre de sua presença.

Vania Carrasco Falavinha Souza

Pedágio

A Gazeta do Povo está de parabéns, pois, assim como abriu a caixa preta da Assembleia do Paraná, agora está investigando com propriedade o pedágio, que é outra grande irregularidade financeira suportada pelos paranaenses. As diversas ações judiciais não conseguem reverter esse dano, sob a simples alegação de que o preço cobrado, embora abusivo, é contratual. É contratual, mas imoral e gera enriquecimento ilícito, bilionário, portanto passível de reparo judicial.

Hasdrubal Vieira

156

Infelizmente não sabemos usar o 156 e boa parte dos funcionários da prefeitura também não sabe. Demorei muito tempo para descobrir que para abrir um pedaço de rua, o pedido deve ser feito pelo 156. Quanto à solução dos pedidos feitos pela central telefônica da prefeitura, dificilmente somos atendidos.

Boris Oleinik, corretor de imóveis

Transporte coletivo

Ninguém ouve os usuários do transporte coletivo de Curitiba (Gazeta, 30/5). O sistema está acima da capacidade, observem as canaletas e estações em horários de pico: faz fila! De nada adianta! Conceitos só podem ser implantados se os usuários forem consultados. Não adianta propagar que Curitiba tem mais de 300 novos ônibus se não estão nas ruas! E a segurança e o bem-estar dos passageiros? Há assaltos nos ônibus, somos obrigados a usar cintos nos automóveis e andamos em pé nos ônibus.

Mauro Majczak

Combustível sustentável

Eu apoiaria um incentivo governamental para pesquisas de meios de locomoção ecologicamente corretos, porém, infelizmente, isso é ilusão. Qual seria o interesse do nosso governo em apoiar alternativas como hidrogênio, quando a maior máquina do governo de fazer dinheiro é a Petrobras, dirigida por interesses políticos? Com hidrogênio não se ganha dinheiro. É uma fonte barata, ecologicamente correta, com tecnologia já existente engavetada!

Stephan Knecht

Conta de luz pré-paga

Uma das razões que me faria mudar para a conta de luz pré-paga é a má vontade dos funcionários das empresas terceirizadas que recolhem as informações: não tocam a campainha e, quando o fazem, não esperam o suficiente para ter uma resposta do morador. Então optam para a média das leituras. E sempre perdemos como consumidores. Já aconteceu de eu chamar a atenção de um coletor e ter a minha conta quase duplicada no mês seguinte. Com a pré-paga, serei menos lesado, espero!

Paulo Sérgio de Faria

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]