• Carregando...

Mídias Sociais

Medidas paliativas

"Atacar na ponta errada, depois que o problema está estabelecido, é característico de governos falidos e corruptos que não têm políticas preventivas, que não estão realmente preocupados com o povo, somente com o poder."

Carlos Zander, via Facebook, comentando o editorial "O ‘panterão’ e a cultura do paliativo" (Gazeta, 11/11).

Polícia

"É necessário investir na capacitação dos policiais e também é preciso resgatar o valor e o respeito desses profissionais perante a população."

Rosane Kuchnir, via Facebook, sobre o grande número de mortes em confrontos com a polícia.

Vandalismo

"O que interessa é quem está financiando esses vândalos, pois é certo que eles estão sendo comandados por alguém, muito provavelmente o PT, para impedir manifestações pacíficas contra esse desgoverno, que é o mais corrupto da história do Brasil."

Reinaldo Chaves Rivera, via Facebook, sobre os atos de vandalismo promovidos pelos black blocs.

Novos municípios

"A criação de municípios é um fato meramente político que geralmente beneficia só os donos do poder local."

Ana Barros, via Facebook, sobre levantamento mostrando que municípios novos e pouco populosos tendem a ser menos desenvolvidos.

Metrô curitibano 1

"Curitiba precisa de um metrô. A cidade não pode correr o risco de ficar dependente de um único modal de transporte, pois as consequências serão piores e altamente custosas."

Washington Cardoso Kuwada, via Facebook, sobre o projeto do metrô de Curitiba.

Metrô curitibano 2

"O transporte público de qualidade pode, sim, acontecer sem metrô. Esse projeto só servirá para enriquecer alguns com obras superfaturadas!"

Hudson Hilário, via Facebook.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovoou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Confesso que estava um pouco apreensiva, pois nunca havia participado da Corrente Cultural, mas fui ao show da Blitz e fiquei encantada! Além do domingo maravilhoso de céu azul, muita gente bonita, educada e animada durante todo o show. Depois passei pelo palco da Riachuelo e, para minha surpresa, estava tudo muito limpo. Nossos maravilhosos garis estavam em sintonia, limpando e varrendo tudo. Não havia uma bituca de cigarro no chão! Parabéns aos organizadores do evento, aos garis e a Curitiba!

Soraya Bischoff

Debate

Não há debate no Brasil porque não há diversidade política. A esquerda conquistou a hegemonia. O PSDB não é direita, é uma esquerda almofadinha. O discurso da esquerda sempre foi mais sedutor, especialmente aos mais jovens: a premissa da igualdade é falsa, mas aos tolos reflete um ideário de justiça. Mas no campo econômico a esquerda é um desastre. Que o diga a China comunista: quimera oriental que mesclou a exploração econômica da direita ao monopólio estatal da esquerda.

Marcelo Henrique da Silva

Mensalão

É muita "cara de pau" esse José Dirceu, após tantos anos de delongas do processo do mensalão, se dizer inocente (Gazeta, 10/11) e ainda falar que nosso Brasil sabe de sua inocência. Todo o Brasil espera é vê-lo na cadeia o quanto antes.

Olavo Gonçalves de Oliveira Neto

Obras

Dilma diz ser um "absurdo" paralisar grandes obras, mesmo com suspeita de irregularidades. Eu penso que absurdo mesmo é ter um governo corrupto e, mais que tudo, inepto ao dar carta branca para o superfaturamento de obras, só porque estão à cata de votos. Isso é o "vale-tudo pelo poder".

Nestor Antenor Camacho Calizaya

Polícia

A percepção de que nossos policiais preferem a forma mais radical de solução nas ocorrências pode ser analisada sob a perspectiva da cultura e da impunidade registradas em nosso país. Nada justifica as execuções, mas a cultura brasileira é a da não obediência às normas ou leis, o que produz um grande nível de estresse a cada ação policial. Necessária se faz a reformulação do sistema de segurança como um todo, presídios, Justiça e a própria instituição policial.

Adalberto Batisti

Vandalismo

Sobre o editorial "Como conter os vândalos?" (Gazeta, 9/11), como no governo do PT os direitos vêm na frente dos deveres, bandidos e criminosos de toda espécie vão querer dialogar com autoridades antes de qualquer coisa. Só falta declararem que isso é uma forma moderna de governar.

Roberto Justo Dias

Natureza

Excelente o artigo de Carlos Ramalhete "A natureza das coisas" (Gazeta, 7/11). Resume com argúcia e lirismo a trágica situação da pós-modernidade, em que, contrariando Terêncio, tudo o que é humano se torna estranho ao próprio homem, mais interessado em negar sua própria natureza para melhor fundir-se com a matéria bruta, expurgada de qualquer forma de espírito. Esse artigo deveria ser lido com atenção em todas as universidades do país.

José Maria e Silva

Artistas

Já está na hora de o governo brasileiro tomar uma iniciativa em relação a artistas estrangeiros que se apresentam no Brasil e que, nas horas de folga, aprontam todos os descalabros possíveis, tomando atitudes que desrespeitam nossas leis. O órgão responsável pela autorização de vistos no país deveria colocar o nome desses artistas numa lista negra, proibindo a sua entrada em solo brasileiro.

René da Cruz Belém

Multas

Sobre a matéria "Perdão a pequenas infrações é ignorado por paranaenses" (Gazeta, 9/11), não acredito que seja como a reportagem diz. Fui multado por estacionar em local proibido, recebendo uma multa média, e fiz a defesa, juntando meu prontuário no qual não constava multa alguma, e mesmo assim o recurso foi negado.

Carlos Henrique de Toledo

Pedágios 1

Será que não deu para perceber com clareza que a única coisa que interessa às concessionárias de pedágio é a prorrogação dos contratos por mais 15, 20 anos? Aí eles baixam as tarifas, para logo depois alegar, na Justiça, o famoso "equilíbrio econômico-financeiro dos contratos".

Arthur Suplicy de Lacerda Neto

Pedágios 2

Em nenhum cenário sou favorável à prorrogação dos pedágios. Falta transparência das concessionárias nos serviços, ganhos e gastos. Os preços são absurdamente caros em alguns trechos e falta uma série de melhorias. Além disso, já pagamos impostos sobre impostos quando somos donos de veículos, sem contar o abuso do preço da gasolina.

Airton Kraismann

Violência

No último fim de semana aconteceram 15 homicídios em Curitiba e região (Gazeta, 10/11). E o governo lava as suas mãos, propagandeando que nunca na história deste país houve tão pouco desemprego, o PIB nunca foi tão alto, a inflação controlada. Mas, se fosse mesmo assim, proporcionalmente a violência deveria estar caindo e não aumentando.

Leiber Caum

FGTS 1

Acredito que, além de uma reserva, o FGTS funciona como uma poupança forçada. Sabe-se que através dele muitas pessoas conseguem concretizar seus sonhos. Quando se recebe uma pequena quantia por mês, não se faz muita coisa; mas, quando se guarda, a bola cresce e algo maior pode ser conquistado.

Antonieta Duarte

FGTS 2

O sistema de saque do FGTS deveria continuar como está, mas o que precisa mudar é essa vergonha de remuneração a 3%. Os trabalhadores estão sendo lesados e ninguém propõe uma mudança na lei que garanta uma remuneração ao menos igual à da poupança.

Hermes Carlos Bollmann

Corrupção

O combate à corrupção deveria ser prioridade nacional, pois é ela a causa de boa parte dos problemas do país. A corrupção interfere profundamente na cadeia produtiva. É como um câncer que não quer ser extirpado. Enfrentar a sua natureza é um desafio, mas a solução é simples e depende de nós mesmos. A iniciativa privada não é imune a ela, mas pode dar o exemplo.

Edilson Miaqui, engenheiro

Futebol 1

Gostaria de parabenizar o colunista Leonardo Mendes Jr. pela sua coluna (Gazeta, 8/11). No entanto, seu texto ficou manchado no fim, quando o colunista decreta o rebaixamento do Vasco da Gama com seis rodadas de antecedência. Gostaria de saber em que bola de cristal o colunista viu "o mesmo destino dois anos depois de dar a volta olímpica no Couto Pereira".

Igor Azevedo Tostes, Castro – PR

Futebol 2

Justo e equilibrado o artigo "Diego Costa é traidor da pátria?", de Roberto Zanin (Gazeta, 9/11). Já de Felipão não se pode dizer que tenha essas duas virtudes. Fiquei com raiva quando o técnico disse que Diego Costa estava automaticamente desconvocado.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Música

Uma lei proibiu a música Para Elisa de ser tocada no caminhão de gás, e outra lei proibiu a canção intitulada Então, é Natal de ser tocada nas lojas. Mas ninguém proíbe funk de ser tocado nas escolas. Passei na frente de um jardim de infância e vi crianças, menores de 5 anos de idade, dançando funk. Que horror!

Luciana do Rocio Mallon

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]