• Carregando...

É inegável e incontestável que o Brasil tem uma enorme dívida moral, ética e até mesmo material para com os negros. Afinal, foram praticamente 400 anos de escravidão e submissão sob as piores condições humanamente toleráveis. Porém, ao se criar cotas destinadas aos negros e pardos em concursos públicos, o país não elimina o passado histórico da dívida devida, pelo contrário, incentiva a celeuma racial colocando os cotistas em uma situação de inferioridade intelectual e subjulgando sua capacidade cognitiva.

Marcelo Rebinski, historiador

Cotas 2

As cotas raciais são o tratado da falência do nosso ensino. É curar a febre quebrando o termômetro. Ao implantar as cotas, o governo não investe um centavo na educação, tira direitos de uns para dar a outros. Precisamos e queremos combater o racismo, porém, ao distribuir direitos segundo critérios raciais, o país alimenta o preconceito, não resolve o problema da educação, mas garante que os líderes defensores das cotas sejam eleitos e tenham prestígio e carreira política.

Daniel Veiga Jusi, Paranaguá – PR

Cotas 3

Como assim "igualdade racial"? Creio que os políticos não entendem o verdadeiro significado dessa frase. Igualdade racial significa que todas as pessoas, independentemente de sua cor, tenham as mesmas possibilidades, direitos, deveres, e regras, o que não acontece com esse sistema de cotas. Se o Brasil tem uma dívida com a população negra, façamos então escolas com mais qualidade e não haverá necessidade de cotas raciais ou para famílias de baixa renda. Isso sim seria igualdade: ensino de qualidade ao alcance de todos.

Juliana P. Mendonça, Araucária – PR

Pesquisa

Nova pesquisa do Ibope indica todos os principais candidatos à Presidência em plena subida nas intenções de voto. Isso só mostra que apenas agora a população está se dando conta do pleito em outubro. Mas o que deve mesmo incomodar o PT é que uma enorme camada da população é totalmente vulnerável. Vota no candidato que dança melhor. Tem muito chão ainda para o palácio dormir sossegado!

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Orgulho

Dilma Rousseff deve estar bastante perdida nos seus conceitos sociais para achar que teremos orgulho dos nossos aeroportos. Orgulho deveríamos sentir da assistência hospitalar e médica, das escolas, da segurança pública, das creches e outros serviços públicos que toda a população necessita. Orgulho deveríamos sentir do nosso próprio povo, atualmente jogado às traças, justamente por falta de investimentos nos setores sociais e rotineiramente iludido pelos responsáveis pela evolução socioeducacional.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Mensalão 1

O rigor excessivo dispensado aos mensaleiros não é excessivo. É somente rigor. Devemos, sim, mostrar indignação quando a lei não é aplicada de forma rigorosa, quando sequer é aplicada, quando ocorrem benefícios que fogem da legalidade. Se formos tomar por base aquilo que é praticado usualmente no Brasil, podemos transformar as cadeias em shoppings, os hospitais e creches em estádios de futebol, e assim por diante. Estamos ficando acostumados com certos absurdos que não se imaginariam há alguns anos.

Sergio Vieira

Mensalão 2

Penso que a maioria das pessoas concorda que a lei é igual para todos. Porém, se os condenados do mensalão devem realmente ser beneficiados com o trabalho externo, que trabalhem em órgãos que mantêm convênio com o presídio. Acho que condenados por corrupção, entre outros crimes, devem trabalhar em uma área de produção propriamente dita. Que coloquem as mãos na "massa".

Zélia Braz

CPI da Petrobras

É incrível uma presidente e um ex-presidente falarem tantas asneiras e comungarem opiniões descabidas e mentirosas. Dizem que estão fazendo de tudo para acabar com a corrupção, mas fazem de tudo para melar a CPI da Petrobras. O povo brasileiro não precisa de CPI para saber o que acontece na Petrobras. Basta acompanhar as provas que a imprensa divulga.

Ademir Luiz Bizinelli, bancário aposentado

Hospital de Clínicas

Temos o Hospital de Clínicas doente por várias razões. Pelo que sei, ele é o único não federalizado e que não recebe verbas do governo federal. Acompanho a agonia desse nosso ícone e referência em vários campos da Medicina há muitos anos. Nossos políticos precisam se unir para resolver o problema dessa enorme instituição.

Pedro Augusto Schwab

Drogas

As drogas são uma questão se saúde pública. É preciso criar leis mais severas para traficantes e fazer com que elas sejam cumpridas. Cabe à sociedade cobrar atitudes mais veementes do poder público em relação a esse problema.

Airton Kraismann

Segurança pública

O grande problema com nossa segurança está na inversão de valores. Políticos corruptos ganham muito bem para não fazer nada e professores e policiais ganham uma miséria para educar e cuidar da segurança da população. O que podemos esperar de uma situação assim? Estamos caminhando para o caos.

Carlos Henrique de Oliveira

Lei da Palmada

Nessa questão da Lei da Palmada, os políticos estão querendo decidir sobre a educação dos nossos filhos. Imagino que hoje mais ou menos 50% dos políticos são corruptos. Aposto que se seus pais tivessem lhes dado umas palmadas teríamos um porcentual maior de políticos decentes.

Roque Nunes Carvalho

Copa do Mundo

Gostaria de ouvir a opinião de especialistas em Direito Constitucional sobre as normas baixadas pela prefeitura que impedem o cidadão que more perto do estádio da Arena de chegar ou sair da sua residência, de veículo automotor, quatro horas antes do início de cada partida de futebol e até duas horas depois.

João Ferreira de Freitas Filho, servidor público federal

Etanol 1

Sobre a matéria "Safra de cana não ajuda etanol a ficar mais competitivo" (Gazeta, 23/5) o maior problema é que o governo concedeu empréstimos a um grande número de usineiros que em vez de fazerem etanol optaram por fabricar açúcar para exportação e nunca mais a produção de etanol foi a mesma. Deve-se cobrar esses empresários gananciosos na Justiça.

Hermes Carlos Bollmann

Etanol 2

Neste país é sempre assim. Quando sobra etanol por conta de uma ótima safra de cana, o desconto vai ficando no caminho e nada sentimos na bomba. Mas quando há a entressafra, rapidinho os aumentos pipocam e somos bombardeados com notícias e declarações de presidentes de todos os envolvidos (cultivadores, usineiros, distribuidoras, postos de combustíveis) nos fazendo crer que o aumento é justo. Só pagamos as despesas. Eles ficam com os lucros!

Emilson Coradi

Ucrânia

Foi muito prático e objetivo no seu texto o professor Ramon Blanco ao falar sobre a "Crise na Ucrânia e o Brasil" (Gazeta, 23/5). O autor situou o acordo na esfera espacial entre a Ucrânia e o Brasil e a imensa comunidade ucraniana aqui residente. E foi direto quando comentou que precisamos nos engajarmo-nos na solução de crises. Alguém de parte do governo já deveria ter se pronunciado a este respeito.

José Augusto Bilek

Barulho

Não adianta chamar a polícia por causa do som alto dos carros. Ela diz que nada pode fazer a não ser que o veículo esteja parado. As janelas da minha casa tremem e isso afeta inclusive a estrutura da mesma. Quando isso causar um problema maior do que a minha surdez vou processar o estado por omissão. O que percebo é que as pessoas usam som alto porque têm problemas de autoafirmação.

Estela Galeazzi

Ufologia

A contribuição da ufologia deve ser considerada importante na medida em que possibilita construir uma forma de observação que extrapola os limites do nosso planeta. Pesquisar e acreditar que existem formas de vida semelhantes à nossa em outros planetas deve ser encarado com seriedade e nesse sentido deve-se respeitar e admirar o trabalho dos ufólogos como uma forma de conhecimento que deve compor nosso cotidiano.

José Luciano Ferreira de Almeida

Indústria

Necessário se faz olhar para a indústria como uma fonte de emprego e geração de riqueza incentivando a competitividade do setor, desonerando a produção, diminuindo a complexidade da legislação e proporcionando segurança jurídica. As propaladas reformas tributária, trabalhista e previdenciária não avançam. No Congresso Nacional, o emaranhado da legislação brasileira e a falta de pulso firme da classe política travam qualquer iniciativa de avanço. Mas nossa esperança sempre se renova porque somos como o aço forjado, que após aquecido e marretado torna-se ainda mais forte.

Valdinei Francisco Bobato

Água

A natureza não mais aceita essas degradações, e pela lei da causa e efeito promove a vingança contra os humanos, com a escassez da água pela falta de cuidados com as matas ciliares. São Paulo já vai buscar água na zona morta dos lagos, e em Minas Gerais as cidades localizadas no entorno das barragens entraram na Justiça para exigir que o abastecimento da água seja para os humanos e não para alimentar as turbinas para a geração de energia. Ou mudamos e iniciaremos um plantio de árvores como as catalizadoras de chuvas pelas nuvens, ou desaparecemos da face da Terra.

José Pedro Naisser

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]