Não concordo com a ideia de haver cotas em canais de tevê por assinatura para programas nacionais (Gazeta, 14/1). Cada canal tem seu conteúdo e programação. Se alguns telespectadores preferem os programas internacionais, pronto. Se os produtores nacionais querem que seus programas sejam valorizados e comprados, que façam isso pela qualidade. Os programas internacionais são melhores e por isso prefiro assistir a eles. E caso essa exigência absurda e autoritarista seja aprovada, tudo que farei será desligar a tevê ou mudar de canal para um programa melhor.
Rômulo Diógenes Schultz
Cotas em tevês a cabo 2
É um absurdo impor cotas de programação nacional na tevê por assinatura. O consumidor que paga por determinado canal quer, como apontou a reportagem, ver o conteúdo daquele canal. Ao assinar a BBC ou a Deutsche Welle, o consumidor quer ver o noticiário internacional daquele canal. Ademais, impor a qualquer canal, que transmita no mínimo três horas de conteúdo nacional não significará transmitir programas de qualidade, mas sim qualquer programação nacional disponível apenas para contemplar as cotas.
André Feofiloff
Tragédia no Rio 1
É lamentável saber que apenas dois helicópteros da Marinha foram enviados à região serrana do Rio. Nesta hora tudo que voa tinha de ser mandado com urgência para poder amenizar e ajudar com rapidez as pessoas que estão sofrendo. Discurso bonito não ajuda.
Joaquim Francisco Menezes
Tragédia no Rio 2
As tragédias das enchentes, inundações e mortes não são exclusividade do Rio e, ao contrário do que dizem, também não é culpa da chuva, pois todo ano o verão brasileiro é sabidamente chuvoso. A culpa, na verdade, é do descaso das autoridades, que deveriam executar políticas públicas de prevenção, de ocupação do solo, de moradias e não fazem absolutamente nada. Pelo contrário, invasões de propriedades e de encostas são encampadas e algumas vezes até comandadas por políticos oportunistas de plantão. Se há culpado, é o sistema.
Rubens Santos, empresário
Tragédia no Rio 3
Os deslizamentos ocorridos no Rio de Janeiro são resultado do descaso das autoridades, que liberaram as construções para fins eleitorais e, assim, vidas se perderem. Certas pessoas que ocupam essas vagas de chefia deveriam ser processadas por colocarem em risco a vida das pessoas. É um absurdo, porque em dezembro foi dito em rede nacional que as chuvas seriam fortes e em grande quantidade, mas agora dizem que não houve tempo.
Jorge Luiz Ampessan
Transporte coletivo 1
Vale lembrar que acidentes envolvendo ônibus também são causados pela imprudência dos motoristas dos coletivos, que insistem em trafegar em altíssima velocidade, dar sinal de luz para que os demais motoristas saiam da frente, mudar de pista sem respeitar os veículos que estão ao lado, enfim, um conjunto de fatores que somente educação de trânsito e rigorosas punições poderiam resolver. À prefeitura cabe rever rotas, semáforos e os pontos recorrentes.
Paulo Antonio Madalena
Transporte coletivo 2
Os especialistas em trânsito afirmam que nunca se conseguirá conscientizar o motorista, porque a imprudência ao volante é inerente ao ser humano. Por conta disso, os mesmos especialistas afirmam que a única medida possível é construir ruas e estradas que reduzam a possibilidade de acidentes. No caso dos ônibus em Curitiba, indispensável o uso de radares nas canaletas. A vida dos passageiros agradece.
Eduardo Sabedotti Breda
Sinal vermelho
Na foto que ilustra a notícia, note-se que uma viatura policial também fura o sinal vermelho. Que belo exemplo, hein?
Henrique Antunes Rodrigues
Trânsito
Dia desses, trafegando pela Mariano Torres, num semáforo, para ao meu lado um carro branco, cujo condutor estava tomando uma cerveja em lata. O sinal abriu e percebi um adesivo na parte de trás do referido carro: "Respeito ou Morte"! Acho que nada combinou: a direção com o álcool e o adesivo com a atitude nem um pouco responsável do motorista. Faz um tempão que não vejo mais as blitze que no passado eram mais comuns. Quantos condutores desse tipo não poderiam ser flagrados com medidas assim?
Sérgio Fontoura, professor do curso de Farmácia da PUCPR
Benesses de Lula
Essa questão de os parentes do ex-presidente Lula receberem os passaportes diplomáticos em caráter de urgência é mais uma das muitas vergonhas do governo Lula. O ex-presidente nunca teve muito respeito pelas leis deste país. Nunca antes na história deste país vimos tantos absurdos serem cometidos por um presidente passando por cima das leis e das instituições.
Gustavo Born de Oliveira
Gaeco
Por que o governo, em vez de tirar os policiais da Força Samurai, não coloca nas ruas os milhares de policiais que fazem serviços administrativos? Não consigo entender por que precisa ter soldado ganhando o mesmo que um que fica na rua para ficar fazendo função de porteiro, auxiliar de escritório, etc.
Joaquim Silva
Inflação
Pela primeira vez vejo na imprensa uma análise lúcida, esclarecedora e definitiva sobre a questão da "gritaria quase geral de que os juros são muito altos no Brasil" (Gazeta, Opinião, 13/1). A conclusão que os juros reais pagos pelo governo aos aplicadores em títulos públicos é de 3% ao ano é incontestável. O governo cobra entre 22,5% e 15% de Imposto de Renda (dependendo do prazo de resgate) sobre a remuneração total dos títulos públicos, ou seja, o governo cobra imposto sobre a inflação (os 6% embutidos na remuneração bruta dos títulos). Parafraseando uma ilustre articulista, "são juros que não são juros e imposto que não é imposto".
Luiz Guilherme Pauli
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