• Carregando...

Há poucos dias a Gazeta do Povo fez uma reportagem que mostra que grande parte dos deputados estaduais do Paraná não conhece a Constituição Federal. Agora, novamente com grande estardalhaço o deputado estadual Fabio Camargo defendeu a criação da CPI das Falências, e conseguiu a sua aprovação para a sua instalação (Gazeta, 21/4). Novamente foi ferida a competência de poderes ditados pela Constituição Federal. A CPI nada mais é do que uma tentativa de dar visibilidade ao deputado. Cadê os advogados da Assembleia Legislativa para orientação aos deputados? Quanto foi gasto até o momento na CPI?

Claudio Todeschini

* * * CPI das Falências 2

Na democracia o poder emana do povo. Portanto a Assembleia Legislativa tem o dever de fiscalizar o Judiciário sim. Os deputados são os representantes do povo. Não vejo nenhuma razão para desembargador coibir a liberdade da democracia. Dá a impressão de que o Judiciário tem receios.

Raul Suely

Aposentadorias 1

É um absurdo quando comparamos as aposentadorias de ex-governadores com as de cidadãos que contribuem e muitas vezes não conseguem se aposentar ou têm um limite de aposentadoria. Eles até poderiam receber, mas não um valor tão alto. Se metade dessa verba fosse para a segurança pública, seria ótimo. Os salários dos policiais, que arriscam a vida, não chegam a 10% dessa aposentadoria. Realmente é lastimável, todo mundo fala que devemos construir um país melhor, mas o problema está na matéria-prima (o próprio ser humano) que sempre quer tirar proveito de alguma situação.

Marcia Ellwanger

Aposentadorias 2

Todos os deputados que votaram ou ficaram em cima do muro em favor das aposentadorias para os ex-governadores não merecem os votos dos paranaenses. No mínimo lá na frente eles têm outros interesses em benefício próprio.

Nelo Pardini Filho

Doações

Sem dúvida, as doações poderiam ser de grande valia para as instituições que desenvolvem projetos sociais se houvesse um bom gerenciamento. Um cadastramento sério de todas as instituições e sua finalidade, bem como a centralização das doações em local adequado e seguro onde seriam selecionadas por tipo e por faixa etária. Isso evitaria que algumas recebessem muito e outras nada. O importante é que recebam aquilo de que realmente necessitam.

Maria Alice Erthal

Roberto Carlos

Sou fã incondicional do rei Roberto Carlos, e creio ser praticamente impossível eleger uma música dele que possa sintetizar ou traduzir todo o amor cantado por ele, durante todos esses anos, em uma carreira caracterizada por tantas fases. Mas, particularmente, a canção de amor que mais me marca é, com certeza, Cama e Mesa, pois fala sobre o que um homem faz quando se apaixona. Vida longa ao rei, ninguém fala de amor como ele.

Paulo Malinoski, jornalista

Bicicletas

Curitiba não é pior do que qualquer outra cidade do mundo para se andar de bike, a não ser pelos motoristas e pela sinalização das ruas. Clima não é problema, é só olhar para as cidades da Europa de clima pior que o nosso. No domingo, saí da minha casa no Bom Retiro, fui até o quartel do Boqueirão e voltei. Percebi que nesse percurso são poucas as subidas. A nossa geografia pode ser muito bem aproveitada para o ciclismo. Precisamos iniciar uma campanha para Curitiba passar a respeitar os seus raros ciclistas e incentivar esse meio de transporte.

Rubens Glück

Prestação de contas

Nós temos obrigação de não votar em candidatos com contas julgadas irregulares, mas a maioria do povo brasileiro não tem essa consciência em razão do desconhecimento ou da oportunidade de vender seu voto. Porém os partidos deveriam filtrar esses agentes políticos desonestos e não incluí-los em suas listas partidárias. Mas a justiça eleitoral deveria impugná-los no momento de seus registros para serem candidatos. Com esse procedimento, melhoraríamos a administração pública e o Brasil.

Ari Chamulera

Falta de logística

Hoje o povo paranaense paga o ônus de termos um governo anterior inoperante e demagogo (Gazeta, 22/4). Graças aos discursos de pessoa que imagina ser o líder do Paraná, é que hoje estamos perdendo espaço no mercado nacional. Lembremo-nos disso na próxima eleição.

José Hess

Atletiba 1

O jogo Atletiba de domingo não deveria acontecer na capital. O povo não tem de pagar nada pelos estragos que esses torcedores ignorantes fazem na cidade, quebrando tudo. O jogo deveria ser bem longe.

Joao Hidalgo Magalhães

Atletiba 2

Que feio para o Atlético e para o Coritiba, e para a nossa Curitiba, a atitude de alguns idiotas que se dizem torcedores e transformam as ruas da capital paranaense em palco de guerra. O pior é ver o patrimônio público destruído por esses integrantes da banda podre da nossa sociedade. Gosto de futebol, torço para o Atlético e parabenizo a excelente campanha do Coritiba, que merece ser o campeão regional, mas repudio atos de tamanha selvageria, como a que aconteceu na noite de quarta-feira.

Eduardo Kampa, radialista

Atletiba 3

Consegui comprar ingresso para o Atletiba, mas não posso me calar diante da falta de respeito com que os sócios do Coritiba foram tratados pela diretoria do clube. Sem organização e com profissionais despreparados, o caos era previsível.

Thiago Almeida

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]