• Carregando...

Concordo com as ideias citadas pelos profissionais da saúde publicadas no texto sobre a recuperação de criminosos natos (Gazeta, 23/9). Existem criminosos que não têm recuperação para convívio na sociedade, principalmente os que cometem crimes sexuais, assassinatos, enfim, os que praticam crimes pesados e hediondos. Esses precisam ficar longe do convívio social. Se não ficarem presos, continuarão a praticar crimes não se importando com leis, muito menos com o sentimento da vítima.

Susan Peres Carbobiach Schirmer

Criminosos natos 2

Muito absurda a ideia do professor Jacinto Coutinho em achar que criminosos como Chico Picadinho merecem viver em sociedade. O lugar de Chico Picadinho e tantos outros criminosos é na cadeia, não há o que fazer! Vamos poupar a sociedade de mais esse absurdo.

Plínio Marcondes

Castração química

Interessante que o tema abordado na matéria "Castração química é aprovada por conselho" (Gazeta, 23/9), seja discutido, questionado, avaliado, divulgado, pois não há como ficar indiferente à grande população de cães abandonados pelas ruas de Curitiba. Eles não têm culpa pelo abandono e pelas péssimas condições em que vivem. Mas quando efetivamente começarão as castrações em grande escala? Iniciativas pontuais não darão conta da quantidade de cães nessa situação. É preciso urgência no controle, pois dia a dia o problema só tende a crescer.

Gislaine Ronise Feuser

Liberdade de imprensa 1

Muito importante o editorial desta quinta-feira e a reportagem sobre o acordo com as montadoras de automóveis do Paraná (Gazeta, 23/9). Ambos analisam o momento difícil por que atravessamos em função do comportamento irregular dos políticos, dos desmandos econômicos e das crescentes restrições à liberdade de imprensa. Não havendo protestos eficazes, logo teremos completamente instalado um regime ditatorial de esquerda. O presidente "posa" de ingênuo, se finge de bonzinho, para conquistar o povo menos esclarecido e sabe, muito bem, que está agindo em desrespeito ao que temos de mais precioso no regime democrático: a Constituição brasileira.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Liberdade de imprensa 2

É lamentável mais um editorial contrário à verdadeira liberdade de expressão, ou seja, a liberdade de expressão popular, que é a verda­­dei­­ra força legitimadora da democracia. Não existe somente a liber­­da­­de de imprensa. A imprensa não pode ser o paladino de um poder absoluto. A liberdade de expressão do povo, isso sim, é que se faz necessária, inclusive para criticar a própria imprensa, se preciso for.

Rafael Costa

Dia Sem Carro

Dia 22 de setembro era para ser o Dia Sem Carro nas ruas. Ideia maravilhosa, porém não teve êxito. A prefeitura deveria ter divulgado mais tal dia e colocado um número maior de ônibus para atender à demanda, ou seja, para demonstrar que vale a pena deixar o carro em casa e andar de ônibus. Mais uma vez eu, cidadã curitibana, fiz minha parte!

Belinha Still

Carro na garagem

O uso da bicicleta como meio de transporte não é um conceito novo, como alega o presidente da Urbs, mas bem consolidado. Exige não apenas ampliar o espaço do ciclista, mas necessariamente restringir o espaço de circulação e de estacionamento do automóvel. Hoje, uma cidade sustentável e humana requer atitudes tanto repressivas quanto educativas diante do transporte individual e a melhoria de qualidade do transporte público.

Klaus Frey

Segurança

Para nós brasileiros, a segurança é hoje o problema mais crítico existente. Pergunto: por que ainda não aprendemos com outros países que já passaram décadas atrás por situação parecida? Eles investiram na educação de qualidade e disponível a todos para haver o conhecimento, evitando-se assim um efeito cascata gerador de muitos problemas sociais.

Rodrigo Mruczak

Sistema de saúde

O que deveria ser feito para reduzir o tempo de espera em hospitais e clínicas médicas seria implementar alguns programas para acabar com as filas de espera como fez o Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), o que reduziu em 50% o tempo de espera para atendimento médico após implementação do acolhimento com classificação de risco. A ordem de chegada deveria ser substituída por uma avaliação do paciente feita pelo enfermeiro, com base em protocolo que avalia o grau de risco e de sofrimento.

Mariete de Andrade Pinheiro

Casa Civil 1

O governo tenta preservar a candidatura de Dilma dos escândalos na Casa Civil. Sem dúvida alguma, o que está acontecendo no nosso país é vergonhoso. Nunca ouvi tanta mentira, enquanto o Lula viaja para fazer campanha com a Dilma, crianças estão morrendo em hospitais por falta de médicos do SUS, idosos estão em filas de postos de saúde chorando para conseguirem medicamentos e serem atendidos entre tantas outras barbáries que acontecem no país. Se queremos saúde, educação, segurança, temos de pagar. Até quando ouviremos tantas mentiras do país da impunidade?

Ivete Bortoluzzi

Casa Civil 2

Com certeza, Dilma vai se manter incólume à série de escândalos envolvendo o governo federal. Enquanto o povo não exigir mudanças radicais nas leis eleitorais, as leis não forem cumpridas de forma séria e realmente justa para acabarmos com essas impunidades absurdas, o "festerê" vai continuar e nós sofreremos as consequências.

Airton Kraismann

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]