• Carregando...

Gostaria de parabenizar o jornal pela brilhante reportagem sobre o pagamento por cursos de mestrado e doutorado ofertados em parceria com a UFPR (Gazeta, 26/5). Espero que essa investigação seja levada à frente como foi feito com a investigação dos fantasmas da Assembleia Legislativa do Paraná. Também gostaria de parabenizar o professor Sérgio Santos, chefe do Departamento de Educação Física da instituição, por tão corajosa denúncia. Se todo cidadão tivesse a coragem de denunciar tais falcatruas, talvez hoje não tivéssemos que conviver com notícias diárias de irregularidades.

Paulo Cezar S. Rodrigues

Combate à pedofilia

O uso da internet no combate à pedofilia facilita muito o trabalho dos policiais (Gazeta, 27/5), visto que a maneira mais eficiente para encontrar os envolvidos é empregar os mesmos métodos que esses supostos envolvidos utilizam. Agora, se o projeto de lei que permite investigações pela internet for aprovado, os policiais devem fazer seu trabalho, caso contrário, os pedófilos continuarão com seus atos hediondos.

Bruno Dias Ferreira, Paranaguá - PR

Jovens infratores

A reportagem sobre "Jovens encarcerados" é importantíssima, pois revela como o jovem infrator é tratado e reintegrado na sociedade (Gazeta, 27/5). Segundo os especialistas, a internação é uma medida excepcional, já que não resolve o problema, mas o cenário atual é de muito mais jovens internados do que em outros regimes. As autoridades responsáveis fecham os olhos para esses dados, que só serão abertos quando casos como o de Realengo vierem à tona.

Lucas Ernesto Lemos, Paranaguá – PR

Campanhas

Aprecio as campanhas cívicas que a Gazeta tem desenvolvido ao longo das décadas. Penso que nossos jornais podem contribuir mais e mais para a educação do povo brasileiro, dando menos espaço para escândalos, corrupção, crimes e tantos outros aspectos negativos de nossa sociedade. Podem incluir em suas pautas mais conversas e entrevistas (e reportagens) sobre aspectos positivos: melhores escolas, bons professores, bons médicos, inovações empresariais, boas estradas. Enfim, criar pautas positivas.

Antônio Barbosa Lemes Júnior

Filhos únicos

O equilíbrio e o altruísmo vêm de bons exemplos na prática, independentemente de ter um ou mais filhos. Valores éticos se ensinam primeiro pelo exemplo.

Adriana Almeida

Código Florestal

A presidente Dilma deve vetar a anistia a desmatadores, pois, se ficar como foi aprovado, os que preservaram serão injustiçados.

Eugenio Edison Reifur

Kit anti-homofobia 1

Articulação ou coerência, o fato é que o kit anti-homofobia não é um instrumento para conter a homofobia. O que deve ser considerado é que não podemos marginalizar heterossexuais com a proporção que este assunto vem tomando.

Richardson Pacheco Alves

Kit anti-homofobia 2

Acho que nossas crianças e adolescentes seriam muito mais beneficiados com um kit anti-violência no trânsito, um kit anti-bullying ou um kit-prevenção contra pedofilia. E mais ainda: salários melhores aos professores, merenda de qualidade, material didático decente, educação de verdade. Para o bolso de quem iria (ou vai) o custo desse kit sabiamente vetado (por ora) pela nossa presidente?

Fabiana Netto

Palocci 1

Àqueles que receiam que a queda do ministro Palocci comprometa a "governabilidade" e que, portanto, é melhor deixá-lo no poder, digo que país ingovernável é aquele em que há a percepção geral de impunidade.

Tereza Sayeg

Palocci 2

Entre os políticos há uma facilidade de usar blindagem para encobrir enriquecimento ilícito, corrupção, favorecimentos. Por que será?

Valter Martins

Governo Dilma

Está difícil compreender o governo Dilma. Adota postura de autoritária e na primeira dificuldade pede socorro para o Lula. Afinal quem manda, Dilma, Lula, PT ou PMDB? Está na hora de Dilma assumir o cargo para o qual foi eleita ou certamente vai ficar desacreditada e com poucas chances de fazer um bom governo.

João Arnaldo Hobmeir

Carros fantasmas 1

Essa imensa quantidade de carros da Assembleia roubados é tão absurda, quanto incompreensível (Gazeta, 27/5).

Celso Sausen

Carros fantasmas 2

Como ninguém cuida daquilo que não tem dono, ninguém sabe, ninguém viu.

Hernani Bergossi

Aposentadorias de ex-governadores

A precipitação, aparente, de Beto Richa em acabar com as aposentadorias de ex-governadores vem da ânsia em buscar uma solução rápida para a evasão de recursos sem propósitos que ocorrem no erário. Isso acaba provocando uma distorção das reais intenções, quando se busca defender esse objetivo, principalmente, com os inimigos que aparecem nessas ocasiões.

Enerson Langner

Livro didático

Sinto que, apesar de termos excelentes professores e funcionários na área da educação, temos governantes tão malforma­dos, que ridicularizam a forma de escrever, falar e pensar. Claramente aqueles que irão ganhar esse debate serão os dois linguistas que atuam em defesa ao MEC, tanto pelo ponto de vista e o escândalo sem bases, como pela ótima qualidade das críticas.

Caroline Paglia Nadal

Ensino

A imprensa tenta de todas as formas mostrar a situação do ensino no país, que é lamentável. Não só nas escolas menos favorecidas, mas é triste em todas. Nas escolas particulares mais conceituadas da cidade, ensinam análise sintática como há cinquenta anos. Isso é uma vergonha nacional. Recicle-se o professor, dê-lhe um salário melhor, estimule-o à pesquisa, apoiem-se os pesquisadores, proporcione-se estudo em grupo ao mestre. Nós não queremos que a juventude se revolte mais ainda, que perca o pouco estímulo que tem. A culpa não está nos professores, nem nos alunos. A culpa está no sistema, falta de preparo nos altos escalões, falta de verba.

Odete Orzenn

Atlético

Considerando as últimas partidas do Atlético, é notória a falta de um esquema tático no time. Jogar na base de volantes sem atacantes fixos pode funcionar no Barcelona que tem jogadores como Messi. Mas o que se vê por aqui são jogadores chegando à linha de fundo e não ter para quem cruzar. Acho que inventar é bom, para os inventores! Futebol é disciplina, organização, estratégia e humildade. Tudo o que falta ao Atlético.

Mauro Fregonese

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]