• Carregando...

Mídias Sociais

Parto

"É muito complicado não optar pela taxa e ter de ficar dependendo do plantonista que nem te conhece. O parto é o momento em que mais precisamos de um apoio médico."

Camilla Monteiro, via Facebook, sobre a cobrança da taxa de disponibilidade de obstetras.

Greve dos bancários

"E o aumento que estão reivindicando nem vale tanto trabalho e aborrecimento!"

Eliane Ortiz Moreira, via Facebook, sobre a greve dos bancários.

Votos

"Imagino os gregos e romanos levantando as criancinhas nos braços e discursando em praças públicas! A velha receita ainda funciona!"

Giselle Andrade, via Facebook, sobre as estratégias para conseguir votos.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

O debate dos candidatos ao governo do Paraná foi um verdadeiro circo. Nos discursos, todos dizem que fizeram muito e acusam os outros de não ter feito nada. Não fizeram nem perguntas sobre corrupção. Se cada um deles tivesse realizado 10% do que diz ter feito no Paraná em relação à saúde, segurança e contas públicas, o estado não estaria um caos . Só vimos mentiras, acusações e falsidades.

Juarez Falavinha

Debate 2

Posso resumir o debate com duas palavras: patético e vergonhoso. De um lado, um senhor que se acha o salvador da pátria; de outro, uma mulher que acredita que seu partido está ajudando o Brasil a crescer e quer nos fazer acreditar que pode fazer o mesmo no Paraná. E, entre os dois, um candidato que não consegue mostrar evidências daquilo que supostamente fez.

Fábio Matias Araújo

Debate 3

Quem assistiu ao debate na RPCTV pode perceber que nós estamos perdidos com os candidatos a governador. Foi um festival de horrores. Para mim, ficou claro que todos querem apenas ocupar o cargo muito em função das mordomias. Só fazem o que for do interesse deles, e só trabalham para os seus financiadores de campanha. É por tudo isso que neste ano vou votar nulo.

Valter Ramos

Voto obrigatório

O voto facultativo é o voto consciente. A pessoa faz questão de exercer seu direito e participar da democracia. Já o voto obrigatório é um sistema que só favorece os políticos corruptos, que oferecem migalhas para receber o apoio de gente que não está nem aí para escolher em quem vai votar. Quem decide as eleições é a grande massa que pouco se interessa por política e se deixa levar por promessas de um país das maravilhas.

Celso Teixeira

Eleição

É inacreditável que a lei proibindo prisões e detenções alguns dias antes das eleições continue em vigência. Isso reflete a mentalidade de outros tempos, quando havia o risco de toda a máquina judiciária ser usada em favor deste ou daquele candidato, em perseguição a este ou aquele eleitor. Hoje tal hipótese é, no mínimo, tresloucada e representa um tapa na cara da Justiça. Impedir o cumprimento de mandados de prisão provisória significa a permissão para que tais pessoas, já procuradas e com mandados de prisão em aberto, continuem a praticar crimes. Faz sentido a manutenção de uma lei dessas?

Cristiano Augusto Quintas dos Santos

Joaquim Barbosa

O ministro Joaquim Barbosa, até há poucos dias presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), é cidadão de conhecimento jurídico extraordinário, de caráter ímpar, de proceder ilibado, e não manda dizer nada a ninguém: ele mesmo diz! Pois essa figura exponencial está sofrendo tentativa de barragem em sua inscrição na OAB, por parte de barrageiros mal informados e que não sabem o quanto um advogado de tal quilate valoriza e enobrece a entidade a que pertença. Uma obstrução ridícula, um ato risível, uma hilaridade desnecessária!

Benedicto Bueno

Levy Fidelix

Absurdo querer a cassação do candidato Levy Fidelix. Ele foi apenas sincero. Por que não cassam os corruptos, marginais, assassinos, destruidores do meio ambiente e dos animais, os políticos mentirosos que fazem promessas e demais absurdos? Cadê o povo que não se manifesta contra isso? Vai ficar calado como sempre?

Arnaldo Lavado Ferreira

Greve dos bancários

Estão certos os bancos em demitir os bancários. Eles trabalham seis horas por dia, ganham bem, mas são massa de manobra dos sindicatos, que se perpetuam no poder e não se importam com as demissões. As empresas e a população têm prejuízo grande com essa greve e não podem fazer nada. Faltam leis mais rigorosas para coibir essa baderna.

Carlos Roberto Muniz

Parto

Sobre a matéria "Cobrança para parto é alvo de polêmica" (Gazeta, 1º/10), entendo que fazer o parto não é o problema. A questão é o médico estar disponível na hora em que a mãe natureza decide que o parto vai ocorrer. Por isso se chama taxa de disponibilidade. Se a gestante concorda em fazer o parto com o médico que está de plantão, não existe disponibilidade e nem custo extra. Não vejo como um problema. Acho justo.

Stella Maris Barbosa Lotz

Fundação Cultural

Os grupos artísticos do Conservatório de MPB são nichos de excelência musical, frutos de um trabalho continuado, abnegado, sub-remunerado. O reconhecimento a esses músicos é unânime e em muito extrapola as fronteiras de Curitiba. Novamente a prefeitura relega a cultura ao último patamar da alocação de recursos e aparecem as indecentes propostas de autogestão dos grupos, eufemismo para a sua extinção, que será inevitável caso deixem de ser subsidiados.

Etel Frota, escritora e compositora

Diplomacia 1

O Brasil busca há muito um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU; no entanto, quando aparece a oportunidade de se posicionar de maneira firme contra as violações, contra o narcotráfico, contra o terrorismo, o que faz nossa governante? Ou fica em cima do muro ou toma partido do lado errado. A posição brasileira mostra que a esquerda (nosso governo) alinha-se a russos, cubanos e outros Estados similares tão somente para ficar contra os Estados Unidos e seus aliados.

Luiz Rodrigues dos Santos

Diplomacia 2

A política externa brasileira parece esquecer o mundo em que vivemos. Recentemente tivemos o problema com Israel e, agora, vamos contra o mundo todo, que vê um grande perigo em grupos radicais no Oriente Médio. A primeira reação já foi sentida, quando chamaram o Brasil de um nanico diplomático. Receio que nossos parceiros passem a achar que o Brasil não é um país sério, o que seria ruim tanto para nossa estima quanto para nossa economia.

Marcos de Luca Rothen

Diplomacia 3

O governo federal quer ensinar as grandes potências a conduzir suas relações internacionais. Será que eles usam de exemplo a forma como o Brasil entregou a refinaria da Petrobras na Venezuela? A renegociação do gás boliviano? Ou, ainda, a aceitação dos novos valores da energia de Itaipu ao Paraguai? Em todos esses episódios e muitos outros o povo pagou a conta. Em qualquer país desenvolvido, um chefe de Estado que fizesse esse tipo de negociação poderia abandonar a vida política.

Edemilson Penha

Violência escolar

Infelizmente, a educação no Brasil não é devidamente tratada, o que acaba criando um cenário de desordem nas escolas, e impõe aos professores desafios complicados como ter de enfrentar a violência de alunos dentro e fora da escola. Os alunos não têm uma boa educação não por culpa de parte da escola, e sim, na maioria dos casos, por falta de atenção dos pais.

Gustavo Reinehr

Sistema carcerário

Se pelo menos o governo do Paraná escutasse ou lesse os jornais como a Gazeta do Povo, em que o povo escreve seus comentários e opiniões solicitando há 20 anos esse procedimento de classificar os presos por perfil (Gazeta, 29/9), estaríamos melhor. Mas os políticos não ouvem a população.

Dionisio Francisco Grabowski

Política nas escolas

A disciplina de Sociologia e o tema de filosofia política na disciplina de Filosofia já contemplam o que deve ser ensinado sobre política na escola. O resto foge dos limites do ensino escolar.

Thiago Melo

Arrecadação

A principal reforma que deve ser feita é em relação à distribuição da arrecadação. Hoje, estados e municípios enviam a Brasília o que arrecadam e o governo federal devolve migalhas. Os recursos deveriam ficar no próprio estado onde a população reside. Assim seria mais difícil desviar recursos e não haveria esse monte de obras paradas em todo o país.

Arivonil Banack

Precatórios

Acho interessante que, para pagar pensões atrasadas a ex-governador e ex-terroristas, existe dinheiro e ele chega ao destinatário. Mas, para precatórios, levam dez, 20 anos ou até mais tempo para que o dinheiro chegue a quem é de direito. Muitos nem recebem porque falecem antes. Não questiono o direito de cada um, mas deve haver equidade.

Waldir Mattos

Futebol

Desculpem o velho assinante, mas insistir é preciso: a matéria sobre a indenização de Deivid e o Coxa (Gazeta, 26/6) é um show de horrores. Quem sabe um dia vocês tenham alguém que entenda minimamente de Direito para dar uma notícia da área. Espero que esse dia chegue.

Guilherme Kloss Neto

Bicicletas

É necessária uma ótima campanha de conscientização para mostrar os ganhos do uso da bicicleta diariamente, e, após essa etapa, aí, sim, os incentivos devem aparecer. Curitiba deve ter mais bicicletários e mais faixas para os ciclistas, mas para que as faixas funcionem é essencial fiscalização e aplicação de multas para os motoristas que desrespeitarem ou agredirem os ciclistas.

Thais Zorzi

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]