• Carregando...

A demora de criação da Defensoria Pública só vem demonstrar o quanto o Paraná está atrasado em relação aos outros entes da Federação no que tange ao respeito à Constituição Federal (Gazeta, 1/4). Estamos diante de um momento em que a imprensa está trazendo o cenário real do estado que vende uma imagem para os outros entes da Federação que não condiz com a realidade. A Defensoria Pública é órgão essencial à Justiça.

Alan Soares

Defensoria no Paraná 2

Quanto ao defensor público, o Paraná já está muito atrás de outros estados, pois quem tem fome tem pressa e quem está preso, às vezes sem mais necessidade, também tem pressa. Responder rapidamente às necessidades da população é questão de justiça social.

Alci Carlos Sereni, contador – São Miguel do Iguaçu – PR

Circo no Congresso

O deputado federal Tiririca aprendeu rapidamente as jogadas da Câmara dos Deputados com a contratação de outros dois palhaços para a sua assessoria. Eles não cumprem expediente, como a imensa maioria dos brasileiros. Todos os beneficiados com benesses acham que está tudo certo. Não se queixam. Talvez este seja um mal menor, mas é por aí que começa a caminhada para os males piores. Dá pena dos brasileiros por jogarem seu dinheiro fora com tantas bobagens.

Luiz Eduardo Hunzicker

Senadores paranaenses 1

Na discussão com a senadora Gleisi Hoffmann sobre a relação entre o governo e o Congresso Nacional, o senador Alvaro Dias está coberto de razão. Aliás, o Brasil atual não vive uma democracia plena, ou seja, como a grande maioria dos parlamentares, deputados e senadores apoia o Executivo, qualquer projeto de lei de interesse da presidente será aprovado com folga. Assim, o Congresso Nacional deixa de representar a população como devia.

Valdomiro Nenevê

Senadores paranaenses 2

Deve haver sempre essas discussões no Congresso, pois, quando o Senado e seus senadores estão quietos, é porque as coisas contra a população estão sendo tratadas de forma coniventes entre as partes. Há brasileiros que ficam horrorizados com uns bate-bocas, isso acontece porque são educados para serem cordeirinhos, aceitam tudo. A democracia se faz com embate, com divergências, e o povo tem de saber quem é contra o povo.

José Hess

Polêmicas de Bolsonaro 1

Jair Bolsonaro não incentivou a violência contra a população homossexual nem o racismo. Ainda assim, os defensores da tolerância desferem toda a sua intolerância por ele se opor à sua política. Deixem-no falar e, se as ideias forem tolas, ignorem-no. Censura a uma opinião é incompatível com um país que quer ser democrático.

Leonardo Hassegawa

Polêmicas de Bolsonaro 2

O deputado Jair Bolsonaro ofende explícita e indecorosamente os negros. Nós negros não merecemos esses tratamentos humilhantes dessas pessoas inconscientes e desumanas.

Sinval Martins

Servidores ociosos

A decisão de Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, de ceder os 45 servidores sem função para a Secretaria de Estado da Justiça, é louvável. Espero que lá eles tenham o que fazer. Afinal, não podemos continuar alimentando a ociosidade de ninguém.

Andréia Furquim

Regalias de secretários

As regalias das quais os secretários se valem, assim como uma série de outros absurdos, para não dizer aberrações, já deveriam estar banidas do cenário e da legislação paranaense. O povo paranaense não merece conviver com isso.

Afonso Arnhold, Palotina – PR

Restrição ao double drink

Mesmo que a promoção do double drink já não seja mais um diferencial a ser levado em consideração pelos frequentadores dos bares, temos também a legislação de trânsito que pode jogar a favor, com a lei seca. Apesar de que não tenho visto as blitze da Polícia Militar como era no início da vigência dessa lei. Havendo uma fiscalização mais intensa por parte da polícia nas ruas, diminui o consumo do álcool e consequentemente as ofertas de double drinks já não serão mais um grande diferencial.

Rochelle Zem

Estreia da ÓTV

Meus parabéns pela iniciativa da criação de um canal a cabo (Gazeta, 1/4). Acredito que um programa voltado para o turismo também seja de ótima aceitação. Sou turismólogo, agente de viagens e professor da área. Um programa que mostre como podemos trabalhar o turismo para gerar emprego e renda, e também estimular o turismo local, pode ser um sucesso para futuros empreendedores. Abraços

Izac Bonfim

Coleirinhas em crianças

Sou a favor do uso de coleirinhas em crianças. Sou pai de dois meninos e são tão travessos a ponto de sumirem no primeiro piscar de olhos. A coleirinha representa segurança e tranquilidade, pois ninguém vai ao shopping pra perder os filhos.

Marlon C. A. Grande

Trigêmeas 1

Fiquei estarrecido ao ler a notícia sobre as trigêmeas abandonadas em uma maternidade de Curitiba (Gazeta, 1/4). Ora, aonde vão parar os valores familiares? O respeito, o amor, a noção de família? Agora, simplesmente abandonam filhos na maternidade. É revoltante. Tantas pessoas querendo ter filhos e não conseguem. Que Deus ilumine essas crianças, que não têm culpa de nada e não pediram para nascer.

João Luís V. Teixeira, advogado

Trigêmeas 2

Uma vez confirmado por especialistas que esses pais não querem os bebês, vejo que a sociedade deveria agir rapidamente e promover o processo de adoção, pois a prioridade deve ser a integridade dos bebês.

Stella Maris Barbosa Lotz

Curitiba 318 anos

Cumprimento Curitiba pelos seus 318 anos. Não trocaria essa cidade por outra, mas, apesar de gostar muito dela, estamos atravessando um período muito difícil nas áreas de transporte, segurança e educação. Ficamos vários anos sem investimentos, portanto, ficamos defasados pelos menos em uma década.

Carlos Oliveira

Transporte coletivo

As queixas pelos preços "exagerados" do transporte coletivo ocorrem por toda parte. E os protestos são mesmo um direito democrático. Todavia, nas minhas andanças por diversas cidades brasileiras tenho verificado que, considerando o Sistema Integrado de Transportes e a boa qualidade (que deve melhorar), a passagem de ônibus em Curitiba é a mais barata do Brasil! O que falta aqui é um metrô. Creio que as pessoas deveriam fazer uma pesquisa e verificar isso.

Sérgio Corrêa

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]