• Carregando...

O Judiciário e o Ministério Público, antes de abrir processos disciplinares contra os delegados de polícia de Curitiba e região, deveriam trabalhar com mais agilidade no cumprimento das leis. Hoje é sabido que as delegacias de polícia paranaenses estão abarrotadas de presos. A saída para esse problema deveria partir do MP e do Judiciário, e o que vemos é a morosidade e falta de interesse em julgar os processos e punir os culpados. Senhores promotores e juízes, façam um estágio de oito horas por dia, durante 30 dias, em uma delegacia para sentir de perto a situação carcerária.

Artur Soares de Oliveira Júnior

Delegados 2

Esses criminosos liberados podem até ter cometido crimes de "baixo poder ofensivo", mas de qualquer modo desobedeceram à lei e devem ser punidos por seus atos, pois aqueles que hoje cometem crimes insignificantes no futuro podem tornar-se grandes bandidos. Por isso concordo com a punição a esses delegados que colocam pequenos ladrões em liberdade antes de enviar o caso para a Justiça.

Valentina Schmaedecke Ribas

Aborto

O Brasil precisa preocupar-se em fazer valer suas leis, e não em alterá-las retirando a proteção incondicional à vida. A vida é nosso bem mais precioso e nossas crianças, o nosso futuro, que será mais rico e pleno se cuidarmos bem delas desde o ventre materno. É uma falácia falar em liberdade sobre o próprio corpo quando se discute a vida de outro ser humano, protegida por lei.

Paulo Cesar Starke Júnior

Multiparentalidade

Sobre a matéria "Justiça dá a menino o direito de ter três mães" (Gazeta, 12/11), não concordo com o defensor que diz que foi atendido o "melhor interesse da criança". A criança teve algum poder de decisão no caso? Ela vai é ter sérios problemas no futuro para entender o que está ocorrendo. O Judiciário tem pisado feio na bola nas questões de registro civil permitindo a multiparentalidade. As três pessoas vão concordar em tudo na hora de decidir sobre a criança? As três continuarão se relacionando? A união homoafetiva será eterna ou em algum momento alguém quererá seguir outro caminho? Mãe é uma só. Adotiva ou biológica.

Gilberto Nascimento

Lei Maria da Penha

As mulheres devem ser incentivadas a denunciar agressões, bem como vizinhos e parentes, e isso deve ser estimulado também para outras ilicitudes. Se sabemos que um colega de trabalho desvia recursos, devemos denunciá-lo. Delatar, embora seja uma palavra usada de forma pejorativa, na verdade é uma das atitudes mais nobres de nossa sociedade.

Marcos de Luca Rothen

Criacionismo

Estudar religiões é fundamental, pois elas estiveram presentes em todas as etapas da evolução humana. Porém, o professor tem de ser neutro para não exaltar nenhuma crença, pois o papel dele é ensinar, e não "pregar".

Thiago Luiz Polanski

Roubos

Os roubos aumentaram 15% em Curitiba nos nove primeiros meses do ano, e o mais triste é que se tem a sensação de que ninguém está tomando qualquer atitude efetiva para reverter esse quadro. Vivemos uma verdadeira calamidade: parece que a vida dos bandidos está cada vez mais fácil, enquanto aos demais cidadãos sobra um "salve-se quem puder".

Luiz Eduardo Pereira

Flanelinhas 1

Já não basta termos a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e os agentes do Detran para zelar pelos cidadãos. Agora querem instituir oficialmente mais uma categoria, a dos flanelinhas. A maioria dos automóveis que transita pelas ruas hoje tem seguro. Não precisamos de mais alguém para cobrar outra uma taxa. Chego a mudar de quadra quando vou estacionar o meu carro e aparece um flanelinha na rua.

Claudio Todeschini

Flanelinhas 2

Minha sugestão é que cada flanelinha receba uma vassoura e limpe as ruas das quais se apropriar indevidamente. Aí, sim, seria justo receber uns trocados para manter a cidade limpa. Mas, se fosse assim, será que teríamos tantos voluntários dispostos a trabalhar? Quanto aos políticos querendo abocanhar esses prováveis eleitores, fiquem sabendo que estão prestando um desserviço à cidade.

Mauricio Laurindo

Veículos

Se de um lado o discurso presidencial estimula a população a comprar o tão sonhado carro, do outro temos o crescimento desenfreado da frota de veículos nas ruas e, consequentemente, o aumento do número de acidentes, e também de furtos e roubos. Até quando o governo federal vai estimular o cidadão a comprar veículos e jogar os inúmeros problemas no colo dos municípios?

Kelvyn Douglas Padilha

Cultura

A respeito do manifesto lançado por artistas curitibanos (Gazeta, 13/11), é preciso ter uma mente muito domesticada para dizer que políticas públicas de cultura representam uma mentalidade "paternalista". O acesso à cultura deve ser democrático porque se constitui como parte fundamental da formação do indivíduo e da sua relação com a sociedade. Artistas necessitam que essas políticas funcionem para que possam viabilizar pesquisas, mostras, viagens etc. Não dá para achar que arte opera na mesma lógica de uma fábrica de meias.

Diego Fortes

Jacaré

Sobre o novo jacaré no Parque Barigui (Gazeta, 13/11), o maior problema de se ter um jacaré solto no parque é a segurança do próprio animal. Como as pessoas são sem noção, o bicho não vai ter sossego e pode até ter problemas maiores. Não dá para colocar as pessoas no zoológico; então, infelizmente, precisa-se prender os bichos para a própria segurança deles.

Lawrence Mayer Malanski

"Panterão"

Sobre esse projeto de criação de ônibus exclusivo para mulheres, pode ser uma pergunta boba, mas, se somos todos iguais perante a lei, esse projeto não seria inconstitucional? Se essa lei for aprovada, o poder público estará assinando seu atestado de incompetência. Em linhas gerais, seria algo como "não conseguimos coibir esse tipo de abuso, não temos efetivo, nem competência para isso".

Claudio Prevedello Bento

Tarifa de ônibus

Fica evidente o despreparo do atual prefeito. Cadê as ideias novas? As promessas de campanha? Choque de gestão? Por que quando o assunto é transporte coletivo só se pensa em aumentar tarifas? Por que não buscar novas soluções para financiar o sistema e ele ser autossustentável? Por que não vender espaço publicitário nos ônibus e terminais? Parceria com empresas privadas para a manutenção e modernização de terminais em troca de publicidade e lojas? Solução existe, só não faz quem não quer.

Edison Shimamura

Protestos

Não me parece que os poucos manifestantes que pediram o retorno dos militares para tirar o poder do PT estariam pregando um golpe à democracia. Muito pior que aqueles foi o próprio partido do governo e seus aliados que, no escurinho e nas ações escusas, praticavam o golpismo contra a democracia e contra o povo brasileiro ao pagar deputados para que votassem favoravelmente nos projetos do Executivo da era Lula . Golpistas contra a democracia são aqueles que tiraram proveito pessoalmente ou em favor de seus partidos do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

Geraldo Buss

José Mujica

O que José Mujica, presidente do Uruguai, país de apenas 3 milhões de habitantes, vem dar palpite no Brasil, dizendo que quem atrapalha o Brasil é a "elite paulista"? Por que esse senhor, que vira e mexe vem pedir dinheiro emprestado aos seus "bolivarianos companheiros", jamais disse uma palavra sequer contra a corrupção endêmica por que passamos, protagonizada por seus "companheiros e mui amigos"?

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Medicamentos

A coleta de medicamentos vencidos deveria ser obrigação de todos os municípios do Paraná. Onde está nossa Assembleia Legislativa que ainda não fez uma lei que obrigue as secretarias municipais de Saúde a ter postos de coleta para a população? Em Araucária tentei entregar medicamentos vencidos num posto de saúde e não quiseram aceitar. Se os postos de saúde não aceitam os medicamentos vencidos, como é que a população vai descartar esse material tão perigoso e poluente? Tomara que nossos deputados estaduais e nosso governo estadual tenham consciência desse problema tão grave.

Cícero Roberto Kruke Lachowski, Araucária –PR

Médicos cubanos

Os médicos cubanos, além de não receber o valor justo pelo seu trabalho, são em geral tratados de forma deseducada e desumana por seus colegas brasileiros, que nem sequer os cumprimentam ou lhes dirigem a palavra no dia a dia. Discordar do programa, não aceitar a atitude do governo brasileiro, é um direito que todos temos e podemos falar abertamente, mas tratar de forma deseducada essas pessoas é algo indigno partindo de brasileiros, povo que se considera cortês. Eliminar a injustiça quanto ao pagamento igualitário aos médicos é um grande passo, mas é muito importante que também reconheçamos seu trabalho e dedicação.

Jorge Derviche Filho

Novos municípios

É imprudente e desastrosa a criação de cerca de 200 municípios aprovada pelo Senado. Felizmente, a presidente Dilma foi sensata e vetou, mas os senadores insistem na criação. Mais municípios, num momento de contenção de despesas, significa mais gasto com prefeitos e vereadores. Hoje a pretensão do povo brasileiro é reduzir drasticamente a dispendiosa e ineficiente máquina pública para que haja recurso para remediar as precárias situações na saúde, educação, segurança, mobilização e infraestrutura.

Humberto Schuwartz Soares, Vila Velha – ES

Economia

É bom lembrar que a eleição já terminou e a candidata a reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, venceu o pleito – fazendo o diabo –, e agora urge recuperar a nossa economia do tremendo estrago causado pela gestão petista. Mesmo porque sem austeridade, firmeza no combate à alta da inflação, aos déficits do Tesouro, da balança comercial, e também recuperar o nível de investimentos em infraestrutura, que é pífio, o PIB continuará medíocre e fará com que o país sucumba nas mãos desse amadorismo administrativo praticado pelo Executivo.

Paulo Panossian, São Carlos – SP

Aposentadoria

Durante toda a minha vida, contribui compulsoriamente para a Previdência Social pelo teto salarial, bem como meu empregador reteve a parte que lhe cabia. O mesmo fiz na qualidade de empresário. O teto, que era de 20 salários, depois foi "ajustado" para dez salários mínimos. Agora aposentado com mais de 35 anos de contribuição compulsória, recebo menos de seis salários mínimos. Já o funcionário público recebe aposentadoria cheia mais 10% de vantagens não usufruídas e todos os reajustes da carreira, e o funcionário da estatal recebe a mesma aposentadoria que eu, mas com, plano de aposentadoria complementar que nós, trabalhadores, ajudamos a pagar. Gostaria que alguém me dissesse onde está a justiça nesse caso.

Jair Nisio, engenheiro agrônomo e aposentado pelo INSS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]