• Carregando...

Muito pertinente e atual a reportagem "Perda de emprego também é momento de oportunidade" (Gazeta, 10/2). Depois de ler todo o conteúdo que foi muito bem produzido, fazendo alusão ao filme Amor sem escalas, lembrei de quando passei por esse tipo de "provação". Assim como Maria Alice, citada como exemplo na reportagem, também tive meu horizonte aberto por pessoas que facilitaram meu destino, que era a princípio incerto e nebuloso.

João Roberto Bertoldi Andreatta

* * * * *

Descriminalização das drogas

Parece evidente que a simples descriminalização do uso de drogas contribuirá, ainda mais, para o narcotráfico. O que precisamos é um combate eficiente contra as drogas, aliado a uma política de tratamento adequado aos chamados viciados. Penas mais duras e severas aos traficantes, sem as benesses da lei, ajudarão a salvar nossas famílias!

Antonio Cesar Moura

Direitos humanos

A propósito da demissão do General Maynard Santa Rosa (Gazeta, 11/2), quero ressaltar que o militar não fez qualquer calúnia: ele apenas verbalizou uma verdade conhecida. Faltou mencionar que grupos, nos anos 60 e 70, pretendiam substituir uma ditadura de direita por uma de esquerda, que eventualmente contavam com apoio técnico e financeiro de países comunistas e que, no governo hoje, existe muita gente dos mesmos grupos.

Raul Mário Magalhães Ribeiro, militar reformado

Segurança custa caro

Os gestores do nosso dinheiro não parecem preocupadosconosco. Pois segurança para eles é apenas mais um número,na qual dependendo do orçamento, cortam-se verbas. Uma questão tão séria como a da segurança precisa ter uma atenção especial. E daí que custa caro? Pagamos impostos, e, aliás, dos mais altos do mundo. Estamos falando de vidas, de tranquilidade, de sossego, de patrimônio. Nós, como contribuintes e cidadãos, temos esse direito.

Juarez Ferreira

Cartórios 1

Parabéns pela excelente reportagem sobre os cartórios (Gazeta, 10/2). As capitanias hereditárias resistem. Concurso público para cartório já! A Constituição Federal de 1988 simplesmente está sendo rasgada ao permitir que os não concursados virem titulares em cartório, o que afronta toda a sociedade brasileira, pois as funções públicas devem ser acessíveis por concurso público para todos nós.

Jorge Susumu

Cartórios 2

Senhores deputados: esse é o momento da justiça. Confio no bom senso de quem faz a lei. Essa efetivação vai de encontro à democracia.

Francinaldo Borges

Beto Richa em campanha

Beto Richa, na campanha para prefeito de Curitiba, garantiu que não sairia como candidato ao governo do Paraná. Como agora, sem nem ao menos terminar a Linha Verde (que garantiu sua reeleição), quer ser candidato ao governo? O que mudou?

Heitor Alexandre Trevisani Lipinski

Piso regional

A proposta do governador Roberto Requião de automatizar o aumento do piso regional (Gazeta, 9/2) é uma medida puramente eleitoreira e demagógica. O piso do funcionalismo público não é alcançado por essa medida. É fazer cortesia com o chapéu da iniciativa privada. Senso de justiça míope, degradante e porque não dizer, repugnante.

Sárgio Luiz Bessler

Sistema elétrico

No bairro do Tarumã, convivemos há muito tempo com esse pro­­blema de falta de energia. Isso acontece umas três vezes por semana. A Copel faz o reparo, mas não resolve a situação em definitivo. Eles alegam que é uma área problemática por causa das árvores existentes e vão empurrando com a barriga. É hora de a comunidade entrar com uma ação pedindo indenização por perdas e danos.

Gumercindo B. Moroz

Tezza

Discordo do que escreveu Cristóvão Tezza em sua coluna (Gazeta, 9/2).Quando ele fala dos sonhos ideológicos da esquerda, temos de lembrar que a esquerda brasileira, em sua grande maioria, já passou dessa fase. Alguns sonhadores podem ser vistos em tendências minoritárias de partidos solidificados pelo tempo. A esquerda brasileira evoluiu muito desde aquela época, o que não se pode dizer da direita, que continua com ideias e ideais retrógrados.

Bruno Barbosa, funcionário público

Compra de livros

Tenho emprestado mais livros ultimamente. Uma média de dois a três por mês. Não é possível que o cidadão curitibano não perceba que no centro da cidade existe a Biblioteca Pública que tem um dos maiores acervos nacionais de títulos de todas as áreas à disposição de qualquer cidadão. Acho um pecado que um fruto do trabalho de todos nós paranaenses não seja usufruído com frequência.

Eduardo Guariente

Droga nas escolas 1

Muito boa a matéria "Batalha antidroga na volta às aulas" (Gazeta, 8/2). As escolas deveriam dedicar mais espaço na semana pedagógica e se preparar para enfrentar melhor o problema das drogas. Precisam se preparar para a questão da ética do respeito na escola e em qualquer circunstância por parte do aluno e de todo cidadão.

Adão Grzelkovski

Drogas nas escolas 2

Falta mais vigilância nas escolas para enfrentar o problema das drogas (Gazeta, 8/2). É preciso ter pessoas na entrada e na saída das aulas, pois os jovens fazem a compra a venda das drogas nesses horários. Diversas pessoas que não são estudantes passam para os alunos e esses repassam para os demais dentro das escolas. Cada escola precisa ter um guarda de plantão nesses horários e mais alguém auxilian­­do na rotina escolar. É uma maneira de cuidar e prevenir.

Kelly Cristina Bontorim

A volta dos radares

Os motoristas estão diminuindo a velocidade, que normalmente chega perto de 100 quilômetros por hora, para 60 quilômetros por hora, somente quando che­­gam perto dos radares, voltando a aumentar a velocidade após passar pelo controle.

Ademir Nascimento

Opinião

Muito pertinente o comentário com sinceras palavras da socióloga Maria Lucia Victor Barbosa no artigo O poder do verbo e da imagem (Gazeta, 9/2). É lamentável que a massa inculta persista em endeusar um presidente que privilegia apenas uma parcela da população. Nós, representantes da classe média e trabalhadores desse país, pagamos os mais altos impostos do mundo e ainda somos chamados pelo presidente Lula de "elite" . Estamos fartos desse tratamento desrespeitoso e de não gozarmos de nenhum privilégio.

Sandra Maria T. Poletto, professora , Campo Largo

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]