• Carregando...

Sobre a matéria "Curitiba inicia ofensiva para esvaziar as ‘minicracolândias’" (Gazeta, 1/4), acredito que a aproximação com o dependente químico demonstra, no mínimo, a intenção em ajudá-lo. A proatividade em desenvolver mecanismos de confiança como a yoga e a terapia fazem com que o usuário encontre motivos para querer mudar de vida. Parabéns, Curitiba, por olhar para esse pessoal tão carente.

Guilherme Bernert, psicólogo

Belmiro 1

Em seu último artigo, "Herdeiros de Talleyrand" (Gazeta, 30/3), Belmiro Valverde ressaltou os artifícios usados pela equipe econômica para "vender um país exuberante", a despeito da realidade nua e crua. Segundo ele, Talleyrand, um dos mais sagazes mistificadores da história mundial, dizia que "as palavras foram inventadas para disfarçar os pensamentos". Em vez disso, o professor Belmiro usava as palavras para esclarecer, ensinar e solidificar pensamentos com inteligência e ética, acima de tudo.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Belmiro 2

As manhãs de domingo não serão mais as mesmas porque não teremos os artigos de Belmiro na Gazeta do Povo para ler. Adorava seu pensamento tão bem exposto em seus textos. É pena termos perdido precocemente uma mente tão brilhante quanto Belmiro.

Alcir Carlos Sereni, contador, São Miguel do Iguaçu – PR

Belmiro 3

Parabéns a Celso Nascimento pelo texto "Belmiro não era para amadores" (Gazeta, 30/3). Eu tive o prazer e a felicidade de ter uma pequena convivência com Belmiro e ele realmente era um dicionário de conhecimentos. Pena que seu livro O Brasil não é para amadores provavelmente não foi lido por Beto Richa, Guido Mantega e tantos outros. Se tivessem lido, com certeza não estaríamos nesta situação no estado e no país.

Hermes Carlos Bollmann

Câmara dos Deputados

A se confirmar a informação da coluna de Dora Kramer (Gazeta, 1/4), de que a Câmara dos Deputados está para lançar, ao custo de R$ 10 milhões, uma campanha publicitária com a finalidade de melhorar a imagem da instituição, estaremos diante de mais um dos inúmeros escândalos no parlamento brasileiro. Será que os senhores parlamentares não entendem que eles só poderão melhorar suas imagens com trabalho sério na representação dos interesses da população, sem submissão a outros poderes e cumprindo à risca a Constituição?

João Candido de Oliveira Neto

Voto dos analfabetos

Mais oportuno do que perguntar se os analfabetos devem votar é questionar a incapacidade do sistema educacional brasileiro de possibilitar a todos o direito de saber ler e escrever. Sem dúvida, o analfabetismo é uma das maiores limitações ao exercício da cidadania plena e isso, por mais incrível que pareça, atende aos interesses políticos de quem deseja se manter no poder, tolhendo a capacidade de muitos de poderem opinar sobre o que é divulgado nos meios de comunicação escritos, bem como poder manifestar conceitos formalmente.

Alvaro José Junqueira Nunes

Ditadura

Parabéns aos colunistas Friedmann Wendpap e Paulo Briguet, que, com estilos completamente diversos, nos deliciaram e instruíram-nos com seus artigos publicados (Gazeta, 31/3). Ainda bem que os comunistas não venceram em 64, pois, se tal ocorresse, a maior obra entregue por quaisquer dos presidentes comunistas seria a de um porto em Cuba.

Estanislau Acir Stanislawczuk

Lei da Anistia

Mais importante que rever a Lei da Anistia é passarmos a limpo todos os fatos que ocorreram durante a ditadura, ver quem lucrou, as empresas que surgiram e cresceram apoiando a ditadura. Ficamos apenas nos reprováveis casos de tortura e deixamos de lado o aspecto econômico.

Marcos de Luca Rothen

Venezuela

A matéria "Venezuela exige que donos vendam imóveis alugados aos que são inquilinos há mais de 20 anos" (Gazeta, 31/3) é um alerta ao povo brasileiro, pois trata-se do mesmo governo que nossa presidente e seu partido defendem como legítimo e democrata. Quando dizem que o PT está apenas escondendo as suas reais intenções de implantação no Brasil de regimes aos moldes cubanos e venezuelanos, dizem que é exagero. Mas é só questão de tempo e de reeleições do PT.

Luiz Fernando Mazzarotto

Petrobras 1

Teria sido melhor se o deputado André Vargas tivesse ficado quieto em vez de justificar o injustificável em seu artigo "Não sangrem a bandeira" (Gazeta, 1/4) e nos tratar como desinformados. Realmente a Petrobras é fruto de 60 anos de trabalho dos brasileiros, mas que em 11 anos o lulopetismo conseguiu quebrar. Desde 2006 a produção teve queda de 17%, e em 2013 gastamos R$ 16,5 bilhões importando combustíveis.

Cláudio Slaviero, empresário

Petrobras 2

Lamentável a posição do governo de querer barrar de qualquer maneira a instalação da CPI da Petrobras. Alegam os governistas que essa CPI só atrapalharia o Brasil em um ano eleitoral. O estrago causado à estatal é mais do que evidenciado no seu valor acionário, que cai nas profundezas além do pré-sal. A Petrobras não é mais a detentora da exploração do pré-sal e sim do "pré-lodaçal".

Geraldo Buss

Energia

Não fugindo à regra, o governo do PT aumentou os impostos de bebidas e derivados para cobrir o rombo da política equivocada de energia. Se reduzisse a máquina administrativa que incha a cada dia, com a economia seria facilmente coberto o rombo. A política econômica do ministro Mantega continua fazendo estrago e indo contra os princípios da boa gestão de recursos.

Hélio Ishida

Nostalgia

Raras pessoas sabem tanto sobre os 321 anos de Curitiba quanto Cid Destefani. Conhecer a cidade, falar da sua história e lembrar dos homens e mulheres que a construíram em todos os sentidos, mais do que ofício de historiador e jornalista, é a arte de identificar o povo que convive num determinado espaço.

Amadeu De Mio Geara

Curitiba 1

Curitiba é uma das poucas cidades-orgulho do Brasil, exemplo de organização urbana para todos os demais municípios do país, destacando-se como uma das cidades de melhor IDH do mundo. Tenho a honra de cumprimentá-la e desejar que tenha sempre uma boa administração pública para manter o seu orgulho e sua grandeza.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Curitiba 2

Em homenagem aos 321 anos de Curitiba, fiz um roteiro ciclístico cultural pela nossa cidade. Passei pela Barão do Rio Branco com a André de Barros, Rádio Guairacá, Rádio PR B2, estação de trem, Praça Eufrásio Correia, Palácio Rio Branco, Ponte Preta, Teatro Paiol, Teatro Guaíra, Universidade, Praça Santos Andrade, Tiradentes, Rua Riachuelo e depois almocei no Passeio Público onde participamos de uma homenagem a Poty. Uma maravilha! Recomendo a todos os curitibanos. É um jeito agradável e ecológico de revisitar nossa cidade.

Luiz Renato Silva

Bicicletas

O ciclismo era uma atividade esportiva, de lazer e de trabalho que tinha vida própria e não preocupava a população. Mas, no momento em que os poderes públicos resolveram elevar seu status, embaralharam o problema. Assisti a um ciclista que quase havia atropelado um idoso na calçada e que, após ser repreendido pelo idoso, desceu da bicicleta, apanhou uma pedra de bom tamanho e atirou-a na direção dele. Depois disso, subiu em sua bicicleta e foi embora. Em vez de apresentarmos uma solução para o tráfego, estamos arranjando um enorme problema para o já caótico trânsito de Curitiba.

Edgard L. C. França

Pedreira

Foi lamentável a falta de água nos banheiros da Pedreira Paulo Leminski antes mesmo do início do show. Após tantos anos fechada, justamente no dia da reinauguração, com show de Roberto Carlos, além da falta de água nos sanitários, quem optou em ir de ônibus também sofreu com as longas filas que se formaram. Vamos torcer para que não se repitam as falhas nos próximos eventos.

Ademir Crespilho

Calçadas

O plano de calçadas para Curitiba (Gazeta, 28/3) faz renascer a esperança dos moradores das ruas Marcília Vaz Carneiro e Maria Candida de Souza, no Pilarzinho. Por essas ruas trafegam duas linhas de ônibus e carros em alta velocidade. Não existem lombadas e calçadas, colocando em risco moradores e crianças que nelas transitam para ir à creche e à escola. Apesar de muitas solicitações para reurbanização dessas ruas e revitalização do conjunto onde vivem há mais de 40 anos, nada acontece.

Enoque dos Santos

Feira

Parabenizo a iniciativa do deputado Ney Leprevost em propor a reabertura da Expotiba, exposição agropecuária que era feita em Pinhais, no Parque Castelo Branco. Essa feira reunia criadores e produtores rurais, que expunham e comercializavam seus produtos, além de ser uma atração para a população.

Aguilar Silva, empresário

Arena

Três pessoas morreram nas obras do Itaquerão e, se não me engano, mais uma em Manaus. Na Arena, com as obras quase concluídas, nenhum acidente foi registrado e mesmo assim as obras foram interditadas por uma semana por falta de segurança e risco de acidente. Ora, que obra não tem risco de acidente?

Sérgio Luiz Ramon

Taxa de serviço

Sobre a proibição da taxa de 10% em casas noturnas, prestar um bom serviço de atendimento é responsabilidade do estabelecimento comercial. Não vejo mal algum se o cliente ficar excepcionalmente satisfeito e quiser premiar o atendente, concedendo-lhe uma gorjeta.

Sebastião Araujo Moreira

Fidelidade partidária

Voto em político que muda de partido porque eu já fui filiado ao Partido dos Trabalhadores desde a década de 90, e após a descoberta do mensalão, que se iniciou nos Correios, solicitei o meu desligamento do PT. Portanto, os políticos também devem ter essa liberdade de opinião.

Marcio Antonio Gonçalves dos Santos

Exame da OAB

O jovem estuda, às vezes com imenso sacrifício dos pais, forma-se em Direito e o órgão de inscrição profissional impede-o de trabalhar e ganhar a vida. Isso se chama democracia? Com ou sem experiência, o mercado faz a seleção. Sabemos que existe mercado para todos. Deixemos que trabalhem. O exame só garante a reserva de mercado.

Jorge Abib

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]