• Carregando...

O Congresso Nacional continua o mesmo. Na terça-feira, enquanto numa sala deputados quase sobem nas mesas para abrir ou não a CPI do Apagão, em outra sala outros discutem seus aumentos na maior serenidade e clima de companheirismo.

Carlos BarrosoCuritiba – PR

Educação

Ao acompanhar o texto "Ensino e educação, tarefas com exigências próprias" (de Elinor Ribeiro, publicado em 19/3), fiquei indignada ao saber que a qualidade educacional no Brasil está abaixo da de Chile, Cuba e Argentina, e que se iguala à do Paraguai. É incrível que o Brasil, um país tão vasto, de diferentes situações socioeconômicas, venha a vencer a batalha das matrículas escolares, e não possa combater a evasão, sendo que os evadidos alegam desinteresse pela escola. Concordo com a professora quando ela diz que os assuntos devem se mostrar úteis e, obviamente, necessários. Não queremos altos números de matrículas e sim melhora da qualidade educacional. Espero que a proposta apresentada pelo governo para priorização da educação seja realmente colocada em prática.

Raquel G. SzinvelskiCuritiba – PR

Violência 1

Todo dia milhares de pessoas responsáveis recebem telefonemas de bandidos presos em penitenciárias, ameaçando matar seus filhos em supostos seqüestros, mas as autoridades responsáveis, do ministro de Justiça ao guarda de presídio, não resolvem este problema. Que país é este em que o presidente da República, na posse dos ministros, defende um salário bem maior a eles, dizendo que na iniciativa privada eles podem ganhar dezenas de vezes a mais, esquecendo que 95% das pequenas e médias empresas vivem constantemente em crise financeira por justamente pagar os impostos mais altos do planeta para manter os altos salários no Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Acorda Brasil!

Wilson Muller CarvalhoCuritiba – PR

Violência 2

Após um duplo homicídio ocorrido no bairro Guarituba, em Piraquara, um diretor do Departamento de Assistência Social da prefeitura reconheceu a grande quantidade de homicídios no município. Há muito tempo que o município sofre com a violência e só agora reconhecem a falta de segurança do município? Será que pagamos o salário de um diretor para falar isso?

Paulo Estevam GonçalvesPiraquara – PR

Violência 3

Para acabar com a criminalidade e muitos outros problemas no Brasil é só dar o real acesso à educação pública e de qualidade para a população. A educação é o único meio de resolver todos os problemas. Uma pessoa com bom nível de instrução não enfrenta o desemprego, não vive de violência e nem na violência, não precisa de programas do governo para sua subsistência. Eu acredito que tudo se resolve pela educação.

Thiago Silva PiolaCuritiba – PR

Pataxó

O recente seqüestro dos dois funcionários do governo pela tribo pataxó, em Minas Gerais, revelou-se mais um ato de melancolia do que de desobediência civil. Quem é que não ficou assombrado quando viu as reivindicações daqueles pobres índios?

Ezio Flavio BazzoBrasília – DF

Salário

O país passando por tantas dificuldades e problemas e eles, deputados federais, só pensam em si mesmos, em chantagear o Executivo com as suas obstruções de pauta e jogos para conseguir cargos e benesses. Não têm vergonha na cara! Quando é que vamos assistir um verdadeiro debate sobre as políticas públicas, sobre a melhoria de gestão e de qualidade dos serviços públicos. Quando é que vão entender que enquanto vivermos numa sociedade em que os poderosos só fazem defender pri-vilégios jamais a justiça, a igualdade e paz poderão prosperar?

Eleusis Ronconi de NazarenoCuritiba – PR

Árvores

Fiquei abismado com a triste cena que vi na Rua Cleide Lurk esquina com a Rua Canadá: um conjunto de belas árvores de médio porte nativas do Brasil, que circundava a casa e compunha a arborização urbana do local, foi cruelmente dizimado. Árvores cheias de frutos e flores, que atraíam pássaros, que não atrapalhavam fios e, como todas, ajudavam a melhorar o clima em nossa cidade e no mundo, foram "assassinadas" nos dias 12 e 13 de março. Quanto mais se fala em aquecimento global e suas nefastas conseqüências, mais se vê gente cortando árvores.

Gabriel Engracia BertranCuritiba – PR

Rios

O rio corre numa só direção, mas se houver barreiras, repressão com lixos de toda ordem, como vem acontecendo, as águas fluentes que um rio deveria ter, pela sua própria e natural necessidade, têm de tomar outro rumo – o das cheias. Culpa de quem? A culpa é dos que não têm educação e atiram nos rios, nas ruas, nas valetas o que não serve mais para eles. Rio não é depósito de mercadorias em desuso e muito menos de fossas. Suas margens não devem ser danificadas. Os rios são como as veias em nossos corpos que, se entupidas, podem nos ocasionar doenças e morte.

Paulo Walbach PrestesCuritiba – PR

Matte Leão

O povo do Paraná perde mais uma. Já embarcamos as malas Ika, serramos os móveis Cimo e agora o tradicional Matte Leão não será mais dos paranaenses. A história perde um dos maiores ícones da indústria do estado, e de forma silenciosa, sem a mobilização da população e dos governantes em defesa do que é nosso.

Guilherme SellCuritiba – PR

Democracia

"Considerando os problemas de outros países que estão em conflitos beligerantes, nossa democracia capenga ainda é uma esperança. Temos é que preservar nossa democracia. É muito melhor que uma ditadura que se avizinha em países que nos cercam."

Edison Bindi, militar da reservaSão José dos Pinhais – PR

***

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]