• Carregando...

Reclamamos da desonestidade dos políticos, mas nós mesmos cometemos os mesmos delitos em menor grau (Gazeta, 27/4), seja enganando os outros ou corrompendo autoridades. O que nos falta é respeito, aos outros, às leis e a tudo mais. Nós achamos louvável passar os outros para trás e nos darmos bem.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Nota fiscal

Achei uma piada essa campanha para nota fiscal. O cliente pede a nota e ainda precisa pagar R$ 0,31 para cadastrar cada nota para concorrer a prêmios, que não se sabe quais são. Pode ser até uma caneta ou uma caneca com a foto do nosso governador. Isso sem falar na quantidade de dinheiro que o empresário gasta com impostos, com retorno zero. Eu não peço nota fiscal, a não ser em casos de garantia. E também não acredito em Papai Noel para achar que esses "milhares de prêmios" serão distribuídos de forma honesta. Em São Paulo, basta entrar no site da Receita e registrar o CPF, sem taxas, sem burocracia.

Maria do Rosário Andrade Nunes

Lula

O ex-presidente Lula deixa os brasileiros morrendo de vergonha quando assistem à sua entrevista em Portugal; ele se lambuza com tantas asneiras que chega a desmentir a si próprio em relação ao pessoal de sua confiança, Zé Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, todos do seu círculo de amizade, ou, sei lá, de trapaças. Por que não citou os seis ministros do STF indicados pelo PT? Afinal, esses ministros estão lá recebendo um salário gordo à custa dos trabalhadores brasileiros, para quê? Os brasileiros civilizados estão com vergonha!

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Brasil

O alto escalão do governo está preso por corrupção – a minoria, infelizmente. Tudo se resolve na base da propina. O brasileiro não sabe lidar com o politicamente correto e o politicamente incorreto, dando mais importância ao futebol do que à política, elegendo jogadores ou palhaços que têm dificuldade até pra escrever o próprio nome. Pesquisas mostram que o brasileiro gasta mais com a cerveja do que com educação. Os programas mais vistos no Brasil são aqueles que relatam traições, assassinatos, maldades, famílias destruídas. Quando Charles de Gaulle disse que o Brasil não era um país sério, na década de 60, torceram o nariz, como se tivesse falado bobagem!

Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina – PR

Justiça Eleitoral

Corroborando o que leitor Emilson Coradi escreveu (Gazeta, 29/4), eu também quis apresentar uma denúncia à Justiça Eleitoral. Há pouco tempo, um político ocupava quase diariamente um canal de tevê para se promover. Através de e-mails tentei apresentar a denúncia, uma vez que a propaganda era totalmente extemporânea. Sempre recebi a resposta de que eu deveria me dirigir a outro setor da Justiça. Quer dizer, a denúncia não foi recebida.

Antônio Carlos Pacheco

Pedágios 1

Todo empresário sabe que, se o seu negocio não vai para a frente, é preciso mudar e partir para outro negócio. Se o pedágio na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá não está dando lucro, então que se deixe como estava antes, assim economizaremos mais de R$ 15.

José Luiz Novôa

Pedágios 2

As discussões sobre mudanças no contrato de pedágio têm de ter transparência total. Deve-se saber o que foi feito desde o primeiro contrato, analisá-los muito bem para evitar que haja erros incorrigíveis mais tarde. E que os contratos não sejam bons apenas para as concessionárias, mas tão bons para elas quanto para o povo.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Violência

Ao mesmo tempo em que os noticiários falam de um paulistano morto com um tiro na cabeça por um policial despreparado e apavorado, tem-se em Curitiba a notícia do atropelamento de uma jovem que transitava pela ciclovia por um motorista da prefeitura, que tinha no histórico a morte de uma criança. Ambos os casos serão tratados como homicídio culposo: no máximo três anos de prisão. Dos pequenos deslizes morais do brasileiro, um deles é matar alguém. A todo brasileiro é permitido matar sem querer ou assumir o risco. Mas há um problema: todos os dias, ao sair de casa, você pode ser vítima dessa liberalidade.

Marcelo Henrique da Silva

Rodovias

Existe a necessidade urgente de uma ligação entre os portos do Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, São Francisco e o futuro Porto de Pontal do Sul. A consequência seria permitir que, em caso de greve, um navio aportasse em outro porto para descarregar. Além disso, geraria uma economia nos fretes; menos queima de combustível fóssil e poluição do ar. Ganharia o meio ambiente e o SUS com a diminuição de acidentes nas duas rodovias consideradas da morte (BR-277 e BR-376). Só os ecologistas não veem isso.

Ivan Costa

Copa do Mundo 1

Pesquisas relevantes ficaram de fora do editorial "Faltaram respostas" (Gazeta, 27/4). São as que se referem ao posicionamento da população quanto a dinheiro público na obra do Atlético: 70% contra, na pesquisa publicada pela Gazeta em fevereiro, e 87,5% contra, na Gazeta de 22 de abril. Estes números falam por si sós e mostram que até mesmo muitos atleticanos estão contra esse descalabro.

Silvestre Antonio Schmitt

Copa do Mundo 2

Todos nós sabemos por que políticos e funcionários ligados ao governo estadual e prefeitura são os responsáveis diretos pela realização da Copa do Mundo na cidade de Curitiba. Um deles diz que "se arrepia" ao entrar no estádio; outro desfila de camisa e bonezinho de clube! O real interesse dessas pessoas foi a construção do estádio. Tudo isso nos leva a afirmar que o único legado financiado com dinheiro público será um estádio particular de futebol e que ficará exclusivamente para os seus torcedores, e não para a cidade. E as outras obras? Elas são obrigações dos governos!

Marcelo Haus

Fiação

Pendem há meses dos postes de distribuição de energia da cidade fios, cabos e até caixas de passagem. Cortados e abandonados, demonstram o descaso com que algumas empresas se utilizam das áreas públicas. Já presenciei pessoas se machucando neles; já vi veículos que, deles desviando, provocaram situações de alto risco a pessoas e outros veículos. A quem cabe regularizar e fiscalizar o uso desses espaços públicos? A quem cabe corrigir o problema? A poucos dias de receber visitantes para os jogos da Copa, a cidade de Curitiba poderia divulgar tratar-se de serpentinas e não fios.

Pedro Beltrão Fraletti

Rodoferroviária

O que será que pensou o arquiteto que desenhou o banheiro feminino da Rodoferroviária? Não se consegue andar no estreito espaço entre os compartimentos e as torneiras, até porque todos levam as bagagens. E dentro dos compartimentos, minúsculos, não há lugar para colocar bagagens e nem gancho para pendurar a bolsa.

Laura Vasconcellos, aposentada

Árvores

O corte de árvores em Curitiba continua sob a batuta de quem deveria protegê-las, a Secretaria do Meio Ambiente. Nessa quebra de braço com o poder constituído, a luta é inglória e não ganhamos nenhuma. Os pareceres técnicos são sempre os mesmos, não se observando outros argumentos. Sei da luta e da frustração de encarar uma causa perdida. Mas agora vejo como obrigação da mesma secretaria reorganizar o passeio das ruas, bastante danificadas pelos cortes com os canteiros destruídos e quebrados. Acredito que algo esteja realmente equivocado; é necessário dar um basta a procedimentos duvidosos.

Carmen Lúcia Rigoni

Criatividade

Sobre a matéria "Em busca da criatividade perdida" (Gazeta, 25/4), reservo um tempo de meu dia para pensar o porquê das coisas, por que são feitas de tal maneira. Mas sempre tendo em mente que as coisas têm jeito de ser melhoradas. E muitas vezes me surpreendo constatando que isso é verdade mesmo!

Marcos de Luca Rothen

Novos planetas

Acredito que possa haver condições iguais às da Terra em algum lugar desse universo. Com certeza existe vida em outros planetas, pois seriamos ignorantes em pensar que Deus fez todo esse universo para os humanos aqui da Terra ficarem contando estrelas. Apenas nos deixou bem afastados deles para que não tenhamos chance de destruí-los.

Wilson Henrique Carneiro

Greve

A educação do Paraná está em greve porque as escolas estão sem infraestrutura adequada. Faltam salas de aula, bibliotecas, laboratórios de Ciências, Química e Física, refeitórios para alunos e professores, banheiros, acessibilidade, materiais didáticos. Os murros estão caindo, até chove dentro das escolas.

Ailton de Brito

Mais Médicos

Médicos cubanos em Curitiba? Conforme anunciaram, o programa Mais Médicos era para dar assistência nos grotões do país. Só agora me dou conta de que se trata de mais um programa eleitoreiro, usando profissionais de qualificação duvidosa! No andar da carruagem, o vale-tudo pelo poder está aí escancarado.

Hilda Rojas Lazo

Terno

Não acho que os vereadores devam usar terno por obrigação. Devem sempre estar bem apresentáveis, pois são nossos representantes; mas daí a usar terno há uma grande diferença. A utilização da indumentária formal faz muitas vezes os políticos pensarem que estão acima dos outros, mas são como todos nós que não usamos terno.

Edson Lincoln Florscuk

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]