• Carregando...

Nossos representantes públicos ainda não compreenderam que não basta desativar o aterro da Caximba e montar um outro aterro, ou uma usina de processamento do lixo (Gazeta, 24/2). É preciso desenvolver políticas públicas para incentivar a diminuição da produção de lixo por parte da população e das empresas, que estimulem o consumo consciente e valorizem as cooperativas, já existentes na região metropolitana de Curitiba, que trabalham com o material reciclável.

Rodrigo de Andrade

Licitação do ônibus

Sobre a reportagem "Licitação do ônibus irá à Justiça" (Gazeta, 24/2), entendo que a licitação, cujo objetivo era regularizar uma contratação, está se tornando um meio de legalizar atos que até então eram questionáveis legalmente.

Acir Edson Hafez José

Linha Verde

A prefeitura de Curitiba diz que na fase dois da Linha Verde está prevista uma obra para o viaduto do Tarumã. Transitar entre o Tarumã e o trevo da Rua Fagundes Varela no Bacacheri é um grande transtorno. Esperamos que antes de qualquer intervenção junto ao acesso do Tarumã tenhamos a conclusão das obras do acesso da Fagundes Varela.

Marcos Scheffer

Homeopatia 1

Sou médica veterinária, pós-graduanda em homeopatia veterinária. A reportagem "Estudo questiona homeopatia" (Gazeta, 24/2) fala sobre a possibilidade de a homeopatia ser simplesmente um placebo. Se fosse assim, como explicar as melhoras ocorridas nos animais somente com o uso da homeopatia? Seria meramente psicológico? Quanto às experimentações, na homeopatia existem sim. Cada paciente tem o livre arbítrio de optar entre a homeopatia ou alopatia. O que não pode continuar acontecendo é essa discussão por parte de pessoas leigas e sem fundamentos.

Adriana Ribas Bianchini, médica veterinária

Homeopatia 2

Eu confio nos tratamentos homeopáticos pois, além de não agredirem o organismo do paciente, têm a ação um pouco mais lenta comparado a fórmulas alopáticas. Mas no fim do tratamento, têm a mesma ação. Muitos pacientes optam pela homeopatia para crianças, principalmente para aquelas com reações alérgicas.

Kelly Cristina Bontorim

Mínimo regional

Sou a favor do salário mínimo regional desde que seja estendida para todos os funcionários do estado. Aumentar o valor do salário regional para que outros paguem é muito fácil não é?

Arildo Vieira

Bolão de loteria 1

A Caixa não exerce qualquer tipo de fiscalização nas empresas lotéricas. Os bolões promovidos pelas lotéricas correm solto. Agora que deu problema em Novo Hambrugo (RS) a Caixa diz que o negócio é proibido. Porque não fiscalizou antes?

Carlos Guimarães

Bolão de loteria 2

Deixei de comprar bolões devido ao sobrepreço das apostas. Também tive dúvidas sobre a distribuição de um prêmio da quina: ninguém garantiu ou divulgou que todos os participantes foram contatados. A única maneira de a Caixa desconhecer a prática dos bolões é ninguém que trabalhe lá ter entrado uma única vez em uma agência lotérica.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Pagamento de IPVA

Eu me considero uma pessoa bem informada: leio jornais, escuto rádio e em nenhum momento fiquei sabendo que o boleto do IPVA não seria enviado pelos correios. Acho que o governo pode optar por não enviar o boleto, mas deve informar bem antes, o que não foi feito. Os órgãos de defesa do contribuinte e o Ministério Público têm de se posicionar para fazer com que as pessoas que perderam o desconto por desinformação e querem pagar o imposto com desconto, possam fazê-lo com mais tempo.

Lourdes Regina Volpato

Acidentes com motos 1

Não acredito que os acidentes com motocicletas vão diminuir em um curto espaço de tempo. Pelo contrário, esse número tende a crescer. No entanto, a solução única é a aplicação da lei que ordena o trânsito desse tipo de veículo que não pode transitar sobre as faixas divisórias, não pode trafegar na contramão e muito menos em cima das calçadas. O respeito às leis de trânsito é uma forma de respeito ao direito à vida.

Marcos de Luca Rothen

Acidentes com motos 2

Com prudência maior por parte dos motoqueiros e mais respeito e cuidado por parte dos condutores de veículos maiores, ocorreria, sim, uma redução significativa no número de acidentes envolvendo motociclistas.

João Augusto Rodrigues

Acidentes com motos 3

Deve haver uma maior fiscalização por parte da polícia todos os dias realizando blitze e voltar a ser obrigatório o uso da proteção das pernas do condutor.

José Herminio

Paranaguá

Lendo a matéria "Centro de Paranaguá sem carros" (Gazeta, 21/2), só vejo benefícios na ideia de fazer um calçadão na cidade. Concordo com todos os argumentos, inclusive com a justificativa de que não existiam carros na época da construção do centro histórico. É a nossa chance de reconhecermos os limites das nossas construções para poder preservá-las e ainda estimular o exercício físico e a consciência ecológica com as bicicletas.

Marília Garcez

Violência em Curitiba

Quando se compara as taxas de homicídios das regiões metro­­politanas de São Paulo e Rio de Janeiro e Curitiba, chegamos à conclusão de que estamos em pior situação. Se a criminalidade continuar no ritmo em que está neste início de ano, no fim de 2010 seremos líderes absolutos em taxa de homicídio entre as capitais brasileiras.

Sidney Mendes

Vagas de emprego 1

Vagas de emprego são raras. Com um bom currículo na área de construção, não estou conseguindo, há mais de doze meses, uma vaga que realmente tenha um real valor. Em Curitiba, quase nunca há anúncios solicitando profis­­sionais qualificados desta área e oferecendo salários dignos.

José Alexandre Aquino

Vagas de emprego 2

Existem muitas vagas, mas não são dadas oportunidades aos que não possuem qualificação. Muitas vezes o candidato tem toda a qualificação para trabalhar e não consegue porque não tem comprovação de experiência. É necessário dar oportunidade às pessoas.

Francine Mihalski

Carreira de professor

Em um governo em que altos cargos do país não exigem graduação e escolaridade de peso, como a profissão divina do professor será valorizada? Afinal, ensinar é abrir a mente. O professor deveria ser reco­­nhecido pela sua missão, uma profissão que deveria ser respei­­tada, valorizada e preservada.

Paulo Walbach Prestes

Aula de cinema

Ao invés da disciplina de cinema que querem ofertar aos nossos alunos, o governo poderia incluir como matéria curricular a Constituição Federal, em específico o artigo 5.º que ressalta os Direitos Fundamentais. Assim, nossos filhos saberão desde crianças quais são seus verdadeiros direitos como cidadão e, de posse desse conhecimento, aprender a votar e a cobrar de nossos políticos o exercício pleno de seus direitos.

Clifford Cobbe

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]