• Carregando...

Estou tendo de refazer minha carteira e achei um descaso o que fizeram comigo e com tantas outras pessoas. Iniciei as aulas no fim de maio, não faltei a nenhuma nem fui reprovado em nenhum exame, mas o atraso em marcar um exame no Detran é enorme. As aulas práticas foram encerradas no dia 15 de agosto e só conseguiram marcar o teste para 10 de setembro.

Allan Neto, por e-mail

Sem álcool

O chope sem álcool (Gazeta, 27/8), pelo que li não perderá o sabor, além de não fazer mal à saúde. O álcool provoca dores de cabeça, tontura, sonolência e não faz bem para o fígado. O novo chope, portanto, é uma boa idéia. A saúde agradece. Poderiam agora mudar a fórmula e criar o cigarro sem fumaça nem nicotina.

Daise Marie Grigoriu, por e-mail

Lapa

Fomos procurados por uma funcionária do Colégio Agrícola da Lapa, para organizar um jantar, com o objetivo de arrecadar fundos para melhorias na referida escola. Como de costume, eu e minha esposa aceitamos, pois a causa é justa e nobre. Só que, fomos pego de surpresa, quando soubemos que havia pessoas que não concordavam com nossa ajuda, questionando a nossa presença constante naquela escola. Só tenho uma coisa a dizer a essas pessoas: a sociedade precisa se envolver e ajudar as boas instituições, tanto de ensino quanto outras que passem por dificuldades financeiras. A nossa intenção era de ajudar, pois estamos cientes das dificuldades pelas quais as escolas passam. Não quero ser como Pôncio Pilatos, que lavou as mãos.

Mauro Wolff, Lapa – PR

Pré-sal

A Petrobras é a empresa que orgulha os brasileiros e desempenha um forte trabalho social nas comunidades onde tem refinarias e terminais – na educação e no desenvolvimento de novos profissionais, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Não é justo que seja tirada dela a exploração das novas descobertas no pré-sal. Acho que o governo pode mudar a forma de distribuição de royalties aos municípios e estados e determinar onde essas verbas devem ser aplicadas. A criação de uma nova estatal poderá virar um cabide de empregos e disso não precisamos.

Humberto Paulo Bortolini, Curitiba – PR

Sarney

A recente manifestação do primeiro presidente civil após a ditadura, José Sarney, asseverando desconhecer a prática de tortura no regime militar é de tamanha desfaçatez que nos indigna. O autor de "Marimbondos de Fogo" prova que sua vivência política de 50 anos nada de útil acrescentou ao povo brasileiro. Se Sarney lesse a biografia do fantástico João Saldanha, que foi vítima do regime militar, não diria tamanha sandice.

Antônio Martins Correia Jr., Wenceslau Braz – PR

Terminais

Freqüentemente passo pelo Terminal Hauer e observo que o estado de conservação é ruim. Toda vez que chove aparecem goteiras no interior dos terminais. Além disso, a quantidade de luminárias que não funcionam é maior por causa, provavelmente, da condensação de umidade. A estrutura é tão ineficiente que me dá vontade de montar um projeto para pesquisas sobre os terminais.

Wilson Takao Oyama, por e-mail

Anencefalia 1

Filhos são sempre filhos. Não importa se nascem sem cérebro, sem braços ou sem pernas. Sob o aspecto biológico, todos nascemos incompletos em maior ou menor grau. Por esse motivo, em algum momento de nossas vidas, ocorre o processo de doença e morte. A necessidade de viver é muito forte em qualquer ser vivo, com ou sem cérebro. Sabemos muito pouco sobre a origem da vida. O fato é que a humanidade tem investido bilhões de dólares em pesquisa para constatar se ela ocorre em forma microscópica em outros planetas. Até agora, as informações oficiais apontam para a existência de um universo gigantesco, frio e sem vida. Se a vida é a exceção desse imenso vazio, fiquemos então com a vida. Mesmo que seja efêmera.

Paulo Abrahão, advogado, Curitiba – PR

Anencefalia 2

Espero que, depois das consultas sobre o tema, o Supremo Tribunal Federal decida-se pela interrupção da gravidez em caso de anencefalia, pois me coloco no lugar das mães e me compadeço de seu sofrimento. Quanto às que preferirem levar a gestação adiante, que assim o façam. Trata-se de garantir um direito e não de impor uma obrigação.

Carmen Kawahara, por e-mail

Nepotismo 1

Para quem deveria ser dispensado a bem da impessoalidade na administração pública, o subterfúgio da promoção ao cargo de secretário especial (Gazeta, 27/8). Para manter uma deformação histórica, como é o nepotismo, cria-se no Paraná a aberração de um artifício inadmissível.

José Nelson Dutra Fonseca, aposentado, Curitiba – PR

Nepotismo 2

O governador Requião, ao reintroduzir nas grades curriculares a disciplina Filosofia, foi alvo de aplausos. Agora, ao burlar a lei criando secretarias especiais de estado para manter nos cargos os familiares, merece o repúdio dos paranaenses que o elegeram, pois transgride os princípios da ética e da moral, pilares da Filosofia.

Ivani Omura, por e-mail

Nepotismo 3

Só falta criarem a Secretaria da Pilantragem e a Secretaria do Deboche. Agora dá para entender a propaganda eleitoral que alerta para não "andarmos em círculos". Viva a republiqueta!

Eduardo Ratton, professor da UFPR, Curitiba – PR

Nepotismo 4

Ato vergonhoso o do governador Roberto Requião ao criar secretarias especiais para, com isso, evitar o desmame de parentes. Ao contribuinte, em vez de segurança, o ônus do pagamento dos nepotes. Parabéns, governador, pelo descaso àqueles que o elegeram.

Sueli Macagnan, Guaratuba – PR

Nepotismo 5

Simplesmente lamentável a atitude do governador em burlar a nova súmula vinculante sobre o nepotismo criando duas secretarias especiais para manter no cargo o irmão e a esposa. Atitude que afronta o princípio constitucional da moralidade, um desrespeito ao Supremo Tribunal Federal e um fato que cobre de vergonha todos os paranaenses.

Waldemar Brand Neto, por e-mail

Transporte 1

O sistema de transporte de Curitiba está realmente saturado, mas vejo que existem políticas para que esse problema seja resolvido. Nos últimos dias tenho lido na Gazeta muitas opiniões, inclusive de especialistas em transporte urbano, criticando duramente o transporte coletivo de Curitiba. Moro em Cuiabá há três meses e não consigo nem comparar o sistema daqui com o de Curitiba. Uma das prováveis soluções é a implantação do metrô (a longo prazo) ou linhas alternativas como a que está sendo instalada na Marechal Floriano Peixoto.

João Carlos Lima, por e-mail

Transporte 2

Tenho uma sobrinha que trabalha no Ministério Publico do Meio Ambiente e decidiu aposentar seu carro (vai vendê-lo), pois optou pelo ônibus e me provou que a economia foi extraordinária. Ela também se beneficiou em termos de saúde, pois faz mais caminhadas. Seu nível de estresse baixou muito, pois dirigir no trânsito caótico é uma coisa que a irritava muitíssimo. Além disso tudo, ela está contribuindo para diminuir a poluição.

Samia Melara de Oliveira, Curitiba – PR

Metrô

A maioria dos candidatos a prefeito de Curitiba incluiu em seus programas a construção do metrô. Até agora, no entanto, nenhum deles mostrou disposição para enfrentar o lobby das empresas de ônibus que por mais de dez anos têm adiado a realização dessa importante obra para a cidade.

Paulo Sidnei Ferraz, engenheiro civil, por e-mail

* * * * *

Fale conosco

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]