• Carregando...

O arquivamento do processo de cassação dos deputados Nelson Justus e Alexandre Curi na Assembleia Legislativa do Paraná (Gazeta, 10/11) só vem nos brindar, amargamente, com a mais absoluta falta de decência na política estadual e a já tradicional impunidade reinante neste país.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa

Diários secretos 2

"Não havia embasamento legal para a cassação. As urnas absolveram os dois", declarou o deputado Ademar Traiano, do Conselho de Ética. Se houve absolvição é porque há algo de errado. Infelizmente prevaleceu o corporativismo dos senhores deputados que perderam a grande chance de mostrar ao Paraná e ao Brasil que na Assembleia deste estado não se permitem erros, nem por omissão. Foram eleitos para gerir os recursos públicos com dedicação e não para se beneficiarem deles com o nítido desrespeito ao voto recebido. O voto é uma procuração em branco que o povo passa a pessoas que se apresentam como honestas e sinceras. A ética foi enterrada pelos corporativistas.

Geraldo Buss

Enem 1

Quero fazer minhas as palavras do Élio Gaspari (Gazeta, 10/11). O Enem significa uma nova e indispensável etapa para a vida dos jovens. Essa avaliação foi deixada à revelia dos incautos "inatingíveis" líderes da nossa Nação. Eles oficializam a incompetência, tentam varrer para baixo do tapete as suas mancadas. Não se desculpam, não apresentam as responsabilidades. É vergonhoso não fazerem o mea culpa, é vergonhoso dizerem que tudo correu como o previsto.

Carla de Souza Costa, arquiteta

Enem 2

Fiquei indignada com as declarações do presidente do Inep, do ministro Fernando Haddad e principalmente do presidente Lula. É uma ofensa para os milhões de estudantes que, assim como eu, participaram dessa prova desastrosa. Além de declararem que o Enem foi um sucesso, ainda argumentaram que os erros na prova amarela prejudicaram poucos estudantes. Eu fui uma dos milhares de pessoas prejudicadas por ter recebido uma prova incompleta. Foram dois anos de dedicação total e, no final, não tinha as questões para resolver. Está provado que os organizadores não têm capacidade de realizar um exame sério e sem erros.

Maria Fernanda Gasparoto Tonin

Volta da CPMF 1

Por que esse tema não foi objeto de debate entre os candidatos durante a campanha eleitoral? Já começaram a trapacear com o aceno da volta da CPMF. Os autores do desvio de finalidade da CPMF deveriam ter sido processados, ou estarem sofrendo processo, se realmente tivéssemos um Judiciário forte, apolítico, e que exercesse a sua função sagrada de guardião da Constituição.

Julio César Cardoso

Volta da CPMF 2

Parece que o problema não está em arrecadar mais e sim em gastar bem. Recentemente foi noticiado que o nosso glorioso Congresso Nacional tem um orçamento maior do que dos municípios de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre juntos. O Congresso norte-americano tem 435 deputados e 100 senadores para 50 estados fisicamente idênticos. Por que no Brasil precisamos gastar tanto por tão pouco conquistado?

Antonio Carlos Wanderley

Caso Carli filho

São fatos: carteira de habilitação suspensa e com acúmulo de pontuação. Altíssima concentração de álcool no sangue e altíssima velocidade. Mas, mesmo assim, nossos doutores da Lei não conseguem julgar o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho (Gazeta, 9/11). Como posso educar meus filhos falando de justiça, respeito e lealdade se não há exemplo algum na sociedade a seguir?

Honório Petersen Hungria Jr., personal trainer

Professores temporários

Quem como eu tem filhos em escolas públicas sente na pele o despreparo e desinteresse de professores, independentemente de serem temporários ou concursados. Sou a favor de pagar bons salários a professores desde que esses cumpram metas específicas, não só de aperfeiçoamento constante nas áreas de conhecimento em que atuam como em ferramentas tecnológicas. Caso contrário, profissionais ruins, concursados ou não, devem ser substituídos.

Cristina Schuster

Desenvolvimento humano

O avanço da sociedade brasileira esbarra, obrigatoriamente, na questão fundamental para o desenvolvimento sustentável do Estado Moderno, que é a educação. Somente através da educação de qualidade, com o aprimoramento do conhecimento, do estímulo da criação e a ampliação da consciência poderemos alcançar o equilíbrio entre o sentir, o pensar e o fazer, modificando assim o modo de o cidadão ver e se relacionar com o mundo.

Gisele Buquera Bettes

Trânsito

Pelos dados publicados na matéria "Trânsito mata uma criança a cada dois dias no Paraná" (Gazeta, 10/11), espero que a mídia mobilize a população e a Polícia Militar para que voltemos a ter uma atividade policial intensa com várias blitze diárias pela cidade. A sensação de impunidade e de falta de fiscalização leva os maus motoristas a continuarem dirigindo de forma irresponsável.

Everton Marcelino de Souza

Transporte coletivo

Não sabemos quem são os responsáveis por problemas de atraso nos horários das linhas de ônibus, mas sabemos quem enfrenta todos os dias essa situação: nós os usuários do transporte coletivo. Seja de manhã para irmos para o trabalho ou à tarde quando fica bastante complicado na volta para casa.

Margareth Duda

Miséria

A Gazeta do Povo, em sua edição de domingo (7/11), publicou a matéria "O Brasil duro de acabar", na qual é relatada a situação de precariedade de moradores da Vila Pantanal, uma área de ocupação irregular localizada no bairro do Boqueirão. Gostaríamos de informar que tal região está com intervenção em andamento pela prefeitura e Cohab. O projeto inclui obras de urbanização e construção de casas para reassentamento de moradores em situação de risco ou de vulnerabilidade social.

Teresa Elvira Gomes de Oliveira, diretora técnica da Cohab

Virada Cultural 1

A corrente cultural que ocorreu no último fim de semana foi realmente muito interessante. Toda a população curitibana pôde participar da virada, pois, com os shows abertos ao público, o Centro da capital paranaense estava mais cheio do que o normal, diria até mais colorido e bonito.

Jennifer Simone Vieira de Andrade

Virada Cultural 2

Adorei a Virada Cultural em Curitiba. Nos locais em que estive não presenciei nenhum ato de vandalismo ou violência. Gostaria de parabenizar a Fundação Cultural de Curitiba.

Alcione Borges de Macedo Mali

Corpo em forma

Para me manter em forma, evito comer mais de um carboidrato na mesma refeição, nunca fico mais de 3 horas sem me alimentar, como uma fruta nos intervalos das refeições e sempre que possível faço algum tipo de atividade física, ao menos três vezes por semana.

Nislei Teresinha Steffler

Nostalgia

Sou um fã da coluna Nostalgia, tenho muitos recortes dela guardados em minha casa. Apesar de não ter vivido nesses anos dourados, sou muito ligado a coisas antigas, e as fotos são um prazer para mim.

Elias Dickmann

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]