• Carregando...

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." Os dizeres centenários de Rui Barbosa retratam com absoluta fidelidade o Brasil de hoje, o que é lamentável.

Patrício Caldeira de Andrada

Diários secretos 2

Quando tomam posse, os deputados estaduais, através do seu presidente, prestam o seguinte juramento: "Prometo guardar a Constituição Federal e a estadual, desempenhar lealmente o mandato que me foi confiado pelo povo paranaense e promover o bem do nosso estado". Precisa dizer mais alguma coisa?

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

PAC 2

Durante sete anos de governo os investimentos em saúde, educação, segurança, infraestrutura etc. não foram feitos, apesar dos aumentos constantes de arrecadação. Ao término do governo, já que agora vai ser só cabo eleitoral da Dilma pago com nosso dinheiro, Lula lança um PAC para fazer o que não fez durante o seu governo. Ora, chega de palhaçada.

Antonio Carlos Wanderley

Lula e o processo de paz

Processo de paz no Oriente Médio mediado por Lula é o fim do bom-senso crítico. Se não conseguiu mediar a guerra nos morros do Rio que continuam nas favelas de São Paulo, tráfico de drogas em seu próprio país, como poderia mediar qualquer tipo de processo de paz no oriente? Lula, se oriente.

Odemil Wagner

Escolas especiais

Hoje as escolas regulares devem receber as crianças com deficiência de diferentes tipos. Os professores que ali atuam não têm preparo para atender essa criança. Além disso, as turmas lotadas não permitem que esse profissional dê o atendimento que esse aluno necessita. Então, acredito que cada caso deve ser analisado e, dependendo do grau da deficiência, será melhor para a criança que seja atendida por uma escola especializada. Isso é uma questão de respeito a esse indivíduo.

Margareth Chyla

Motivos para amar Curitiba

É a cidade da minha vida; foi aqui que formei minhas filhas e nasceram meus netos. Eu simplesmente a amo por amar. E isso é verdadeiro.

Pedro Inácio Araújo da Silveira Leite

Trânsito inseguro

Para que os motoqueiros sofram menos acidentes é preciso cobrar e fiscalizar uma nova legislação de trânsito para motoqueiros, penalizando com rigor. Além disso, é necessário conscientizar os motoristas e motoqueiros, dividindo a responsabilidade de ambos para um convívio mais harmonioso. Respeitando a vida com meta principal. Exigir dos motoristas profissionais (taxista, frentistas) no treinamento no Detran mais respeito para os motoqueiros.

Marcos Silva

Aumento da violência 1

A violência cresce porque o Estado está empobrecendo devido ao declínio da economia paranaense (Gazeta, 31/3).

A fuga de investimentos e empresas para o Centro-Oeste, que recebem incentivos fiscais do governo federal e o desinteresse e apatia dos paranaenses que não lutam por mais recursos fazem com que o Paraná seja sempre o estado que recebe menos investimentos no Brasil.

Lucianno Kolody Bay

Aumento da violência 2

A violência cresce porque o bandido está armado, solto e tem a lei a seu favor. Sim, a lei é favorável ao bandido, principalmente se este tiver dinheiro no bolso. O povo está desarmado, preso dentro de casa por muros, arames farpados e vidros blindados. Enquanto as leis forem leves e a Justiça lenta, a violência vai aumentar. Em suma, culpa dos três poderes da democracia.

Marcos Garcia

Aumento da violência 3

A ideia de esperar uma ação dos governantes para só então se mobilizar me causa repúdio. Não basta apenas reclamar do que não é feito pelos nossos representantes, é necessário que sejamos força mobilizadora. Dessa forma se constrói um país mais justo e mais habitável para nossos filhos.

Ailime Kamaia

Renda extra

Vemos, por vários tipos de escândalos que povoam o noticiário, que baixos ou altos salários não são justificativas para nada. O que ocorre com os policiais e atividades semelhantes é que grande parte do tempo de trabalho deles é no chamado estado de "prontidão" ou vigilância. Além do que as escalas de trabalho sempre garantem grandes períodos de folga, dois ou três dias que geram tempos ociosos, com isso os profissionais desse tipo de atividade procuram ocupações que geram rendas adicionais!

Marcos de Luca Rothen

Prevenção

O problema do jovem com o uso do preservativo não é com a possibilidade de ele poder adquirir a aids, e sim para evitar gravidez indesejada na adolescência. Se os métodos contraceptivos fossem 100% eficazes, a aids tornar-se-ia um caos entre os jovens, pois eles nunca acham que podem pegar a patologia, achando erroneamente que só as outras pessoas são vulneráveis. A grande maioria não pensa na qualidade de vida dos soropositivos e muito menos isso afetará de algum modo o uso constante do preservativo.

Daymon Frankilin Conceição

Julgamento célere?

No dia 27, os brasileiros sentiram-se satisfeitos ao saberem do resultado do julgamento do caso Nardoni. A justiça fez o seu papel e a sociedade aplaudiu. Missão cumprida. E o caso Giovanna dos Reis Costa? Impossível esquecer esse crime hediondo. A menina de 9 anos saiu vender rifa de Páscoa e desapareceu em 10 de abril de 2006. Dois dias depois foi encontrada morta dentro de um saco de lixo, nua e amarrada com fios em um terreno perto de sua casa, em Quatro Barras. Ela sofreu estupro e morreu por asfixia. A investigação apurou que a menina perdeu a vida em um ritual de magia negra, A repercussão do crime de São Paulo durou meses na mídia. E este crime no Paraná? No dia 10 de abril, completará quatro anos de sua morte e a justiça ainda não agiu. E dizem que devemos acreditar que a justiça tarda, mas não falha. Esqueceram de completar, depende da classe social.

Cristiane Fortes, Quatro Barras – PR

Envelhecer em paz

Gosto muito dos artigos da jornalista Marleth Silva. Sempre indagadores e críticos. Produzem algum incômodo no leitor, um alerta para olhar mais de perto o que passa despercebido. Envelhecer, aceitar, estar preparado para morrer é algo para poucos (Gazeta, 27/3). Mesmo quem não se importa com o modo como aparenta acaba por sucumbir à tintura no cabelo, as mulheres, especialmente. Parece às vezes até uma questão de higiene!

Inês Lacerda Araújo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]