• Carregando...

A "limpeza" que disseram fazer foi apenas uma maquiagem. Compare o número de funcionários comissionados com o da época anterior à publicação da série "Diários Secretos". Os funcionários concursados foram colocados à disposição de outros órgãos. A única coisa que fizeram foi contratar os amigos.

Walter Aguiar

Bebida na Copa

O Brasil é mesmo um lugar estranho. Estamos discutindo a liberação do uso de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa do Mundo de 2014. Estranho porque nos Estados Unidos não foi permitido. Eu estive lá e só tinha refrigerante com muito gelo, quase uma água. Por que nossos políticos temem com a Fifa? E as nossas leis, rasgamos?

Jorge Luiz Penso

Expulsos do IML 1

Não se admite que um quase formado brinque com o sofrimento de um familiar. Esses futuros médicos precisam saber se comportar numa sala de aula, em um necrotério e também em uma consulta no qual são assistentes.

Ronaldo Succk Tavares

Expulsos do IML 2

Sou acadêmica de medicina da Faculdade Evangélica do Paraná e achei um absurdo a declaração do diretor do IML, Porcídio Vilani, sobre o mau comportamento dos alunos nas aulas práticas do instituto. Todos os dias estamos na Hospital Evangélico atendendo pacientes e, inclusive, realizando exames ginecológicos. Tenho certeza de que meus colegas que já passaram por essas aulas práticas se comportaram como verdadeiros médicos. As aulas teóricas já são fascinantes e tenho certeza de que as práticas serão ainda mais.

Carolina Gusso da Costa

Tablet em sala de aula

Eu aprovo o uso de tablet em sala de aula desde que ele seja utilizado devidamente. Não apenas como instrumento de entretenimento, mas como busca de conhecimento, que leve o aluno a aprender a pensar, a pesquisar e a elaborar. O papel do professor é oferecer o que há de melhor em conhecimento e tecnologia para o aprimoramento do aluno.

Célia Marcondes Machado, psicóloga

Greve de professores

Correram o mundo as imagens dos professores brasileiros fazendo greve para que os estados e municípios paguem o novo piso salarial. Essa heroica categoria, infelizmente, aqui no Brasil é contabilizada em seus orçamentos como despesas. Nos outros países os governantes contabilizam os recursos como investimentos em capacitação.

José Pedro Naisser

Moradores de rua

Há de se considerar que os moradores de rua não estão nessa condição por vontade própria, ou por opção de vida. Trata-se de uma população excluída da sociedade. Apesar de existirem certas políticas setoriais e assistencialistas há uma grande dificuldade em superar esse problema social. O desafio está em como reintegrar essa população a uma condição de inclusão social pelo trabalho e pela convivência.

José Luciano Ferreira de Almeida

Ministro da Pesca

O desafio de Crivella vai além da pescaria com anzol e minhoca. O Ministério da Pesca e Aquicultura é importante para o desenvolvimento da atividade no país. A FAO/ONU revelou que neste século os estoques pesqueiros dos oceanos se esgotarão, indicando aos países em desenvolvimento o apoio à aquicultura para geração de empregos, renda e principalmente proteína para consumo humano. Temos uma imensa costa, rios, lagos e represas. Falta uma política pública para o uso sustentável desses recursos.

Nereu de Oliveira

Ferryboat

A licitação que deu origem ao atual contrato do serviço do ferryboat em Guaratuba especificava reformas nos atracadouros, readequações e novas embarcações e instalação de um "equipamento contador de tráfego" conforme anunciado pelo DER à época. O prazo de dois anos para a primeira reforma de embarcação já acabou. Agora vem esse aumento da tarifa e os investimentos previstos em contrato para melhora dos serviços foram esquecidos.

Orlando Felipe da Conceição

TCU condena

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alípio Leal, deveria ser afastado até a conclusão final do caso de contratação irregular na UFPR, quando ele era diretor da Escola Técnica (Gazeta, 16/3). Seria melhor para o andamento do caso.

Rui Libretti

Vencimentos de desembargadores

A Justiça é usada rápida e eficiente somente em benefício próprio. Porém, quando a população precisa dela, não conclui os processos em tempo adequado.

Raul Suely

Sacolas plásticas 1

As sacolas plásticas entregues pelos supermercados não são biodegradáveis? Sacos de lixo tradicionais (pretos) não se degradam no meio ambiente. Qual é o interesse que está por trás disso? Por que não fazem uma campanha maciça para aumentar o índice de reciclagem de outros materiais? A conscientização precisa ser mais ampla.

Luiz Schuwinski

Sacolas plásticas 2

Não é a sacolinha do mercado que vai poluir mais ou menos o meio ambiente. Se não tivermos a sacolinha distribuída teremos de comprar saco de lixo para acondicionar o lixo doméstico.

Cláudio Castro

Da gôndola para o caixa

São raras as vezes que não ocorre de haver pelo menos um produto com preço incorreto em supermercado. Definitivamente, não tenho confiança nas intenções de algumas empresas.

Carlos Affonso

São José

Adorei a coluna de José Carlos Fernandes "Olha o que foi meu bom José" (Gazeta, 16/3) tanto pela qualidade do texto quanto pelo elogio ao nosso nome. Quanto a mim, posso lhe dizer que esse nome, até hoje, só me trouxe alegria.

José Orlando Crema

Água para todos

O mundo consome 9 trilhões de metros cúbicos de água por ano. Essa informação consta na pesquisa realizada pela Universidade de Twente, na Holanda. Nesses últimos 20 anos mais de 2 bilhões de pessoas pobres finalmente tiveram acesso a água potável. Mas há ainda 800 milhões de pessoas que não dispõem com qualidade este precioso líquido, o que tem gerado a morte de 1,5 milhão de crianças por ano devido a doenças transmitidas pela água. Já do lado do saneamento básico, 3,5 bilhões de pessoas vivem em casas sem coleta de esgoto. Independentemente das mazelas dos nossos governos, o melhor é colaborar economizando água.

Paulo Panossian

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]