• Carregando...

Mídias Sociais

Subsídio

"Dificilmente Beto Richa iria desgastar a imagem por causa do subsídio. Vamos ver agora se com os empréstimos liberados ele vai equacionar o caixa do governo e pagar todos os fornecedores."

Cleber Pereira, via Facebook, sobre a manutenção do subsídio ao transporte coletivo metropolitano.

Metrô de Curitiba

"Sem pressa. Vamos fazer bem feito, mesmo que demore mais, porque provavelmente o metrô vai transformar Curitiba para sempre."

Narayana Astra van Amstel, via Facebook, sobre a revisão do edital do metrô de Curitiba (Gazeta, 24/2).

Doadores de campanha

"Eles trabalham para os seus doadores e não para o povo paranaense. E pensar que são pagos com o nosso dinheiro para legislar contra nós!"

Tiago Borges dos Santos, via Facebook, sobre os gastos dos deputados paranaenses com empresas doadoras de campanha.

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

A engrenagem política só funciona na base do toma-lá-dá-cá, e o fluido usado para que essa engrenagem funcione é uma mistura de corrupção, farra com o dinheiro público e conchavos. Só não vê quer não quer o fato de empresas inidôneas serem contratadas por políticos (Gazeta, 23/2) . E, independentemente de a empresa ser idônea ou não, acredito que deveria ser proibido qualquer tipo de doação para campanhas. Quem doa não está preocupado em melhorias para a coletividade, mas em conseguir futuras vantagens.

Carlos Buffa Neto

Vaquinha 1

Estou plenamente de acordo com o editorial "A vaquinha dos mensaleiros" (Gazeta, 24/2), comentando o comportamento de Gilmar Mendes, quanto à vaquinha com a qual os mensaleiros arrecadaram mais do que o necessário para pagar as multas a que ficaram sujeitos. Jamais um juiz de corte suprema deve se comportar como Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.

Antônio Carlos Pacheco

Vaquinha 2

Não acredito que o ministro Gilmar Mendes tenha errado ao remeter a carta ao senador Suplicy invocando que os que contribuíram para pagamento das multas do mensalão deveriam fazer uma vaquinha para ressarcir o governo. Naquele momento, o ministro pensava mais como cidadão brasileiro, que fora prejudicado, roubado e esbulhado, do que propriamente como ministro, e por essa razão sentiu-se no direito de extravasar sua indignação.

Darcy Machiavelli

Auxílio-moradia

Parece que os juízes estaduais vivem em outro mundo e que são funcionários diferenciados ao pleitear auxílio-moradia. Estão sempre à procura de um jeito de aumentar seus vencimentos e vantagens, usando, como bem demonstra a coluna de Celso Nascimento (Gazeta, 23/2), de lobby e pressão psicológica para com os deputados.

Luiz Carlos G. Santos

Venezuela

Sobre o editorial "Flerte com o totalitarismo" (Gazeta, 23/2), é claro o desejo do PT de transmitir uma visão distorcida e parcial dos acontecimentos. Para situações similares há tratamentos distintos, dependendo dos interesses envolvidos. Um ditador é execrado e outro, elogiado; aquela manifestação é apoiada e a outra é um "golpe das elites". Críticas recebidas são sempre caracterizadas como "contra o Brasil".

Robert Hipólito

Ditadura

Perfeita a análise de Belmiro Valverde no artigo "64 + 50" (Gazeta, 23/2). A impressão que se tem é exatamente de uma inversão de valores, com a história sendo contada apenas do ponto de vista dos "perdedores". Afinal, se estão hoje no poder ou podem se expressar com liberdade, não foi graças à sua luta armada para a implantação de um regime social-marxista, e sim – ironicamente – graças aos militares e à sua "ditadura".

Luiz Fernando Mazzarotto

Ucrânia

Parabéns ao povo da Ucrânia (Gazeta, 24/2), que passa por uma situação ao mesmo tempo triste e emocionante. Estão dando um alerta às opressões, e fizeram valer o ditado que diz que a voz do povo é a voz de Deus. Uma lição de coragem para a humanidade e aos governantes que se vendem por interesses pessoais.

Hermes Carlos Bollmann

Correios

A cada ano que se inicia nós temos dúvida não se os Correios vão entrar em greve, mas quantas vezes entrarão em greve durante o ano. A única coisa que restou da ECT é a simpatia que a população ainda nutre pelos simpáticos carteiros e carteiras. Por que um país inteiro tem de se submeter a uma única empresa ineficiente? Por que não permitir às DHL, UPS e Fedex da vida oferecerem melhores serviços para a população?

Geraldo Lucio Kroeff

Unicentro

A perspectiva divulgada pelo secretário da Seti, João Carlos Gomes, de oferta do curso de Medicina na Unicentro e, no médio prazo, também na Unioeste (Gazeta, 23/2) é uma positiva e relevante iniciativa para a educação e a saúde no Paraná, possibilitando a ampliação do acesso à formação e ao atendimento na área, em especial à população do interior.

Jacir Venturi, presidente do Sinepe-PR

Cientistas

Tenho muito orgulho de ter conhecido durante a minha formação acadêmica duas professores que são um marco dentro do ensino e pesquisa do Paraná: Danúncia Urban e Glaci Zancan (Gazeta, 23/2). Além do fato de serem mulheres pioneiras em pesquisa científica, são um exemplo de dedicação e amor à ciência, nunca medindo esforços para ensinar a todos que foram seus alunos o muito que sabiam de suas áreas.

Adriana Lacerda Twerdochlib

Copa do Mundo 1

Algumas pessoas dizem que é tarde para protestar contra a Copa, que isso deveria ter acontecido em 2007, quando a Fifa anunciou o Brasil como sede da competição. Entretanto, desde aquela época, a população foi levada a acreditar que a Copa traria inúmeros benefícios ao país, mas hoje, diante das obras malfeitas, inacabadas e superfaturadas, vejo que são muito oportunos os protestos que ocorreram e ainda ocorrerão tendo a Copa como tema, pois nos venderam gato por lebre.

Walter Bergasse

Copa do Mundo 2

Os nossos governos militares foram alvo de críticas pesadas, no entanto, vem sendo comentada – e elogiada! – a atitude do presidente João Figueiredo, que se posicionou frontalmente contra a realização da Copa do Mundo de 86 no Brasil. Sua argumentação foi impecável: listou uma série de problemas que demandavam soluções urgentes e encerrou dizendo que o governo não iria gastar dinheiro em estádios de futebol.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Urbanismo

Sobre o artigo de Fábio Duarte "Curitiba modesta" (Gazeta, 20/2), nossa Curitiba está a cada dia sendo descaracterizada. Em nome das obras para a Copa estamos perdendo, entre outras coisas, os pequenos espaços verdes urbanos, que tanto amenizam o desconforto do concreto. Nossas avenidas, antes tão bem planejadas com necessários canteiros centrais, estão sendo ampliadas em largura e reduzidas a apenas asfalto. Estamos deixando morrer aquela agradável capital ecológica.

Regina de Paula

Trânsito

Motoristas embriagados envolvidos em acidentes com morte (Gazeta, 20/2) deveriam ser presos imediatamente sem direito a fiança e ter a carteira de habilitação retida. A autoridade policial poderia encaminhar o preso para audiência perante um juiz de plantão, e seria julgado com aplicação de multa bem elevada ou pena restritiva de liberdade. Só assim se reduziriam os acidentes de trânsito por direção perigosa.

Flavio Bovo

Violência

Um homem se aproxima do prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília e dispara quatro tiros; dias atrás, uma horda de revoltosos integrantes do famigerado MST tentou invadir esse mesmo STF. Quem sabe não seria agora uma boa hora para que nossas autoridades resolvam, de uma vez por todas, rever nosso ultrapassado Código Penal?

Luis Fernando Santos, Laguna – SC

PMDB

Oposição tem de existir, mas, se o PMDB é tão forte politicamente, por que não tem candidato a presidente? Sempre estão a reboque de quem está no poder. Está na hora de sair do armário e mostrar se tem mesmo força política.

Aliceu Canassa

Radicalização 1

A política se aproveita dos programas sociais existentes para consolidar seu poder, usando as pessoas, a maioria de baixa renda, como massa de manobra para alcançar seus objetivos. A classe média, que paga impostos caros em nosso país e não tem serviços de qualidade, está se revoltando. O grau de insatisfação atingiu o limite da paciência e da ignorância da população. Eles cobram aquilo que a sociedade não lhes dá.

José Ricardo Morato

Radicalização 2

Com toda certeza a política tem responsabilidade pela maioria das atividades radicais que têm ocorrido no Brasil e outros países. Muitas das decisões que são tomadas em assembleia política fechada não contam com a presença do povo que será atingido. Isso acaba refletido no desagrado da população, que sente na pele e principalmente no bolso cada medida equivocada.

Eduardo Rodrigues

Maioridade penal

A redução da maioridade penal é desejada por 90,4% dos brasileiros. Ficou claro que muitos políticos não estão preocupados com os problemas que nos afligem. Muitas soluções são apontadas para esse problema sério que são os crimes cometidos por menores, mas pouco se tem feito.

José de Barros

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]