• Carregando...

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Pelo visto, a petralhada está indócil com as últimas de Dilma: começou convidando o presidente do Bradesco para a Fazenda. Recusado o convite, convocou Joaquim Levy – cognominado "mãos de tesoura" por sua obstinação com o rigoroso controle dos gastos públicos – para o mesmo cargo. Dilma, aparentemente aconselhada pelo padrinho, e diante dos baixos índices de popularidade do PT, deverá dar uma guinada à direita na economia. Já viu que, do jeito que a banda tem tocado nos últimos quatro anos, o país quebra e bye-bye projeto de poder.

Silvio Natal,São Paulo – SP

Economia 2

Já que teremos de engolir Lula, Dilma e PT por mais quatro anos, estou torcendo pelo nosso Brasil. Esses novos ministros me passaram confiança. Com eles o Brasil não vai quebrar. Mas em 2018 eu duvido que o Lula ganhe. Se a Dilma continuar não fazendo nada pelo Nordeste – Bolsa Família é desculpa para não fazer nada –, será o fim do PT!

Renato F. WysockiIPTU

A única coisa que a administração municipal de Curitiba fez em dois anos de governo foi aumentar tarifas. Aumentar imposto é a forma mais nefasta de o governo fazer crescer a sua arrecadação. Isso tem impacto em toda a população, independentemente de condição social e econômica.

Edison ShimamuraFuncionalismo 1

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi um dos maiores crimes que já perpetraram. Essa lei absurda serve apenas para os governos cortarem os investimentos sociais, saúde e educação, justificando que é para se adequar à lei. Por que não reduzem salários e outros gastos inúteis? Por que sempre é cortado dinheiro da educação e saúde? Alguém precisa anular essa lei urgentemente ou dizer que não podem ser cortados os gastos sociais.

Maurício Antunes AriedeFuncionalismo 2

Historicamente, José Richa marcou seu governo por conceder aos servidores públicos o 13º salário então inexistente. Diferentemente de seu pai, Beto Richa marca profundamente todo o funcionalismo com a notícia do pagamento do terço de férias em três parcelas, ou seja, o servidor sai de férias com a família sem dinheiro no bolso em dezembro ou janeiro, e vai receber as parcelas no fim de janeiro, fevereiro e março. Isso demonstra o desgoverno desse rapaz, despreparado para a vida pública e mal assessorado.

Alcione Prá, sociólogo

Cidadania

Ótimo o artigo "Empoderamento do cidadão" (Gazeta, 28/11). Nessa mesma linha, acredito que devemos reduzir o escopo, o tamanho e o poder do Estado, devolvendo ao cidadão autonomia sobre sua vida e seus ganhos e aumentando a responsabilidade individual.

Daniel VenturiEnsino ideologizado

A escola pública, infelizmente, virou palanque de partidos de esquerda que desprezam totalmente a meritocracia. A função do professor é a de fazer com que o aluno, de forma independente, decida o que é melhor para si e para os seus. Abaixo a lavagem cerebral!

Carlos FernandesArmas

Sobre a matéria "Senado aprova projeto que prioriza arma não letal em ação policial" (Gazeta, 26/11), a polícia brasileira precisa passar por uma reciclagem de atuação e de sociabilidade para poder usar esses equipamentos. Não adianta dar armas não letais nas mãos de policiais despreparados, pois elas vão se tornar letais.

Cícero Roberto Kruke LachowskiLiteratura

Parabéns à Gazeta do Povo pela coleção Literatura Paranaense, que a cada semana publica uma obra de nossos autores, com 70 mil livros distribuídos como encarte no jornal. Essa iniciativa contribui de forma significativa para a difusão de nossa literatura entre a população de nosso estado, de forma acessível, consolidando igualmente a identidade paranaense.

Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia Paranaense de Letras

Crônica

Os textos de José Carlos Fernandes são maravilhosos . É muito bom ler a coluna e saber das histórias pelo seu ponto de vista tão poético. Dá vontade de ter a nossa vida ali, contada por ele, para ela parecer ainda mais linda do que já é.

Patricia GianniniRedes sociais

A matéria "Redes sociais são 'perda de tempo' para marcas, diz estudo" (Gazeta, 27/11) confirma a opinião que eu sempre tive. Por que gastar mais tempo e dinheiro gerenciando mídias paralelas ao site oficial da empresa? Que lugar seria esse, tão melhor que o próprio site para relacionamento com seus clientes na internet? Existem empresas que contratam funcionários exclusivos para gerenciamento de redes sociais. Grande desperdício de dinheiro, tempo e energia.

Giancarlo BoaronVila Capanema

Interessante a ideia de ceder a Vila Capanema à prefeitura de Curitiba (Gazeta, 27/11). O município poderá deixar de pagar aluguel e irá centralizar suas operações administrativas, melhorando o acesso do cidadão, que não terá de se deslocar de um lugar para outro. Também será removida aquela coisa feia de estádio remendado e cheio de puxadinhos num lugar tão bonito. Só não concordo em construir um estádio para 30 mil pessoas. A não ser que a ideia da prefeitura seja promover eventos – o que também seria questionável –, para que um estádio de 30 mil lugares para um time que não tem mais que 5 mil torcedores?

Marco VechioTerceira idade

A velhice em um país sem educação compromete o merecido descanso dos idosos. Nas grandes cidades, eles são tratados como estorvo e, quando entram em um ônibus, logo se tornam invisíveis e seus lugares são tomados por outros. O idoso é tratado como uma rifa que já correu e só serve para fazer os famigerados empréstimos consignados (forçados) para os filhos e netos. Toda pessoa com mais de 70 anos deveria ser mandada para o Japão, porque lá o idoso é uma referência para a juventude e não é tratado como trapo como acontece aqui no Brasil.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Água

Temos falta de água em diversas cidades do país. Este fato, atribuído à mudança climática, me faz pensar por que o governo, em qualquer esfera, não construiu barragens para abastecer o crescimento das cidades e por que diz para a população poupar água, mas mantém a taxa mínima? Se posso gastar ou não 10 m3, eu pagarei por isso. Cadê o incentivo para a economia? Aliás, esse dinheiro não deveria também financiar o sistema de água? O que está sendo feito com esses recursos?

Michael MullPedágio

Pagar R$ 16,80 de pedágio para ir ao Litoral é um verdadeiro assalto. Não seria exagero pagar isso se os veranistas tivessem o mínimo de infraestrutura na orla. Mas não há água na temporada, faltam hospitais e clínicas para atender quem fica doente.

Eufrem Lapuinka, contabilista

Medicamentos

No Brasil, a burocracia e a má vontade do setor público são referência mundial. Vemos que existe uma demora excessiva até em atividades que afetam a vida das pessoas. Gente morre por má vontade e falta de dedicação de outras pessoas. Nos processos para liberação de medicamentos e outros procedimentos, a lerdeza só pode ser justificada pela má vontade, pois, se outros países mais desenvolvidos já liberaram, por que somos mais rigorosos? Marcos de Luca Rothen

Coleta seletiva 1 O que adianta a coleta seletiva (Gazeta, 25/11) se, quando não estamos olhando, vai tudo pro lixão? É preciso que a separação seja feita, e também a destinação correta do lixo reciclável. Os aterros sanitários estão sempre com capacidade esgotada, e a última instância do lixo é contaminar tudo, principalmente o lençol freático, sujando a água que iremos beber no futuro. Leudinir de Souza, corretor de imóveis

Coleta seletiva 2

A prefeitura de Curitiba deveria deixar de reclamar sobre o que fazer com o lixo nosso de cada dia, e pôr mãos à obra com uma empresa de reciclagem total e fazer dinheiro com isso. Mas na atual gestão fica mais fácil reclamar do que fazer. Lembrem-se de que os novos milionários do século 21 sairão do lixo. Depois não adianta reclamar da perda de oportunidade.

Edson Lincoln Florscuk

Coleta seletiva 3

Esse sistema com as estações de sustentabilidade só terá adesão para quem mora bem perto. Se cada pessoa precisar colocar o lixo no carro para levar à estação, boa parte da vantagem ecológica será anulada. Já calculo que, para descartar corretamente o lixo da família referente a uma semana, eu teria de ficar uns 15 minutos na estação.

Taís Drabik

Congresso

O bate-boca no Congresso acaba se tornando o ingresso mais caro que o brasileiro paga para assistir a uma sessão circense.

Luiz Antonio Vinha

Advocacia

Vejam só, a OAB, dona absoluta da ética no Brasil, vai investigar um causídico que mostra o honorário ganho honestamente defendendo criminosos. A OAB age como se no Brasil ser honesto fosse descartável, e sua maior virtude seja cercear novos advogados de exercer a profissão, com exame que nada mais é que reserva de mercado. Os afamados juristas, que defendem os ladrões da pátria e seus coniventes, esses, sim, deveriam ser censurados publicamente e declarar quanto ganham.

Jorge Abib

Corrupção 1

A declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que corrupção é "cultural" no Brasil infelizmente está bem próxima da realidade. Quantas vezes, conversando com pessoas no meu bairro sobre a corrupção desenfreada na política brasileira, no final da conversa a pessoa termina com a conhecida frase "quem me dera ter essa boquinha também".

Edgard Gobbi, Campinas – SP Corrupção 2 O mar de lama que se espalhou pelo Brasil é de uma imensidão e uma profundidade tão grandes que nem as águas do dilúvio conseguiriam limpar. Por um bilhão de vezes menos, o ex-presidente Fernando Collor foi tirado do poder. Por que será que o Congresso não tira a Dilma da Presidência? Será que existe um sentimento de culpa coletivo no Congresso?

José Luiz Novôa

Corrupção 3

O procurador Rodrigo Janot está correto em sua intenção de abrir vários inquéritos contra os políticos que foram citados nas informações da delação premiada. Sem a aquiescência desses parlamentares e para tentar legalizar os desvios praticados, a quadrilha ora investigada não teria como fazer a distribuição dos valores subtraídos, seja individualmente ou para os partidos políticos citados. Está correto também em não concordar com a retirada dos processos da primeira instância para o STF, pois, uma vez que isso ocorra, provavelmente o entendimento da maioria dos membros daquela corte será pela falta de provas, calcada em entendimentos de leis mais que ultrapassadas.

Rene da Cruz Belem

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]