• Carregando...

É excelente a ideia de limitar a utilização da máquina pública em campanhas (Gazeta, 8/10). Porém, com certeza, isso vai demorar para acontecer! No primeiro turno, fiquei assustado com a agressividade política do presidente nas campanhas dos governadores aliados e principalmente da sua suposta sucessora. O correto seria os chefes do Executivo, nacional e estadual, caso quisessem colaborar em campanhas políticas, se licenciassem de seus devidos cargos para tal atitude. Creio que estamos cada vez mais críticos e cautelosos na escolha de um candidato e espero o máximo de transparência nas próximas eleições, com propostas e debates saudáveis, não uma chuva de vínculos e troca de favores.

Lawrence Young Chiu

Eleição 2

Tenho uma enorme insatisfação ao ver o nosso presidente fazendo parte de campanha eleitoral de candidatos! Lula, como presidente de todos os brasileiros, não deveria estar viajando pelo país, participando dos comícios eleitorais em favor de qualquer candidato. Penso que ele deveria permanecer afastado da campanha sucessória, em respeito a todo o povo brasileiro, que gera renda e contribui para o avanço desta nação. Sua presença nos palanques eleitorais, com certeza, influencia, e muito, a escolha do eleitor!

Antônio César Moura

Tiririca

O palhaço Tiririca foi eleito como mais de 1,3 milhão de votos. Pelo Brasil afora, deve existir muitos outros que foram eleitos pela força da exposição na mídia. Se isso vai ser bom, ou se vai ser ruim, ainda não sabemos. O problema mais imediato que vamos ter é que muitos desses candidatos de ocasião, que obtiveram expressivas votações, pelo coeficiente eleitoral vão levar junto com eles para as assembleias e Câmara dos Deputados outros candidatos mais questionáveis do que eles.

Rubens Santos

Debate 1

O debate imediatamente anterior à eleição, na TV Globo, não foi tão influenciador, pois os candidatos impõem regras para comparecer nos debates. Os modelos de debates não ajudam em nada, os grandes problemas não são colocados em discussão. Gostei mais dos candidatos dos partidos nanicos, pois eles vão mais a fundo nos questionamentos, não ficam fazendo política da boa vizinhança, com medo de se expor. Os candidatos com mais chances acabam não esclarecendo em nada as dúvidas dos eleitores, só falam mentiras e promessas impossíveis de serem cumpridas.

José Natal de Almeida

Debate 2

O debate da TV Globo me ajudou muito a decidir meu voto, pois há certos candidatos que só pensam em atacar outro concorrente se justificando por erros em de debater sobre o que pode ser trabalhado a favor da população. Ele está concorrendo ao cargo para trabalhar a favor da população. Já outros tentam fazer o seu trabalho dando foco no que está sendo discutido, mas são apagados por vexames.

Thiago Cardoso

Documentos para votar

Fiquei muito surpreso ao saber que nem mesmo o TRE aceita o título de eleitor, que eles mesmos emitem, como documento para votar, exigindo então um outro documento oficial com foto. Mas, apesar do protesto, reconheço que o título permite fraude eleitoral.

Francisco Hirato Nagão

Greve bancária

É impressionante como os senhores bancários não estão nem aí para a população, pois a cada ano temos greves seguidas. Eles nunca estão satisfeitos com o salário que ganham e quem sofre com isso somos nós, que trabalhamos sem parar, pagamos nossos impostos em dia e precisamos dos serviços bancários quase que diariamente. Ora, mais ninguém está obrigando os digníssimos a continuar nessa luta sem fim contra os donos de bancos.

James Zimermann, publicitário

Novas experiências 1

A juventude é a época das novas experiências. É a idade em que a nova sexualidade irrompe, acabando com o sonho infantil em que o sexo não tem consequências maiores. É preciso se arriscar para enfrentar um futuro que se avizinha. É preciso entender que a mentalidade frágil é exatamente o que se espera desses jovens, pois assim não precisam resistir aos encantos dos objetos oferecidos pelo mercado. Tanto que a publicidade é a grande incentivadora de romper os limites.

Sergio L. Braghini

Novas experiências 2

Como se diz, jovem tem ousadia e o velho tem a experiência. Por isso o jovem tem essa vontade de ir em busca de novas experiências, através de seus sonhos projetados na adolescência. Coloco, aqui, o tamanho da responsabilidade na formação dos nossos jovens, a segurança obtida enquanto criança e adolescência são fundamentais para que eles possam arriscar nessas novas experiências, aprendendo a fazer reflexão. Arriscar é sempre importante até para o crescimento do nosso país.

Maria Aparecida Vieira Ribeiro

A volta do vinil

Os discos de vinil riscam, mofam e têm chiado, apesar de a reprodução da gama tonal ser mais fiel. O CD tem o problema de ser limitado nos agudos, pois, para os sons de 20 mhz, está no limite de sua capacidade. Novas tecnologias, como o blu-ray permitiriam uma gama tonal muito mais vasta, com reprodução muito próxima ao vinil, senão melhor. O custo de produção seria o mesmo do CD. Por que não fazem? Não creio que o vinil volte, exceto como moda temporária. Tecnologia não dá marcha ré.

Gerson Zanetta de Lima

Tratamento para o rosto

Não tenho muito tempo para pensar em me cuidar e dedicar horas à minha beleza! Estou com 54 anos e como a grande maioria das mulheres da minha idade não me sinto velha. Meu espírito ainda é bastante jovem e não combina com a imagem refletida no espelho. Uma imagem que entristece e faz com que o brilho dos olhos já não seja o mesmo. Que a postura já não seja a mesma. Não por não aceitar o passar dos anos bem vividos, as alegrias todas de ver os filhos adultos e os netos chegando. É um sentimento individual de não ter dado a devida importância para o que ouvia minha avó e minha falando sobre os cuidados que devemos ter diariamente com nossa pele. Hoje percebo o quão errada eu estava. Cuidar de si mesma é se amar.

Schirley Schinzel

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]