• Carregando...

Mídias sociais

Protesto

"Queria que esses caras viessem aqui em Paranaguá e fizessem um protesto igual. Teríamos as primeiras ruas 100% brancas."

Fernando Skol Skodowski, comentando as pichações feitas nas ruas de Curitiba apontando buracos e defeitos na pista.

Lixo eleitoral

"Se existir no TRE alguém que se envergonhe dessa sujeira toda, com certeza punirá os candidatos com a mesma autoridade com que pune o eleitor que deixa de votar. Assim espero."

José Dirceu Ferreira da Silva, via Facebook, sobre o lixo eleitoral despejado nas ruas curitibanas.

Renovação na Câmara

"Tem um monte de gente que está chorando neste momento porque no ano que vem vai ter de ir para a fila do emprego e salário mínimo e realmente suar a camisa!"

Romildo Kampine, sobre a renovação na composição da Câmara de Curitiba.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Nem tudo é o que parece. Mesmo não conhecendo os bastidores da política, acredito que o grande derrotado na eleição é o governador Richa, que deixou de alavancar a eleição de 2014. O PSDB ganharia facilmente a eleição com Fruet no primeiro turno. Perdeu a eleição de 2012 e de 2014. O PSDB está sem pai e nem mãe no Paraná. E agora, José, no caminho tem uma pedra, tem uma pedra no meio do caminho...

Helvio Bertolozzi Soares

Eleição 2

As campanhas mostraram-se muito agressivas. Diversos candidatos resolveram atacar seus concorrentes – o que tornou tudo muito exaustivo e antiprofissional. Além disso, muitas propagandas eleitorais usaram crianças, o que não me parece correto. Uma criança não possui consciência do funcionamento de uma eleição e muito menos fará parte desta. Usar a imagem de uma criança inocente não é ético e nem coerente.

Surya Amitrano

Lixo eleitoral

Domingo, ao sair para exercer a dicotomia direito/dever de cidadão, fiquei perplexo ao ver que candidatos continuam a desrespeitar a lei, faltando com a cidadania e o bom senso, entulhando a cidade com lixo publicitário – os famosos santinhos. Falta educação aos candidatos; falta boa vontade à Justiça Eleitoral para aplicar multas e sanções; e falta ação da população, que jamais deveria votar em quem mostra não dar importância alguma à cidade.

Rodrigo Salgado Augustinho, São José dos Pinhais – PR

Pesquisas eleitorais

Deveriam, no mínimo, aplicar multas altíssimas a cada erro dos institutos de pesquisa. O Datafolha, por exemplo, divulgou no sábado que Fruet ficaria com 21% (margem de erro de 2 pontos) e ele conseguiu 27%. Se um dia antes da eleição eles conseguem errar desse modo é porque há alguma coisa muito errada. Ou é incompetência ou é manipulação e ambos os casos são motivos para proibir a atuação desses institutos.

João Paulo Lemos

Segurança pública

Nos últimos dez anos muitos comerciantes fecharam as portas por falta de segurança nos bairros de Curitiba. Tenho visto muita propaganda na tevê sobre as UPSs, mas quero saber se agora, após as eleições, o governador vai continuar investindo nessa solução midiática.

Cristiano Matsunaga

Protesto

Longe de mim promover a anarquia, mas o protesto que pichou as ruas do Centro (Gazeta, 8/10) foi muito inteligente. Infelizmente, apenas ações assim são capazes de atrair a atenção dos responsáveis por esta cidade. Temos diversos problemas, espalhados por todos os cantos, e nada é feito. Coisas simples são deixadas de lado até se tornarem problemas enormes. Quero ver se assim fazem algo para resolver, ou vão considerar apenas como um ato de vandalismo e deixar tudo como está.

Dario Evangelista

Rodovias paranaenses

Sobre a violência nas rodovias pedagiadas do Paraná (Gazeta, 6/10), viajei de Irati para Cachoeira Paulista (SP) e nunca havia pago tanto pedágio até então. Depois de entrar no estado de São Paulo, a cada hora eu passava por uma praça de pedágio. Entretanto, pelo menos 85% do trecho da estrada era pista duplicada. E o restante era um grande canteiro de obras para duplicação. Aqui no Paraná não é perceptível nada nesse sentido.

Marcos Braz, Irati – PR

Flanelinhas

Concordo com a proibição aos guardadores de carros (Gazeta, 5/10). Quem tem o dever de prover a segurança de nosso patrimônio são os policiais. Guardadores não podem evitar nada, não têm nenhuma responsabilidade. Além disso, eles ameaçam moralmente as pessoas e até causam danos aos veículos.

Renato Taborda, Irati – PR

Jardim Botânico

Deste os 19 anos eu moro próximo ao Jardim Botânico, que faz aniversário esse mês (Gazeta, 5/10). Quantas caminhadas, quantos pores do sol. E o inverno que deixa o lugar maravilhoso... Em minha opinião, é um dos parques mais lindos do mundo.

Hermani Licinio Marques Neto

Museus

Os museus são verdadeiros guardiões da nossa história, arte e memória (Gazeta, 7/10). Deve haver um trabalho de conscientização sobre a importância desses espaços. Em contrapartida, os locais devem oferecer atividades que despertem no público a vontade de visitá-los, como oficinas, exposições, debates, visitas guiadas etc. Museu é vida, é participação na formação da cidadania. É conhecimento e informação.

Eliana Moro Réboli

Hospital Bom Retiro

Que tristeza ver o hospital Bom Retiro, que ajudou tantas famílias com o atendimento médico psiquiátrico, ser abandonado e ser demolido para construção de estacionamento (Gazeta, 4/10). Tomara que a população do bairro Bom Retiro exija a preservação do prédio.

Itaci Josmar de Barros

Dentes de leite

Mesmo para mim, que ainda não tenho filhos, a ideia de doar os dentes de leite para pesquisa é ótima (Gazeta, 8/10). Quando caem os dentes dos filhos, a maioria dos pais os colocam debaixo dos travesseiros para alimentar aquela famosa superstição da "fadinha do dente". Se a ideia de doar fosse colocada em prática, a "fadinha" ainda continuaria trabalhando, mas o destino dos dentinhos seria outro, ajudando em pesquisas para a melhoria da saúde.

Ramon O. de Andrade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]