• Carregando...

Segundo turno é tudo o que Lula não queria. É a segunda chance de Serra, recebida muito mais pela combatividade de Marina do que pela sua atuação na campanha do primeiro turno. Seus eleitores, entre os quais me incluo, esperam que ele agarre essa nova oportunidade de mostrar ao Brasil que é o melhor nome para governar nosso país, e que consiga trazer Marina para o seu lado, formando um governo a quatro mãos, respaldado pela força dos milhões de votos que eles juntos obtiveram, e que derrotaram Dilma, Lula e a máquina governamental.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Eleições 2

Escrevo devido à indignação e vergonha pelo que vejo nos resultados das eleições para cargos essenciais para nosso dia a dia, como deputado federal. O que esperar de um país que tem um povo que elege, com maioria de votos, o Tiririca? Eu, no lugar de Dilma Roussef ou José Serra ou Marina Silva, não sei se me sentiria orgulhoso ou mais um entre tantos votados por pessoas sem interesse ou desinformadas ou descompromissadas com um futuro de um país de dimensão como o Brasil. O que esperar de políticos como Tiririca? Como eu posso sonhar com um país melhor, com pessoas que votam em maioria para o Tiririca? Eu não acredito que eu, com conhecimento e formação escolar, poderei estar na dependência de um ser totalmente despreparado para votar e direcionar o nosso futuro.

Fernando Cesar Miguel

Eleições 3

A venda de bebidas alcoólicas foi liberada durante as eleições, mas tal medida causou transtornos, pois alguns mesários mais jovens saíram das festas, após consumirem bebidas, e foram direto para as seções. Alguns aparentavam estar claramente alcoolizados e outros chegavam até a cambalear. Essas atitudes pegam mal para a seriedade que as eleições exigem. Espero que o governo proíba a venda de bebidas alcoólicas nas próximas votações.

Luciana do Rocio Mallon

Eleições 4

As eleições deixam uma lição: o dinheiro corre solto para pagar marketing, panfleteiros e tudo mais. Esse dinheiro vem de empresários interessados e, possivelmente, de dinheiro público ou sabe-se de lá que tipo de dinheiro. Uma sugestão para projeto de lei de iniciativa popular é permitir propaganda eleitoral somente em rádio e tevê. É ingenuidade pensar que dinheiro de campanha é só dinheiro de doação sem interesse. Nas eleições, o dinheiro e o abuso do poder econômico têm passado por cima da lei eleitoral.

Paulo Carvalho

Eleições 5

Os brasileiros sempre marcaram nossos co-irmãos portugueses com uma infinidade de piadas, taxando os lusos como burros. Porém desta vez os portugueses não perderam tempo; estão com uma piada que rola em todos os cantos de Portugal. Dizem raivosos, que com as atuais normas do governo brasileiro, "o Brasil é o único país do mundo onde o título de eleitor não serve para votar".

Benone Augusto de Paiva

Resgatar e combater

Acredito que para que o combate ao tráfico de drogas, são necessários mais segurança nas ruas e policiamento noturno, pois é no horário da noite que os traficantes aproveitam para oferecer drogas aos jovens de rua. Sabem que nesse horário é difícil a polícia abordar! Quanto aos viciados, seria necessária a construção de mais casas de recuperação públicas para atender as famílias pobres que não têm condições de internar seus filhos dependentes do crack, com profissionais capacitados para atender, ouvir, dialogar e ajudar os jovens com esse problema que os destrói.

Júlio César Steniski

A volta do vinil

Eu gostaria de voltar a comprar os discos de vinil, pois prefiro comprar em estado novo do que em sebos. Tenho praticamente uma história de vida a ser contada desses fabulosos "bolachões". Hoje com 54 anos, cada fase de minha vida tem lembranças das bandas da época e a curtição no seu tempo, que, infelizmente, não voltam nunca mais.

Luiz Carlos Maskow

Desarmamento 1

Não creio no desarmamento como instrumento no combate ao crime! No mundo inteiro o desarmamento da população se mostrou ineficaz, propiciou o acesso ilegal a armas e incentivou o contrabando. Uma sociedade mais segura se faz com políticas públicas sérias, atacando as causas dos crimes e não com medidas demagogas e eleitoreiras como o desarmamento apenas apreciado por alguns.

Carlos Henrique da Fonseca Ferreira

Desarmamento 2

Novamente o governo federal pretende desviar a atenção de seu péssimo desempenho no controle do contrabando de armas de fogo, chamando a atenção para as armas adquiridas pelo cidadão de bem para sua autoproteção, já que o Estado é falho e omisso. Todos estamos cansados de saber que o aumento do índice de homicídios se deve à impunidade, e as armas de fogo que se encontram nas mãos dos bandidos em sua maioria provém de países vizinhos. É hora de parar com essa balela e com a história de que "eu não sabia" desse nosso atual governo, ele que cumpra primeiro sua obrigação constitucional que é entre outras coisas prover a segurança do cidadão no lugar de insistir em tirar seus direitos.

Antônio Carlos Walger, consultor de Segurança e Prevenção de Perdas

Poluição

É preocupante para toda a sociedade o caso da poluição que vem há tempos estragando nosso ar que respiramos. A fixação pela industrialização muitas vezes acaba por deixar a sustentabi­lida­­­de de lado, quando esta deveria estar atrelada ao crescimento das grandes cidades. Sem um ambiente conservado e íntegro, a vida será apenas um resquício de saúde, e as condições para sua qualidade existirão na lembrança daqueles que puderam ter a oportunidade de respirar.

Carlos Henrique de Freitas

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]