• Carregando...

Mídias Sociais

Xenofobia 1

"Nativos são os tupis-guaranis que aqui viviam. Todos os demais são imigrantes e seus descendentes. Respeito e educação, por favor!"

Rosane Nascimento, no Facebook, sobre o preconceito contra haitianos.

Xenofobia 2

"O povo haitiano sofre há anos com a guerra, depois, para piorar, ainda veio o terremoto. Nós não temos a dimensão do sofrimento desse povo. Eu, como curitibano, fico honrado em poder receber esses imigrantes, e sempre que vejo um faço questão de expressar isso."

Silvério Capadócia, no Facebook.

Eleições

"Aécio já começou o segundo turno herdando quase 80% dos votos dos outros candidatos que não passaram, mais os dele, por isso disparou já lá no começo. Quem vota Aécio não deixa de votar Aécio. Acredito que quem vote em Dilma também não queira mudar facilmente. Logo, os votos que poderiam migrar seriam apenas os indecisos."

Yáscara Albuquerque, no Facebook, comentando os números da última pesquisa Datafolha.

Economia

"Dilma é desonesta quando diz na tevê que FHC quebrou o Brasil. Itamar e FHC salvaram o país com o Plano Real. Ela sabe disso, mas nega e mente."

Luciane Braga, no Facebook, sobre o nível da discussão dos candidatos em temas econômicos.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Acredito que Lula não deveria ser brasileiro, mas um guerrilheiro, pois primeiro quer dividir o pais entre norte e sul, depois em ricos e pobres, e agora chama de nazistas os tucanos. É a guerrilha que está comandando este país; princípios e caráter não fazem parte desses políticos, pois a impunidade e a corrupção foram implantadas no país de uma forma assombrosa, e não existe qualquer respeito com o nosso povo brasileiro.

Juarez Fontan

Eleições 2

Parabéns à Gazeta pelo editorial "Lula desce mais um degrau" (Gazeta, 22/10), mostrando nossa classe política corrupta e sorrateira atual. Em 2002 tiramos o PSDB pela corrupção; entrou o PT e ficou pior.

Juarez Falavinha

Eleições 3

O TSE afirma estar exigindo que os candidatos à Presidência elevem o tom de suas campanhas, apresentando propostas para o futuro deste país em vez de partir para ataques. No entanto, o TSE se cala quando Lula – um ex-presidente e articulador/criador da candidata à reeleição – comete atos de discriminação, colocando a elite branca contra os nordestinos, os ricos contra os pobres, "nós contra eles". Lula zomba de tudo que é ético, moral e legal neste país.

Geraldo Buss

Eleições 4

Ficou evidente que o povo brasileiro vota em projetos, vota em quem lhes passa confiança e credibilidade. De nada adiantou Marina Silva apoiar Aécio, pois ambos não tinham propostas para o Brasil e a consequência foi que, mesmo com o apoio de Marina, Aécio já está quatro pontos atrás de Dilma e essa diferença tende a aumentar nos próximos dias. O Brasil quer continuar avançando com projetos sociais consistentes, e isso somente a continuidade deste governo pode oferecer.

Elcio João Koleski

Petrobras

Impressionante o caráter e honestidade do político no Japão. Uma ministra vem a público, pede perdão e renuncia por uso de verba de campanha para uso particular de sua equipe, levando a ministra da Justiça a também pedir renúncia por se achar indiretamente responsável. Comparando com o brasileiro, a gente chega a desanimar. Um, no cargo maior da nação e diante da maior roubalheira, diz nada ver e nada saber. Outros, condenados pela mais alta corte do país, se dizem vítimas de julgamento de exceção e ainda são endeusados pelo seu partido. Políticos colocados na administração da maior estatal do país dão prejuízos bilionários e todos, sem exceção, apresentam as mais estapafúrdias justificativas.

Jesus de Deus da Silva, Matinhos – PR

Bolsa Família

Seria conveniente que os leitores, ao criticarem o Bolsa Família, primeiro se inteirassem de seu funcionamento. Embora o dinheiro para o programa seja do governo federal, quem cadastra os beneficiários é a prefeitura. Já houve caso até de cadastro de um cachorro como beneficiário. Não se pode atribuir essas malversações somente ao governo federal porque existe a participação dos municípios. Seria interessante esses leitores buscarem a prefeitura de sua cidade para ver como funciona o sistema.

Carlos Solana

Pedofilia

O artigo "O lobby pedófilo bate à sua porta" (Gazeta, 22/10) é excelente e esclarecedor. Se deixarmos, vão martelar na nossa cabeça até que o assunto seja banalizado e a pedofilia seja aceita como "normal" pela sociedade. Cabe a nós impedir que isso aconteça.

Flavia Cardoso

Sistema carcerário

O governo querido pelo povo nas urnas não tem um plano B. Pelo visto, está com as mãos atadas, por quê? Tem a máquina do governo nas mãos, tem o poder de fazer uma investida dentro dos centros prisionais e agir com rigor, pegar os elementos que estão tomando conta da situação. Desde que o governo foi reeleito a situação carcerária não mudou uma vírgula, somente os lugares das ações dos amotinados.

Maria Stephan

Virada Cultural

Para ser Virada Cultural ela deveria abranger as diversas facetas da cultura; além da música, deveria englobar teatro, dança, cinema e as mais diversas manifestações. Se for só Virada Musical, deveria contemplar música clássica, MPB, chorinho etc. Da forma como está feita, deveria se chamar Virada Musical de Entretenimento Discriminatória.

Oswaldo E. Aranha

Rodovias

Uma vergonha a resposta dada pela concessionária que cuida do trecho entre Posto Candói e Foz do Iguaçu sobre um sinistro ocorrido à noite, a 2 quilômetros do referido pedágio, no último dia 11. Colidi com um tambor de plástico no meio da pista no escuro, carro novo, com 3 mil km rodados, e eles alegam que nas cláusulas do contrato estão previstas inspeções de localização de objetos na pista a cada 120 minutos, e que na última não foi constatado nada. Poderia ter morrido gente, e eles se pronunciam como improcedente a reclamação. Não basta pagar, tem de andar com uma cópia de cada contrato de pedágio debaixo do braço para ver o que o usuário que paga caro pelo serviço pode reclamar: falta de água, de banheiro, ou de café; o resto, o usuário que se dane!

Alcione Prá, sociólogo

Pronatec

Claro que os números são mentirosos. De 2013 para 2014, segundo os dados do governo federal, teria ocorrido um aumento de 148% no número de alunos. É só verificar quantas escolas foram abertas para abrigar os 747 mil alunos. Considerando 200 alunos por escola, seriam 3.735 novas escolas! Neste caso, como no Minha Casa, Minha Vida, os dados são propositadamente nebulosos.

Evaldo José Magalhães

Consumidor

Infelizmente o Procon é inútil se a empresa reclamada não estiver disposta a colaborar. O que funciona é ir diretamente para o Juizado Especial de Pequenas Causas, embora leve literalmente anos para ter resultados. E, como a Justiça é lenta (e falha), quando a empresa reclamada é uma empresa grande (como um banco), as chances de ter alguma justiça são praticamente nulas.

Daniel Campos

Corrupção

José Pio Martins foi muito feliz em seu artigo (Gazeta, 17/10) e, como professor, usou da sua pedagogia, trazendo Platão para uma lição de moral, através da lenda do Anel de Giges, que explica a origem da corrupção. Um alívio para os brasileiros seria que fosse erguido, em Brasília, um grande monumento que simbolizasse o Anel de Giges para reflexão diária sobre a importância da virtude, da ética e da justiça.

Laudi Vedana, Pato Branco – PR

Desenvolvimento

Muitos pensam que o país não muda por causa da educação do povo, razão pela qual somos alienados. Concordo, somos politicamente alienados, mas penso que as causas têm raízes muito mais profundas, são culturais e remontam ao período colonial. Diferentemente do que aconteceu em colônias como EUA e Austrália, os que vieram para essa terra nunca a enxergaram como sua, mas apenas como uma terra de ninguém em que o importante seria extrair o que lhes interessasse. Seus filhos e netos herdaram essa filosofia e ainda hoje o brasileiro enxerga apenas os interesses próprios, diretos e imediatos.

Dominique Chevallier

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]