• Carregando...

Depois da vergonhosa e revoltante absolvição do deputado José Janene (CPI do Mensalão), os deputados ainda querem aumentar os seus salários em quase 100% (equiparando-os ao teto dos ministros do STF). Os políticos não gastam quase nada, pois têm hospedagem e passagens semanais pagas e ainda recebem essa "suspeita" verba de gabinete. Exijo que ao menos o meu representante (deputado Gustavo Fruet), que eu ainda creio ser digno de respeito e credibilidade, explique como isso é possível de acontecer, devendo-se salientar, desde logo, que não basta dizer que é contrário a tais atitudes. Quero saber o que foi ou será feito para obstar esses atos vergonhosos!

Leandro E. Nogueira, assessor jurídicoGuarapuava, PR

Gazeta trainee 1

Parabéns pela forma como foram abordados os temas no referido caderno. E também pela oportunidade dada aos seis jornalistas que participaram da pesquisa e matérias sobre a nossa região metropolitana, que hoje conta com 3 milhões de habitantes. Pudemos ver algumas ações positivas, mas na maioria vimos um povo simples, trabalhador, humilde e muito carente de investimentos por parte dos seus governantes, principalmente no que diz respeito à saúde, educação, segurança e habitação. Como sempre, as esperanças são empurradas para 2007. O que faltou no caderno foi uma matéria com relação à coleta de lixo e que essas 26 cidades não possuem reciclagem nem separação, a não ser pelos incansáveis catadores de papel que fazem da reciclagem diária o seu ganha-pão. Boa sorte aos jornalistas, parabéns à Gazeta pela oportunidade. Tomara que o povo sofrido da RM seja lembrado pelos governantes em 2007.

José Pedro NaisserCuritiba, PR

Gazeta trainee 2

Muito interessante o "Gazeta trainee", encartado na edição de hoje (14/12). Amostra inconteste da feição antenada do jornal com o que se nomeia qualidade jornalística. Participar da feitura de um jornal e conhecer os bastidores desse permanente espaço de leitura e de escrita, sem dúvida, é uma imperdível oportunidade a quem deseja o jornalismo como profissão. Parabéns à Gazeta do Povo pela feliz iniciativa. O caderno está a cara da vida de Curitiba e região, portanto de mãos dadas com a realidade.

Doralice Araújo, professoraCuritiba, PR

Discurso e vingança

Dentro da lei, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, agiu com correção ao pedir a expulsão do Exército chileno do neto de Augusto Pinochet, por ter proferido discurso político durante as cerimônias fúnebres do ditador. Por ser firme em suas decisões, a presidenta se vê ameaçada de ter o nome da rua em que mora, a Burgos, ser chamada de Rua Pinochet. Para não passar por tal afronta, torço para que a sra. Bachelet mude de residência, mas não ceda um milímetro aos reacionários. O mundo livre vai reconhecê-la sempre.

Luís Valério Borges da Silva, comercianteCuritiba, PR

Turistas

Não assisti ao filme "Turistas". Provavelmente não o farei por duas razões: pelos comentários, parece ser terror trash e não faz meu gênero; porque de terror o Brasil e nós brasileiros estamos até as tampas. Como brasileira, não posso concordar com o enredo do filme, uma vez que denigre a imagem do país no exterior. Será que o mesmo filme, com o mesmo enredo, porém com outro cenário, rodado em outro país, provocaria tanto desconserto em tantas pessoas? Afinal de contas, cinema é arte e tem pra todos os gostos. Nos indignamos porque um cineasta americano faz um filme no Brasil, com uma imagem nossa, também supostamente deturpada.

Rosângela DiasCuritiba, PR

Atendimento médico

Ontem (12/12/06), às 22 horas, levei meu filho ao setor de emergência de conceituado hospital e não quiseram atendê-lo porque eu havia esquecido a sua identidade. Oras bolas, apresentei a minha identidade e a sua carteira do convênio, mas mesmo assim negaram o atendimento. Saí dali frustrado e fui ao pronto-socorro e fomos atendidos de imediato. Lamentável a posição tomada pelo hospital.

Marcionílio Antonio Machado, aeroportuárioSão José dos Pinhais, PR

Reportagens especiais

Gostaria de sugerir a este jornal que presenteie-nos com mais freqüência com reportagens com procedimento científico, especialmente na área biológica, como "A busca pela válvula cardíaca ideal" (Gazeta do Povo de 12/12/06). Bom e facilmente compreendido, reportado pela jornalista Tatiana Duarte. Merece o superparabéns o médico Francisco Dinis Affonso da Costa (índice de 98% de sucesso na técnica cirúrgica cardíaca para substituição de válvulas) e a parceria entre as instituições Santa Casa e PUCPR.

José Carlos Chicarelli, cirurgião dentistaCuritiba, PR

Violência

Depois de ler a matéria sobre a família que foi brutalmente assassinada em Bragança Paulista, fique alguns minutos pensando nesses criminosos. Qual poderia ser o castigo à altura do crime que cometeram? Depois de assaltar, colocaram a família amarrada dentro do carro e atearam fogo. Pode existir algo mais covarde, mais brutal que isso? Sinceramente, não sei qual punição eu adotaria caso fosse julgar os dois. Pensei até em pena de morte. Mas, ainda assim, achei pouco.

Sergio Godinho Fontes, analista de SistemasCuritiba, PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:

Ruth Elvira Wegner, que informe ao serviço 156 quais são as linhas de ônibus que utiliza e explique os problemas detectados, para que a Urbs possa fazer a verificação e as adequações necessárias ao serviço;

Emerson C. da Rocha, que a Prefeitura vem intensificando o combate à pichação em Curitiba. Além de aumentar o efetivo da Guarda Municipal e o número de veículos para rondas, lançou uma campanha educativa chamando a atenção sobre os prejuízos causados ao município com esse tipo de ação, que chegam a R$ 3 milhões por ano. Desde o lançamento da campanha, em outubro, o índice de denúncias pelo telefone 153, da Guarda Municipal, aumentou mais de mil por cento, chegando à média de 350 ligações diárias. Nessas ações, 137 pichadores foram detidos em flagrante e encaminhados à Polícia Civil;

Renata Oliveira, que comunique ao serviço 156 da Prefeitura as observações relatadas sobre o comportamento de uma cobradora de ônibus de Curitiba. É importante informar dia, hora, linha e número do ônibus. As sanções para casos de desrespeito aos usuários vão da advertência à demissão.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

"Ao lermos no caderno de economia (11/12) sobre o fechamento da loja situada na esquina da Praça Generoso Marques com Monsenhor Celso, só nos resta, com o coracão apertado, dizer: ‘Que pena! Tudo passa’."

L.A. RomanusMorretes, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]