• Carregando...

Mídias sociais

Pedágio

"Depois perguntam por que os paranaenses não frequentam as praias do Paraná. O pedágio custa um absurdo." Daiane Vieira, via Facebook, sobre o reajuste das tarifas de pedágio.

Doações de campanha

"Financiar campanha ainda não é crime, mas dá para observar que os tais financiadores não têm nenhuma ideologia política."

Amilton Gonzales Borges, via Facebook, sobre as doações de empresas a partidos neste ano.

Black Friday

"Pura enganação. Aumentam o preço dos produtos e depois anunciam descontos, mas o produto está mais caro que o preço normal."

Luiz Jorge Uliniki, via Facebook, sobre a Black Friday brasileira.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

O editorial "Um lugar para o empreendedor chamar de seu" (Gazeta, 26/11) coloca muito bem as questões referentes às lacunas de oportunidades em nosso potencial empreendedor. Em especial, cito a questão das universidades e o foco de direção para a demanda profissional. As pós-graduações estão atraindo um público bastante acadêmico, restrito e pouco pragmático, fruto de uma sistemática educacional pouco dinâmica e não muito alinhada à realidade nacional. Empresas e universidades estão engatinhando nessa parceria e isso tem custado caro ao país.

Edilson Miaqui

Economia

Sobre o editorial "O futuro da política econômica" (Gazeta, 25/11), Levy é bom, mas não é mágico. Acredito que ele não dure até o início de 2016. É só começar o arrocho que os petistas vão miar. Se os governos estão quebrados agora, que a recessão mal começou, no próximo ano não vão ter dinheiro nem para tapar buraco de rua.

Leonardo Simoni

TRF

Esse pessoal que fez um ato para pedir a implantação dos novos TRFs (Gazeta, 24/11) parece que tem vários parafusos frouxos. Eles já sabem o quanto isso implicará de gastos ao estado e ao país? Não é hora de dívidas. O nosso estado já está quebrado há muito tempo e agora mais essa. A oportunidade foi perdida há cinco anos. Agora não é hora de mais gastança.

Hermes Carlos Bollmann

Salários

Os deputados federais estão no mundo da fantasia. Querem aumentar os salários de novo, enquanto o povo se bate para viver com os míseros reais que ganham. Será que não se enxergam? Os interesses particulares dos deputados estão acima dos interesses do povo brasileiro.

Hélio Ishida

Funerárias

Vivemos dias complexos, em que o ser humano racional e inteligente perdeu completamente a vergonha na cara. Até na desgraça alheia tem alguém querendo tirar vantagem. Não acredito em almas penadas, mas adoraria vê-las perseguindo esses homens e mulheres sem escrúpulos que atuam em certas funerárias.

Emerson Pugsley

FGTS

Sobre a matéria "STF altera prazo de prescrição do FGTS" (Gazeta, 28/11), concordo que a decisão judicial seja uma facada nas costas do trabalhador. Todavia, é nossa obrigação como trabalhadores e cidadãos fiscalizar e cobrar o cumprimento da lei. Se a empresa não está recolhendo o FGTS, isso aparecerá no extrato que qualquer um pode tirar no caixa eletrônico. Só será prejudicado quem ficar com medinho do patrão e não reclamar seus direitos no Ministério do Trabalho ou pelos sindicatos. Cinco anos é bastante tempo para reclamar.

Lindolfo Silveira Kemmerich

Corrupção

O que intriga os brasileiros é saber por que os órgãos de governo, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal, Ministério Público, Tribunais de Contas e parlamentares não cumpriram, em tempo real, o dever constitucional de preservar a ordem econômica e impor transparência na aplicação dos recursos públicos. Afinal, foram anos e anos de corrupção galopante e institucionalizada com alta e escandalosa "produtividade".

Laudi Vedana, Pato Branco – PR

Black Friday

A partir de 2015, todas as lojas de departamentos, redes de supermercados e demais setores do comércio deveriam parar com essa história de Black Friday. Não deu certo, não dá certo e nunca dará. Iludem o consumidor, que pensa que está economizando e, no fim, paga a mesma coisa que nos outros dias. O começo do ano, em que as lojas abrem às 5 horas da manhã, por exemplo, é uma época boa para se comprar, mas mesmo assim deve-se pesquisar bastante. Black Friday, no Brasil, como dizem, está mais para Black Fraude.

Claudio Prevedello Bento

Pedágios

O pedágio está mais caro que a gasolina e ainda vai aumentar? Isso acontece somente em repúblicas de bananas, onde a máfia domina o governo. O contribuinte pagador de impostos caiu nas mãos da máfia.

Lotar Kaestner

IPTU 1

A premissa de aumentar o IPTU pela valorização do imóvel não está correta. Não é a casa que vai pagar a conta e sim quem mora nela. Se a valorização dos imóveis é de 900%, o salário do aposentado não teve aumento! Vamos ter de vender nossos imóveis para pagar IPTU.

Marcelo Martins

IPTU 2

Mais imposto? Por favor, senhores vereadores, não aprovem esses aumentos, ou reajustem, então, só terrenos vagos. Sinceramente, não temos mais de onde tirar dinheiro para sustentar tanta incompetência no manuseio do dinheiro público.

Valdemir Bittencourt

Funcionalismo

O governo do Paraná adiou o pagamento do funcionalismo para fazê-lo em três vezes (Gazeta, 27/11). Agora que já acabaram as eleições, pouco importa o resto e os acólitos de plantão bajulando quem está no poder, seja aqui ou acolá. Acorda, Brasil!

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Defensoria Pública

Mais uma vez os pobres são os que devem pagar. Cortar orçamento da Defensoria Pública (Gazeta, 26/11) significa desamparar os mais necessitados que dependem do órgão. Esse é o trabalho desse governo: governar para a elite.

Fabiano dos Anjos

Contas

A propaganda política da presidente Dilma dizia que a oposição deixaria o pobre sem comida, mas o governo federal, em menos de um mês após a vitória, aumentou consideravelmente os impostos sobre a cesta de Natal, tudo para ajudar a pagar a conta de um governo gastador e que extrapolou nas contas. Quem quiser um Natal digno terá de optar se come ou se compra presente de Natal.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Coleta seletiva 1

Os catadores e catadoras de materiais recicláveis são responsáveis por mais de 90% da coleta de materiais recicláveis, dos mais ou menos 3% do que é efetivamente reciclado no Brasil. Mais de 70% dos trabalhadores são mulheres, responsáveis pelo sustento de suas famílias, com dignidade e respeito ao meio ambiente, na contramão do consumo desmedido da sociedade.

Suhellen Prestes

Coleta seletiva 2

Ridícula a proposta de obrigar os curitibanos a usar sacos de lixo de cores diferentes (Gazeta, 25/11); afinal, a cor do saco de lixo não resolve problema algum. Por exemplo, a única marca de sacos de lixo completamente biodegradáveis que encontrei para comprar na cidade produz sacos na cor amarela. Sem contar a destinação das sacolas de supermercado: algumas empresas oferecem sacolas biodegradáveis; devido a isso, e ao tamanho, uso para o lixo dos banheiros de casa, enquanto as não biodegradáveis uso para colocar o resto do lixo reciclável.

Erik Wroblewski

Coleta seletiva 3

Concordo plenamente em usar sacos de lixo de cores diferentes, mas o lixo reciclável não precisa de cores especiais. Não se usa embalagens especiais, pois poderemos ter peças grandes como caixas de papel. Além disso, essa lei parece ter uma segunda intenção, a de fazer que tenhamos de comprar os referidos sacos coloridos. Com isso estaremos pagando pelos sacos coloridos e pelo serviço de coleta de lixo, exatamente na contramão de países como a Nova Zelândia, onde o valor dos mesmos serve como taxa de coleta.

Silvio Bertoldi

Tragédia

Nesta semana foi adiado novamente o julgamento dos réus do processo da morte de três adolescentes e muitos feridos em um show no Jóquei Clube do Paraná em 2003. Como será que estão todos os envolvidos após quase 12 anos? Como está a juventude, os músicos, a Justiça, os familiares dos envolvidos? Que medidas são tomadas para preservar a vida dos jovens que assistem a shows?

Maria Dolores Cervi Seletti

Usina

Estão querendo acabar com o Salto Cavalcanti. Existe um projeto para construção de uma pequena usina hidrelétrica que se chama PCH Foz do Anta. O projeto já foi aprovado, as audiências públicas (sem público) executadas, só estão aguardando a licença ambiental para iniciar a obra. O projeto prevê a construção de uma barragem de 7 metros de altura, distante 150 metros acima do Salto Cavalcanti. A usina vai retirar 95% da água do rio e, então, o salto vai secar.

Rui Martins Lisboa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]