• Carregando...

Sobre a queda no emprego industrial no Paraná, o excesso de tributação imposto pelo governo do estado, disfarçado através da cobrança sob substituição tributária, foi fatal para a economia local. Muitos produtos sofreram alta, os insumos da indústria encareceram e, para piorar, a indústria local passou a recolher toda a cadeia de ICMS antecipadamente para muitos produtos, gerando problemas de capital de giro. O resultado é esse mostrado na reportagem: o Paraná com o maior índice de retração de empregos industriais entre os estados brasileiros.

Marcelo Rocha

Voto 1

Em Ponta Grossa surgiu a proposta para que fosse vetado o voto dos beneficiários de programas do governo. Isso é inconstitucional. Além disso, por que não propuseram a eliminação dos salários de senadores, magistrados, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, governadores e prefeitos, além de muitos funcionários comissionados que são pagos com o dinheiro do contribuinte?

Antônio Bay, aposentado

Voto 2

Viva a ACIPG! A proposta pode ser inconstitucional, e por isso não vai para a frente, mas ao menos alguém teve a coragem de trazer o assunto para debate, pois é muito nítido que hoje esses governos usam o dinheiro dos nossos impostos para comprar voto através de programas sociais.

Marco Aurélio Borges

Reforma política

O que está sendo proposto não é uma reforma política, mas apenas uma reforma eleitoral sem nem mesmo contemplar o voto facultativo. Política democrática é feita pela representatividade equânime, proporcional à população de cada estado membro, o que não é respeitado neste país, pois há estados em que seus eleitores valem por 60 de outros, contrariando o quesito da igualdade.

Carlos Zatti

Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade já interrogou os assassinos de Charles Chandler, de Mário Kozel Filho, do tenente Mendes? Já investigou quem foram os terroristas treinados em Cuba? Alguém da comissão se deu ao trabalho de ver o relato de Yuri Bezmenov sobre o recrutamento de brasileiros pela KGB para promover traição à soberania nacional? O que a comissão acha da declaração de Fernando Gabeira de que "quem disser que lutava por democracia está mentindo, nós lutávamos era pela ditadura do proletariado"?

Marcio Adriano Freitas

Economia 1

Os empresários brasileiros são os verdadeiros heróis da nação. Quem ainda consegue ter alguma indústria ou comércio no Brasil é considerado criminoso. De um lado, o governo diz que incentiva a produção, que dá subsídios etc. Por outro lado, o governo cobra altíssimas cargas tributárias, impõe burocracias sem limites e regimes trabalhistas que extorquem os patrões e empregados. O Brasil está perdendo suas indústrias de ponta para um tipo de comércio pobre e ineficiente. Em pouco tempo estaremos piores que a Argentina ou a Venezuela.

Edson Lincoln Florscuk

Economia 2

O país está atolado em dívidas. Está arrecadando menos porque o povo resolveu administrar seus gastos. O governo federal administra muito mal seus investimentos e, como denunciado, faz parte de vergonhosos esquemas de corrupção que sangram o país. Até agora nenhum candidato mostrou como fará para aumentar gastos na saúde e educação como exige a população.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Obras

Essa medida de dividir custos de obras públicas com moradores somente resolverá a situação de bairros de médio e alto poder aquisitivo, que têm de onde tirar recursos. O Código de Trânsito Brasileiro define calçada como parte da via; logo, é ilegal e inconstitucional exigir que a população pague por benfeitorias em bem público. Já existem diversas análises jurídicas sobre essa questão. Há diversas fontes de financiamento não reembolsáveis via BNDES e outras fontes para prefeituras e estados, não acessíveis à pessoa física. Não existe motivo para endividar mais ainda uma população que muitas vezes nem sequer tem recursos para levar comida para casa.

Ricardo Tempel Mesquita, arquiteto e urbanista

Pichações 1

Tratar os pichadores como adolescentes em busca de espaço para expressão é como o mito do bom selvagem – apenas um mito. Os pichadores sofrem de uma doença facilmente tratável, a compulsão. Portanto, deveriam, além de sofrer penas pecuniárias duríssimas (muito mais que a atualmente cobrada), passar por avaliação e acompanhamento psicológico. Tratamento pago por eles, obviamente. Caso se recusassem, supressão de liberdade. Simples assim.

Toshikazu Hassegawa, professor e administrador

Pichações 2

O problema das pichações tem a raiz na inoperância do nosso Poder Judiciário, que não prende e/ou não pune exemplarmente. Se a polícia prende, o Judiciário solta. Se prende e condena, não há onde colocar. Se prende, condena e coloca, o sistema carcerário não reeduca. Enquanto neste país não se der ao Judiciário leis mais ágeis que se apliquem a todo segmento social, e a sociedade não for educada para cumprir as leis, nada mudará. Creio que temos de redescobrir o Brasil.

Luiz Fernando Mazzarotto

Pichações 3

Fazer denúncia de pichações é algo reativo e, na maioria das vezes, quando a polícia ou a Guarda Municipal chega (isso quando eles chegam), a pichação já está lá e o delinquente já foi embora. Falta fiscalização da polícia e da Guarda Municipal. Eles devem fazer rondas noturnas, que é o horário em que mais acontecem os crimes. Além disso, esses atos devem ser tratados como crime mesmo, e investigados.

Marco Rodrigo

Trânsito

O motorista brasileiro, em geral, é mal preparado, imprudente; poucos respeitam as leis de trânsito. Paralelamente a isso, temos uma Polícia Rodoviária, tanto no âmbito estadual como federal, incompetente e acomodada. O que vejo em outros países é a polícia nas estradas e não agentes da lei aboletados nos postos policiais esperando que algo aconteça para intervir. Acabar com os postos fixos seria a medida eficaz para mantê-los circulando nas estradas, fazendo o que deve ser feito: fiscalizar.

Afonso Celso Frega Beraldi

Violência 1

Patrícia Moreira é o nosso mais novo bode expiatório! Sempre pegam um para Cristo para expiar os pecados da sociedade. Pode ser um político de meia tigela pra expiar os pecados da corrupção, um motorista bêbado para expiar os pecados da bebida e direção, ou um ladrão de carteira para expiar os pecados da violência. Agora expiamos séculos de preconceito racial nos ombros de uma moça que teve a infelicidade de externar um preconceito amplamente disseminado no lugar e hora errada.

Ian Bora

Violência 2

Infelizmente, tem gente que só aprende que em boca fechada não entra mosquito, só na marra. Porém, quem está fazendo terror a essa jovem é bandido. Ela vai ser devidamente punida, e esses bandidos que incendiaram a casa da moça merecem ir em cana por essa atitude covarde e sem defesa.

Luciano R. Ayres

Calçadas

Há muito tempo venho reclamando das nossas calçadas. Inclusive acho que os curitibanos andam de cabeça baixa por causa dos defeitos nas calçadas. Penso que o proprietário desleixado que não mantém o seu imóvel adequado às condições normais ou que não tem capacidade de mantê-lo deve desfazer-se, ou seja, vender a quem possa mantê-lo. Sabe-se que muitos imóveis pertencentes a pessoas abastadas não são regularmente mantidos por influência política. No meu entendimento, a lei deveria ser alterada; ou o proprietário cumpre as normas ou o município regulariza a dita calçada e cobra do proprietário.

Luiz Fanchin Jr.

Litoral

Como os políticos paranaenses, e principalmente os de Curitiba, passam a temporada de praia em Caiobá, as outras praias ficam totalmente esquecidas pelos nobres mandatários. Mas, com um pouquinho de boa vontade e planejamento estratégico, seria possível melhorar muito a situação. Poderiam, por exemplo, construir a malfadada ponte substituindo os ferryboats do tempo do Império e dos carros de boi. Em seguida, asfaltar a estrada que vai para Guaraqueçaba, onde se encontram belos cenários naturais, dando também um trato na belíssima cidade. Depois, refazer o asfalto que vai para Pontal do Sul e para a nossa querida Ilha do Mel, que muitas pessoas, apesar de morarem em Curitiba, nem conhecem.

Paulo Hilário, advogado

Urnas

Foi noticiado que uma empresa ligada à família Sarney vai gerenciar urnas eletrônicas no Maranhão e no Amazonas. Cuidará dos equipamentos utilizados. O proprietário tem vários vínculos com o marido de Roseana Sarney, Jorge Murad, e com o candidato a governador, Edison Lobão Filho. Um dos partidos, o PCdoB, alegou que a empresa não possui capacidade técnica que comprovasse sua aptidão para tais atividades. Isto posto, dá para confiar na urna eletrônica em cidades comandadas pelos coronéis locais?

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Promessas

O ex-presidente Lula age como se ainda fosse o presidente, dá as coordenadas e julga-se o salvador da pátria. Nada contra a ele ser favorável a reeleição da então presidente, mas o que não posso engolir é o discurso de campanha de que é preciso mais tempo para resolver os problemas do país. Aliás, seriam problemas de 12 anos atrás, ou problemas criados em 12 anos de governo Lula e Dilma?

Dulcelina Aparecida Messias

Petrobras 1

Estamos vivendo em contínuos sobressaltos na vida deste país. A cada dia o noticiário nos assombra. Finalmente, um dirigente envolvido em falcatruas e ligado à cúpula do poder teve coragem e resolveu contar o que sabe. Essa decisão só será alvissareira se realmente alcançar os verdadeiros responsáveis (mandantes e "mandantas") que só sabem declarar que nada sabem. Como a delação premiada ou colaboração com a Justiça precisa ser chancelada pelo STF, espero que não acabemos sentindo a falta da coragem e do tirocínio do ministro Barbosa no STF para o desenrolar do já chamado mensalão 2.

Sérgio Moacyr Pinto da Fontoura

Petrobras 2

Dilma acha que a gente acredita que ela nunca desconfiou do que se passava na Petrobras. Mas, se era sabido que a empresa despencou 108 posições no ranking mundial, isso não a preocupava? Não a alertava de que algo sórdido estava ocorrendo dentro da estatal lotada por funcionários petistas e de partidos aliados?

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]