• Carregando...

Mídias Sociais

Lula

"Os políticos querem colocar a culpa na imprensa porque fazem tudo escondido e, quando a imprensa descobre, é ela quem ‘avacalha’ a política. Isso só pode ser piada."

Alessandro Ferreira Sobral, via Facebook, comentando editorial sobre as declarações do ex-presidente Lula (Gazeta, 1/11).

Salário mínimo

"Está ficando difícil para quem paga, apesar de ser pouco para quem recebe. O problema são os impostos; você tem de recolher quase o mesmo valor do salário pago em impostos."

Sady Tarcisio Pimenta, via Facebook, sobre o reajuste do salário mínimo regional do Paraná.

Seguro-desemprego

"É uma boa ideia, assim talvez as pessoas permaneçam no emprego e fiquem menos tempo recebendo o seguro-desemprego."

Ancila Zanoni, via Facebook, sobre proposta que obriga desempregados a fazerem cursos de qualificação.

CNH

"Deviam é dificultar o exame prático porque é assustador o número de gente que não sabe dirigir, sem o menor senso de direção defensiva. Todo mundo passa no teste psicológico, o que talvez justifique tanta gente violenta no trânsito."

Sandra Gonçalves Lopes, via Facebook, sobre as mudanças no processo para tirar a carteira de habilitação.

Ônibus metropolitano

"O estado de conservação dos ônibus é esse aí da foto: são ônibus velhos! Não está totalmente ruim, mas poderia melhorar muita coisa."

Katy Maltez, via Facebook, sobre a qualidade do transporte metropolitano.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

A verdade é que há uma luta renhida pelo poder no estado. Parece que Dilma quer "estrangular" o governo estadual, quer matá-lo por inanição. Sem obras, sem votos; é simples. Mas onde estão nossos homens públicos? O Paraná é o quinto estado da federação em produção de riquezas e o penúltimo na contrapartida do governo federal. Será que Bento Munhoz da Rocha Netto e Ney Braga precisarão voltar do túmulo para fazer o Paraná ter o que merece?

Paulo José da Costa

Empréstimos 2

Enquanto o Rio Grande do Sul se esforça para gastar os recursos federais recebidos, no Paraná é só reclamação. Se não recebemos os recursos da União nos valores a que temos direito, é por causa de nossos políticos provincianos e suas práticas paroquianas. Pois sempre que entra um novo governo, estadual ou municipal, este anula o que o antecessor fez e recomeça tudo do zero. Pobre povo da 5ª Comarca!

Sérgio Corrêa

Lula 1

Parabéns à Gazeta do Povo pelo editorial "Quem avacalha a política?" (Gazeta, 1/11). O texto lembra fatos históricos que tiveram participação exclusiva do PT e de Lula, Dilma e todos os integrantes do PT. São fatos marcantes do aparelhamento do PT no comando do governo central brasileiro.

Hélio Ishida

Lula 2

Nos últimos dias a imprensa tem noticiado coisas muito estranhas acontecidas neste país. Em Brasília, vemos Lula ser homenageado por ter sido um constituinte. E, além de ser homenageado, abre a boca para elogiar José Sarney e jogar a culpa das desgraças do povo brasileiro na imprensa!

Geraldo Buss

Voto

Acredito que o voto realmente fará a diferença quando pessoas comuns e honestas puderem se candidatar a cargos políticos independentemente de partidos. Enquanto ficarmos nesse nepotismo em que famílias, grupos e guetos fazem da política profissão e roubam oficialmente com o aval das instituições democráticas, o voto não terá valor algum. Tente ser candidato a vereador para ver até onde você vai!

Luiz C. Segantini

Importação de engenheiros

Sobre o artigo de Joel Krüger (Gazeta, 1/11), a engenharia é um campo vasto e, assim como em toda profissão, há os que lutam e outros que não. E isso não está relacionado apenas à defesa da classe ou xenofobia. A qualificação e competitividade confirmam historicamente que a verdadeira representatividade está em nossas próprias ações e não em instituições que nem vivenciam, nem dependem e nem sequer atuam como profissionais de engenharia.

Edilson Miaqui, engenheiro

Táxis

A lei que autoriza licenças hereditárias para taxistas é uma vergonha! É uma demonstração inequívoca da falta de independência política. Quando se pensa que não há mais nada de ruim para acontecer em matéria de descalabro e falta de pudor dos políticos, sempre aparece uma surpresa.

Antonio Carlos P. Braga

Créditos de celular

Neste país, tudo que envolve decisões judiciais parece não ter fim. Uma hora pode, depois não pode, aí volta a poder e assim a coisa vai andando. Essa confusão envolvendo as empresas de telecomunicações já durou tempo suficiente para ter uma decisão definitiva. Na verdade, são indecisões rápidas. Ninguém sabe exatamente como julgar. Prejudicado, como sempre, o povo.

Luiz Dias

Tecnologia

Parabéns pela excelente reportagem sobre a feira de invenções tecnológicas e pesquisa em Pato Branco (Gazeta, 31/10). Precisamos estimular nossa juventude a estudar, pesquisar, aprender, e não a apenas serem fanáticos por futebol, que não ajuda em nada a humanidade a evoluir, seja economicamente ou moralmente. Já as pesquisas, o empreendedorismo e o estudo, isso, sim, contribui para a humanidade.

Reinaldo Gabardo

Finados

Não nos esqueçamos de que para os mortos não basta oferecer flores, velas e visitas aos cemitérios. Precisamos oferecer orações, súplicas de perdão, sacrifícios e esmolas aos pobres. São esses gestos cristãos que agradam a Deus e retornam para nossas vidas em forma de bênção, de alegria e conforto espiritual. Como diria Santo Ambrósio, "as flores murcham".

Gilmar Cardoso

Guerrilha

No mês de julho a imprensa noticiou que bases de treinamento de guerrilha urbana foram encontradas no Mato Grosso, compostas por delinquentes do MST, por dissidentes das Farc e remanescentes dos Tupamaros. A reportagem parece não ter repercutido na imprensa e muito menos no governo federal. Tanto que agora o ministro Gilberto Carvalho afirma, candidamente, que é necessário abrir diálogo com os mascarados!

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Riqueza

Parabéns ao colunista Friedmann Wendpap pelo texto "É nosso" (Gazeta, 28/10). Louvável a sua afirmação de que "a riqueza decorre do conhecimento e do trabalho habilidoso", e de que "o nosso progresso é roubado pela estagnação". Quanto à incapacidade de produzir conhecimento científico, acho que é falta de incentivo do governo para tal.

João Maria de Lara

José Carlos Fernandes

Márcio Renato dos Santos escreveu que "o olhar de José Carlos Fernandes capta mais sinais entre o céu e a terra do que podem supor analistas e estatísticos". Ora, o que se pode dizer a mais sobre o cronista?

Guilhermina Mockel Cavalli

Redes sociais

As redes sociais da prefeitura de Curitiba (Gazeta, 1/11) são um exemplo de união do útil ao agradável. Por se tratar de um perfil na rede social, é preciso ter humor na medida certa e, por ser da prefeitura, tem de resolver alguns dos principais problemas da população curitibana. Os organizadores estão de parabéns.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Vandalismo

Alguns defendem que o vandalismo que vem ocorrendo em nosso dia a dia, trazendo terror e causando prejuízos aos comerciantes e à população em geral, é uma resposta ao Estado violento, este, sim, o vândalo da história, com sua negligência e descaso enquanto não dá saúde, educação e segurança ao povo brasileiro, marginalizado na sua existência. Não concordo com atos de vandalismo, acho mesmo que há de se ter controle rápido para que a situação não descambe para grandes tragédias, mas as autoridades e políticos precisam mudar radicalmente sua postura de ganância por dinheiro e poder.

Myrian Macedo, São Paulo – SP

Biografias

Sobre a polêmica em torno das biografias não autorizadas, não basta somente olhar para quem é famoso; qualquer um pode ser alvo disso. Embora tenhamos a Justiça para recorrer, até o processo ser julgado e se decida a favor do biografado, o estrago já pode estar feito. Será que o biógrafo aprovaria que publicassem sua biografia?

Lincoln Suzuki

Classe C

Dados confirmam que a classe C ganhou mais adeptos. Eles melhoraram de vida, tiveram acesso a muitos bens, provaram e gostaram do que viram. Muitos viajaram, compraram carros, casas. Agora que provaram do que e bom, certamente ficarão mais exigentes. Então, mãos à obra, classe C! Exija educação de qualidade, melhores escolas, melhores hospitais, saúde de ponta, segurança para ir e vir, transporte e moradia dignos.

Luciana Lins, Campinas – SP

"Superpostes"

Sobre a instalação dos "superpostes" no Bom Retiro, falta discutir o risco para a saúde dos moradores devido à alta tensão, e a previsão de corte de muitas árvores. Eu e outros moradores da região entramos em contato com a Copel e a prefeitura sobre estas questões e não fomos ouvidos ou atendidos. Mais um sinal de que hoje o consumo e eventos como a Copa do Mundo são mais importantes que o meio ambiente e o bem-estar da comunidade.

Daniel Ferreira Caetano dos Santos

Pesquisa

Não consigo acreditar nas pesquisas divulgadas que dão uma avaliação tão positiva para a presidente Dilma e ao PT. Se a sua popularidade é tão alta assim, por que Dilma não tem coragem de ir a um estádio de futebol com lotação completa e manda fazer uma pesquisa ao vivo? Aí, sim, eu acreditaria. Mas continuo preocupado que isso seja uma válvula aberta para justificar possíveis fraudes em urnas eletrônicas, tão vulneráveis e não aceitas nos países desenvolvidos.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Justiça

Segundo noticiam os jornais, o médico pessoal de Michael Jackson foi posto em liberdade depois de cumprir dois anos da pena a que foi condenado pela morte do cantor. Mais de um mês antes da morte de Michael, tivemos o acidente que envolveu o ex-deputado Carli Filho e que culminou com a morte de dois jovens. Até o momento não ocorreu o julgamento. Será que um dia essa realidade vai mudar?

Marco Antonio Marnieri

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]