• Carregando...

Até mesmo quando se trata de educação em nosso país, existe a corrupção. O Enem que iria ser aplicado neste fim de semana foi suspenso, por suspeita da prova ter vazado (roubada). Isso levanta alguns questionamentos, será que esta foi a primeira vez que isso ocorreu? Será que isso já aconteceu em um vestibular e ninguém ficou sabendo? E se a pessoa que tinha o exemplar da prova não tivesse mostrado para um jornal e apenas vendido para alguns? Está faltando regularidade em vários setores e não apenas na educação. Alguns tentam sempre levar vantagem. Está faltando respeito e ética em nossa sociedade. Que lástima!

Marwim Renan

Enem 2

O MEC informa que o Inep já tinha preparada uma nova prova caso desse algum problema com a prova atual e que, portanto, a data para realização da nova prova só dependeria da impressão da nova prova. Mas fica uma dúvida: se ambas foram feitas ao mesmo tempo, como ter certeza de que a prova substituta também não vazou, uma vez que elas foram feitas juntas? É incrível, parece que tudo o que cai na mão do governo acaba em alguma forma de corrupção ou em desvio ético. Acho que o falido vestibular ainda é a melhor maneira de seleção.

Paulo Reis

Greve dos bancários

Os funcionários das agências bancárias sempre estão fazendo greve para melhoria de seus salários, mas o engraçado é que tudo isso não faz mudar em nada o atendimento nas agências, onde o trabalhador ainda fica horas esperando em uma fila para ser atendido, enquanto vê os atendentes passeando e tomando cafezinho (Gazeta, 1/10). Tudo isso é uma falta de respeito com o consumidor que, indepen­­dentemente de classe ou de renda, paga seus impostos em dia.

Juliana M. Santana

Legalização dos bingos

O artigo "Da lavagem ao factoide" (Gazeta, 1/10) sobre a legalização dos bingos apresenta vários sofismas. Apresento dois: o primeiro é "A função do Estado, especialmente numa democracia, é regulamentar, não impedir, o exercício de atividades social e mundialmente aceitas". Ora, o simples fato de que a maioria dos povos aceita um comportamento não significa a priori que ele seja válido. Basta relembrar os fatos das épocas da escravidão, dos preconceitos religiosos. Não se deve macaquear o que os outros fazem só porque são a maioria. O segundo é "Quem tem compulsão se vicia em qualquer coisa; transmuta-a do jogo à comida". Ora, a compulsão é um ato executado contra o desejo consciente causado por uma obsessão. Ela tem de ser tratada pela psiquiatria e não incentivada com oportunidades legais como os jogos.

Marculino Camargo, filósofo

Toffoli no STF

Definitivamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiado pelo Senado Federal, sepultou a reputação ilibada, virtude que deveria fazer parte da vida de qualquer cidadão, principalmente daqueles que fazem parte dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário da República Federativa do Brasil. A imprensa informou antecipadamente aos senadores que José Antonio Dias Toffoli tem dívidas com a justiça, mas isso não foi levado em conta.

Leônidas Marques

Linha Verde 1

Sou moradora das proximidades da Linha Verde, vejo e convivo com todos os seus problemas. Na matéria sobre o assunto (Gazeta, 29/09), o prefeito comenta das comitivas que vêm conhecer o nosso sistema viário e enxergam nele um exemplo. Se viessem em horários de pico ou aos domingos, quando chega a acontecer três acidentes em um só trecho, não chegariam a essa conclusão. Se eles não sabem os motivos dos congestionamentos, é só olhar. É óbvio. A via tem três faixas centrais para o trânsito normal. Próximo dos terminais, que coincidem com as vias rápidas que dão acesso aos bairros, essas três faixas recebem também o trânsito das marginais. Faltou espaço para a quarta faixa nesses lugares? Acredito que não, pois os canteiros de flores são enormes.

Carin Kroker

Linha Verde 2

A Linha Verde só vai melhorar quando, em vez de semáforos, tivermos trincheiras. Eu moro a 800 metros do cruzamento da Vila São Pedro e já vi diversos acidentes, pois, para automóveis é mais fácil parar, mas, para caminhões, é mais difícil, sem contar com o risco dos assaltos nos semáforos. Também na Vila Pompeia, aos domingos, formam-se filas até a Fazenda Rio Grande, especialmente à noite. Muitos acidentes e assaltos têm acontecido. Prefeito Beto Richa ajude-nos a melhorar (em definitivo) esse trânsito.

Dirceu Marcos Rankel

Segurança no trânsito 1

Já que em 20 anos as vias centrais estão iguais e o número de carros multiplicou-se por 15, só resta fazer fluir o trânsito. Diminuindo o estresse, diminui a violência. Assim, se é nervoso, como eu, prefira ônibus ou táxi. Se precisa ir ao centro e tem pressa, não vá de automóvel. Considere usar uma moto. Para mandar as crianças para o colégio, priorize o transporte escolar. Para o trabalho, monte um grupo que more próximo. Evite horários de pico. Se não sabe dirigir, não dirija (ter CNH é outra coisa).

Silvio Rubens Meira Prado

Segurança no trânsito 2

Apesar de ser considerada uma cidade modelo e de realizar diversas campanhas estimulando a conscientização, Curitiba não está tendo sucesso em educar sua população, mesmo ficando claro que a grande responsável por esses números alarmantes é a imprudência dos motoristas. Para que a violência no trânsito diminua, basta à população se conscientizar de que a "dobradinha" educação e respeito são fundamentais em todos os aspectos e que, no trânsito, é ainda mais valiosa. É primordial. Salva vidas.

Daniele Rocha

Ficha-suja 1

Este abaixo-assinado entre o presidente da Câmara Federal sobre os candidatos condenados em primeira instância demonstra de forma cabal o quanto o povo brasileiro está cansado de ser roubado, iludido, enganado e usado por políticos e governantes desonestos e corruptos! Quem pretende se candidatar a algum cargo deve, assim como servidores públicos, ter a ficha limpa, apresentar todas as certidões de uma vida pregressa honrada e honesta, e não estar respondendo a nenhum tipo de processo. Essa é a garantia mínima que nós, povo brasileiro, que sustentamos toda essa mordomia, exigimos!

Cristina Schuster

Ficha-suja 2

Sou contra qualquer mudança no projeto dos fichas-sujas. Todos devem ser tratados pela Justiça com a mesma isenção e rigor. Nenhum cidadão com ficha suja pode pretender ser legislador ou administrador público.

Marconni Gambogi de Mendonça

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR - Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]