• Carregando...

Gostaria que a nossa Copel se manifestasse para informar o porquê de tanta falta de luz no bairro de Santa Felicidade, mais precisamente na Rua Justo Manfron. Não estou levando em conta só a queda de energia de domingo (28/10) e segunda (29/10), que ocorreram em virtude das fortes chuvas. Uma chuva qualquer causa falta de energia elétrica nesta rua. É impressionante! Quando a energia volta, ocorrem os picos, o que causa a perda de algum produto eletrônico. A falha, segundo a Copel, é sempre do próprio aparelho ou da fiação da residência. Em nossa casa, já sabemos: quando chove preparamos as velas. Não sou só eu que reclamo, são vários moradores na mesma situação, então solicito que a Copel possa nos dar uma resposta plausível para o problema.

Luis Fernando SchwengberCuritiba – PR

Meio ambiente

É incontestável a necessidade de um órgão para zelar pelo meio ambiente. Entretanto, é também incontestável que a prioridade é das pessoas e não do meio ambiente. É freqüente a negação de corte de árvores que oferecem risco às pessoas. Segundo informações, dois pinheiros, cujos cortes haviam sido negados, caíram sobre duas casas num condomínio em S. Felicidade causando estragos e inundações. Quem vai pagar o prejuízo e atenuar as dores de um mal que poderia ter sido evitado? Espero que o órgão responsável pelo meio ambiente estabeleça critérios de prioridade. As pessoas e sua segurança estão em primeiro lugar. As árvores trazem, além da beleza, saúde para nós e aconchego às aves. Minha sugestão é que se mantenham as árvores urbanas despontadas numa altura razoável (de 8 a 10 metros) evitando a formação de galhos e troncos enormes e sem estabilidade.

José CarvalhoCuritiba – PR

Copa 2014

A Copa do Mundo no Brasil em 2014 realmente será benéfica para todos os setores da sociedade brasileira. Sugiro que o governo crie, desde já, uma comissão independente para fiscalizar e auditar os milhões de reais, que já devem estar sendo pleiteados, e evitar os desvios e a roubalheira. A começar pelo anúncio da escolha do Brasil, em que estiveram presentes 13 governadores e obviamente suas 13 comitivas, toda a grande comitiva do presidente, além de desportistas convidados. Até escritor renomado participou, e quem pagou a conta? Em plena era da informática e dos telões, era realmente necessário este custo de milhares de dólares para o passeio na Suíça. Enquanto isso, esqueceram de convidar o "maior jogador de futebol do mundo", Pelé.

Murilo Lessa Ribeiro, empresárioCuritiba – PR

Leite

"O que o ministro da Agricultura quis dizer, no caso do leite, com "trata-se de um problema econômico e não de saúde"? Quer dizer que a adição de soda cáustica e água oxigenada é mero fato econômico? Como se não bastasse o ministério não fiscalizar, ainda temos de ouvir tal disparate do ministro. No mínimo já devia ter pedido ajuda da Polícia Federal."

Roseli R. HanaiCuritiba – PR

Feira do Batel

Em atenção à carta do leitor Roberto Lissa (publicada em 1.º/11), fazemos as seguintes considerações: as alterações do horário de funcionamento da feira não foram feitas para agradar ou desagradar feirantes e freqüentadores; elas decorrem da necessidade de medidas protetivas aos consumidores, obedecendo normas da Anvisa; não reconhecemos prejuízos ou retaliações aos feirantes. Todo o processo foi aberto, com reuniões com os feirantes. As pesquisas indicam que, do ponto de vista comercial, a atual localização é bem melhor. A saída do antigo local (Carneiro Lobo) foi em decorrência das necessidades de trânsito, melhorando a mobilidade urbana; coordenamos e administramos feiras em 75 pontos da cidade, atentos à dinâmica de crescimento e às necessidades da população, sempre procurando resguardar a qualidade e os direitos dos consumidores. Nosso foco é abastecer com qualidade.

Norberto Ortigara, secretário municipal

Fidelidade partidária

Para reforçar a prática coerente da fidelidade partidária, as listas devem ser compostas em votações internas e realizadas prévias eleitorais abertas nos distritos, bem como implementadas as consultas para revogação de mandatos. Tais providências poderiam reduzir o autoritarismo e a influência das estruturas partidárias, além de valorizar a democracia interna dos partidos, o voto distrital e o vínculo entre representantes e eleitores.

Edivan Batista CarvalhoBrasília – DF

Cidade

Concordo com a opinião do sociólogo Beto Oliveira ao firmar que a administração de Beto Richa já demonstra em suas ações que Curitiba é uma cidade humana. Pois a atual gestão destaca-se ao atender as necessidades da população nos serviços sociais de responsabilidade municipal.

Giba Staviski, publicitárioCuritiba – PR

Articulado

"Quero parabenizar os responsáveis pelo transporte coletivo da capital pela atitude tomada com relação ao ligeirinho Inter 2, que agora será articulado e acomodará até 160 pessoas. Isto irá amenizar, ao menos um pouco, o sofrimento de pessoas que dependem da linha todos os dias nos horários de pico."

Luana S. HonoratoCuritiba – PR

Tamandaré

Tamandareense de nascimento, onde vivi parte da minha infância e juventude, lembro-me dos banhos no Rio Barigüi, de águas claras e límpidas, onde o lambari imperava; das montanhas com campos e matas; das sapecadas de pinhão sob os pinheirais. Ai que saudades! Vejo hoje Almirante Tamandaré nas páginas de jornais como local de "desova" e mortes. Entretanto, não posso deixar de dizer que minha terra é berço de famílias que a construíram com amor, honestidade e trabalho.

João Cândido de Oliveira NetoCuritiba – PR

Moradores de rua

Nós, moradores e comerciantes nas proximidades da Praça do Japão, especificamente na Travessa Silveira Peixoto, nos deparamos nos últimos dias com novos moradores de rua que usam a frente dos nossos prédios como morada durante a noite e os cantos, despudoradamente, como banheiro. Fazem algazarra e deixam muita sujeira, após usar bebidas alcoólicas e drogas. Eram dois, passaram a ser seis. Agora já são em oito. Até quando vamos deixar esses desocupados tomarem conta do nosso espaço e da nossa segurança?

Belinha Still, administradoraCuritiba – PR

Redução

O presidente Lula deseja reduzir a carga tributária existente. Concordo. Porém torna-se imperioso reduzir também, e a níveis aceitáveis, os gastos públicos, os supérfluos, eliminar a corrupção, os aumentos abusivos de salários e mordomias dos deputados federais e senadores. É bem provável que sobraria mais recursos para saúde e segurança pública.

José Américo PomboCuritiba – PR

Iluminação pública

A iluminação do poste na Rua Jean Baptista Debret, no Guabirotuba, está com defeito. Já trocaram a lâmpada, mas isso não resolveu. A falha talvez seja outra. Será que teremos que contratar um eletricista, por nossa conta, para resolver o problema? Não é justo pagarmos por um serviço que não temos.

Rita C. Locatelli CorrêaCuritiba – PR

* * * * *

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]