• Carregando...

Até o dia da eleição haverá muitas farpas e o mais preparado será vitorioso. E, quando se trata de energia elétrica, qualquer palavra dita pelos candidatos continuará deixando o eleitor no escuro. Não adianta nenhuma dessas promessas eleitoreiras. Não está no poder do governador segurar a tarifa. Mas chover bastante contribui e muito para todo o Brasil superar isso. Nós, paranaenses, às vezes nos iludimos com Itaipu, mas a binacional não é garantia de nada.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Energia elétrica 2

Onde estão os órgãos de defesa do consumidor, as associações comerciais, as federações das indústrias, os condomínios e principalmente os movimentos populares que reúnem todos os segmentos existentes em nossa sociedade? Será que estão preocupados se o Dunga será um bom técnico para a seleção e não percebem que o aumento das tarifas de energia elétrica acarretará o aumento significativo de todas as nossas despesas? Como já era previsto, aí está o verdadeiro legado da Copa: um país mais caro para todos.

Lucio Antonio Lakomy, engenheiro civil

Voto branco e nulo

Tenho lido inúmeras manifestações de leitores que pretendem anular o voto nas próximas eleições. Dizem que não adianta mudar. Desandam a culpar os políticos e a política, como responsáveis pela situação delicada em que o país se encontra. Mas será que esse povo desencantado já leu algum estudo científico, elaborado por entidade confiável, que analise todos os setores de nossa vida social e que tenha concluído que, de fato, nada mudou no Brasil, ou mudou para pior? Votar nulo ou em branco é exercer a forma mais exacerbada de conservadorismo.

Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Recesso branco

Saber que o recesso branco no Congresso Nacional custará R$ 460 milhões aos cofres públicos deixa qualquer um indignado. Receberão seus salários regiamente e não precisarão estar presentes em Brasília durante o período eleitoral. A covardia tomou conta dos poderes constituídos. Não estão preocupados com o povo; pensam só na reeleição.

Helio Ribas Micheleto

Economia

A economia brasileira agoniza. Está a um passo da recessão. Desmantelaram o Plano Real e ressuscitaram a inflação. Daqui para a frente vamos sentir saudade. Viveremos época de "vacas magras". Queda na produção, desemprego, diminuição da renda familiar, endividamento, falência farão parte da nova realidade. O estrago foi feito. É preciso consertar. Mas só conseguiremos êxito se soubermos votar. Os marqueteiros da reeleição pensam diferente. Tentam enganar o povo. Mas, se não abrirmos nossos olhos, não comeremos nem pão com ovo.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Discriminação

No Brasil, a maior discriminação não é contra a mulher ou o negro como se acredita, mas contra o pobre. A sociedade ensina o ódio contra o pobre. Isso faz movimentar a máquina do consumo porque as pessoas tentam fingir que não são pobres. Isso força o cidadão comum a ter cada vez mais, se endividar, impedindo-o de compreender que dignidade tem significado diferente de acumular bens desnecessários e sem sentido.

Carlos Alberto Gomes Marques

Vandalismo

Enquanto o governo e seus asseclas continuarem a classificar o vandalismo, os saques, as depredações e pilhagens, entre outras bandalheiras, de "manifestações populares", continuaremos a ter esses revoltadinhos a reivindicar qualquer coisa e a atrapalhar a vida de quem trabalha, produz e paga impostos. Quando pegos na contravenção, se escondem e querem ser reconhecidos como "presos políticos", tentando até asilo em outro país.

Leila E. Leitão, São Paulo – SP

Oriente Médio 1

Salvo engano, o Hamas é um grupo radical terrorista que matou três jovens que não eram militares, apenas estudantes, sem qualquer culpa pelos problemas entre o governo de Israel e os palestinos. Portanto, não é possível o governo brasileiro ser contra o Estado de Israel, que se defende de uma constante agressão de um grupo adepto da violência terrorista e que não aceita qualquer diálogo e não deseja a paz com o povo judeu.

Adriano Andrade

Oriente Médio 2

O mundo precisa saber o que está acontecendo na Palestina. Chega desse papinho de que os judeus são coitadinhos. O problema na Palestina começou com o movimento sionista, que propagou ideias de luta para a tomada da Palestina. Em 1947, 700 mil judeus ficariam com 54% das terras enquanto os palestinos, que eram os donos legítimos da terra, ficariam com o "resto" para 4 milhões de árabes. Se Israel fosse tão da paz, por que eles têm hoje quase 90% do território?

Pedro Moreira de Godoy

Planos de saúde

A recorrente celeuma sobre o reajuste anual dos planos de saúde, via de regra acima do índice de inflação oficial, autorizado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) expõe uma lógica perversa. Diante do ineficiente sistema de saúde proporcionado aos usuários do SUS, o governo federal, através da ANS, impõe às operadoras cada vez mais condutas e procedimentos, mas em contrapartida não estipula limites nos reajustes propostos por elas. Nesse jogo, quem paga a conta somos nós.

Eduardo A. Waintuck, Balneário Camboriú – SC

Internet

O Brasil é praticamente um continente, mas nosso investimento em banda larga perde para países pequenos. O dinheiro é pessimamente empregado, isso quando não é simplesmente desviado e fica por isso mesmo. Ficamos no atraso, sem a cobrança efetiva da Anatel, simplesmente empurramos com a barriga.

Dionisio Francisco Grabowski

Rodoferroviária

A Rodoferroviária realmente ficou muito bonita, funcional e moderna. Mas o desembarque noturno e no começo da madrugada, realizado num pátio grande, com vários ônibus chegando, é perigoso. As pessoas desembarcam com suas malas e pertences e ficam esperando os táxis sem nenhuma segurança. É um prato cheio para que sejam roubadas. Como a área é aberta, qualquer um pode se aproveitar da situação.

Juarez Santos

Internet

Com o constante crescimento de informação rápida e em tempo real graças à internet, as pessoas compartilham notícias falsas e acreditam em informações absurdas porque, no meio de tantas conexões e informações, muitas vezes não sabemos o que é verdade e o que não é. Outro fato que contribui para isso são as opiniões de outros usuários, que nos levam a crer na mais absurda falácia, mesmo que por um momento possamos considerar determinado fato algo alienado demais para se crer.

Fernanda Carbonieri

IPVA

O motivo do grande volume de IPVA atrasado é a burocracia para tirar segunda via do licenciamento. Para tirar o licenciamento é preciso ir à origem e no interior, além dos documentos, pedem até comprovante de endereço. Em outros estados, pagou, levou. Se a pessoa não tem acesso ao licenciamento, por que irá pagar?

Francisco Osmar de Oliveira

André Vargas

Abandonado pelo próprio partido desde que veio à tona o caso de envolvimento com o doleiro Youssef, o deputado André Vargas tenta ao máximo protelar o encerramento de instrução de provas do Conselho de Ética da Câmara. Não há cerceamento de defesa; pelo contrário, Vargas quer empurrar o processo para o esquecimento e o ostracismo, ganhando tempo para fugir de um possível parecer do relator do processo indicando sua cassação por quebra de decoro. Uma vez que o próprio PT lavou as mãos sobre o caso, Vargas deveria renunciar ao mandato, poupando-se de uma vexatória cassação em plenário.

Marcelo Rebinski, historiador

Tudo Aqui

É uma vergonha esse projeto do Tudo Aqui. Nada mais é que a terceirização dos serviços públicos do governo. É como um pedágio: 25 anos de empresários cobrando pelos serviços que seriam função do Estado.

Hermes Carlos Bollmann

Polícia

Quando nos perguntamos se nossas estruturas policiais estão à altura para atender a nossa população, também devemos nos perguntar em qual estágio encontra-se a educação de nosso povo. Num país onde não se investe em educação como se deveria, nós temos um povo que não sabe votar e acaba colocando no poder políticos que lá estão há mais de 30 anos. Temos polícia, saúde, educação e transporte assim porque não sabemos votar.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro

Petrobras

A ideia de um "conselho administrativo nas empresas" significa escolher pessoas experientes, idôneas, independentes e capazes para acompanhar, sugerir ou barrar negócios perigosos em que a diretoria estaria se metendo. Mas, para o TCU, a presidente Dilma e outros conselheiros não têm responsabilidade nenhuma sobre a mal sucedida compra da refinaria de Pasadena.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Fronteiras

O meu dinheiro é minha propriedade. Sendo minha propriedade, eu deveria ter a liberdade de trocá-lo voluntariamente com outro indivíduo por qualquer bem, esteja ele na Indonésia ou em Irati. Quando o Estado me impede de fazer essa troca voluntária, ele viola meu direito de propriedade. E faz isso através da violência e da coerção de seus homens com armas e distintivos que ficam supostamente "vigiando a fronteira".

Leonardo Simoni

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]