• Carregando...

Pressão do Congresso

“O Congresso existe para legislar e procurar fiscalizar as ações do governo. Não tem de ‘ser duro’ com ninguém, e sim cumprir suas funções constitucionais que lhes são impostas, primando para o engrandecimento da nação e melhoria da vida dos cidadãos.”

Reginaldo Junges, via Facebook, na matéria “Dilma perde a governabilidade a cada dia, diz Cunha” (Gazeta, 16/7).

Vila Capanema

“A coisa está feia para o Tricolor. A Vila é um estádio histórico que foi sede de uma Copa do Mundo num tempo em que não se gastava bilhões para construir arenas. Mas no Brasil pouco importa a história.”

Mauro José Santana Júnior, via Facebook, na matéria “Relator de processo indica derrota do Paraná na luta pela Vila” (Gazeta, 16/7).

Neve em Curitiba

“Eu vivi esse dia com toda intensidade, comi neve e lembro até hoje do sabor. Neve de colher em Curitiba com a família! Foi lindo!”

Jussara Negrello Raitz, via Facebook, sobre a matéria “Curitiba, 17 de julho de 1975” (Gazeta, 17/7).

A Alemanha tem aproximadamente 70% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis e com isso consegue produzir energia limpa e de qualidade. Já no Brasil, a energia solar nem faz parte de nossa matriz. Diante de uma crise, em vez de se investir em novas fontes, simplesmente compram energia mais cara e poluidora como a das termelétricas. E a conta disso acaba caindo sempre no bolso do consumidor.

Fabio Jacomini

Compras da Alep 1

Como os deputados disseram na matéria “Compra de café e suco pela Assembleia Legislativa causa polêmica” (Gazeta, 15/7), o processo de compra é aberto e todos podem questionar. Concordo que possa haver alguns preços acima do habitual, mas não chega a ser uma afronta aos cofres públicos.

Victor Almeida

Compras da Alep 2

Qualquer funcionário público deveria estar há muito tempo sem cafezinho. Onde eu trabalho, fazemos uma vaquinha e compramos. Ora, por que esses senhores não fazem o mesmo? É vergonhoso termos de sustentar o cafezinho e o suco dessa gente.

Luiz Henrique Rezende

Sistema político

Sobre o artigo “Parlamentarismo, ou fica como está” (Gazeta, 16/7), o problema não é o sistema a ser adotado e sim quais os atores que irão executá-lo. Há de se mudar a cultura do assistencialismo, do “jeitinho brasileiro” e da Lei de Gérson. Todos os segmentos da sociedade devem estar sustentados por princípios da ética, da moralidade e comprometidos com o bem coletivo. Não haverá avanço enquanto só se pensar em buscar vantagens individuais.

Vilmar Kurzlop

Greves

Mesmo que o direito de greve seja assegurado constitucionalmente, até quando os cidadãos – sem qualquer ligação com os diversos movimentos grevistas ou reivindicatórios – terão de continuar a sofrer as consequências do fechamento de ruas, de estradas, de órgãos públicos e outros tantos impedimentos que causam transtornos no ir e vir do cidadão; perda ou atraso em compromissos; e até mesmo prejuízos financeiros? Que o direito de greve seja exercido de maneira mais inteligente, atraindo a simpatia da população.

Flávio Ribeiro

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Empréstimos consignados

Sobre o editorial “Novo limite para o consignado” (Gazeta, 16/7), esse tipo de empréstimo pode ser um grande problema para os servidores públicos. Aqueles que não têm disciplina financeira se endividam até o pescoço, afinal, o salário do funcionário público não aumenta – os 8,17% não são aumento, mas reposição salarial.

Gilberto Nascimento

Pós-graduação

Esse corte de 75% da verba de pós-graduação (Gazeta, 16/7) é mais uma notícia triste e demonstra como é desvalorizada a educação, a formação acadêmica e a construção de conhecimento. O ajuste fiscal está acontecendo devido à falta de verbas ou por que o dinheiro foi desviado pela corrupção?

Jorge Repula

Pedágio

Enquanto eles brigam sobre a renovação das concessões de pedágio (Gazeta, 16/7), nós pagamos a conta. Pago cerca de 30% do valor gasto em gasolina para passar por estradas esburacadas. Os governantes isentaram as concessionárias de duplicar as estradas e daqui a pouco vão parar até com obrigatoriedade de manutenção básica. E eu não tenho a quem recorrer. Cadê o bom senso?

Elson Oliveira

Jogos Pan-Americanos

Parabéns aos atletas que fizeram continência no pódio em Toronto (Gazeta, 15/7). Se as Forças Armadas lhes proporcionam os meios e condições para treinar, eles têm de ter orgulho mesmo. Quem sabe outros órgãos se sensibilizem e resolvam apoiar nossos atletas anônimos, tão sofridos, sem apoio e patrocínio, que ficam esquecidos nos ginásios deste país.

Wolf Martins
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]