• Carregando...

A respeito da reportagem sobre o crescimento do ensino superior no Paraná, 1.º de abril, creio que foi dada ênfase apenas ao crescimento do ensino privado. Vale lembrar que o ensino superior público tem crescido e feito grandes esforços para atender a demanda por ensino superior de qualidade e gratuito no Brasil, principalmente no Paraná. Muito deste crescimento ocorreu apenas por políticas de melhor aproveitamento dos recursos públicos, como o Provar, que ocupa as vagas ociosas da UFPR sem recursos adicionais. Ainda, a expansão para o Litoral, que neste ano deve chegar próximo a mil estudantes naquele câmpus, é outro fator a ser considerado. Registre-se que segundo dados do MEC e Andifes, a UFPR foi a universidade pública brasileira que mais cresceu em 2005, 13,7% contra uma média nacional de 3,1%. Crescemos mais de 15% na graduação e 8% no doutorado. Hoje, a UFPR por dados da matriz de aluno equivalente do MEC é a terceira universidade federal brasileira. Passamos a UFRGS, fato jamais alcançado antes.

Carlos Moreira Jr., reitor da UFPRCuritiba – PR

Obras

Tenho ouvido e visto bastante propaganda das obras realizadas pelo governo do estado. Espero que estas obras não sejam iguais ao asfalto que liga a BR-277 à colônia Quero-Quero até a BR-227, que nem estava entregue e foi necessário fazer reparos. Gostaria que nosso governador desse uma voltinha naquela estrada ou, se não puder, peça ao repórter das estradas fazer uma reportagem e lhe entregar para ver como foi mal-empregado o nosso dinheiro numa obra tão ruim.Carlos A. P. Marcondes, empresárioCuritiba

Via Verde

A implantação da Via Verde trará grandes benefícios aos curitibanos que atualmente enfrentam, em determinados horários, congestionamentos pouco toleráveis. Moro próximo à Professora Olga Balster, que terá ligação direta com a avenida principal. A rua recebeu durante cerca de dois meses uma total repavimentação e estaria perfeita se não tivesse ficado de fora dois pontos muito importantes: calçadas para pedestres e área para estacionamento. Para uma rua que será fundamental para a Via Verde, caminhar por ela tornou-se extremamente perigoso. Pedestres dividem o mesmo espaço com veículos estacionados irregularmente. Já ouvi que a construção da calçada é por conta do morador. Mas aí uma dúvida me vem à cabeça: dentre os benefícios do IPTU não estaria incluso esse serviço?

Katy M. B. de FariasCuritiba – PR

Artigo

Cumprimento o sr. Belmiro Castor Valverde pelo excelente artigo publicado no domingo (1.º/4). É bom ouvir uma voz que se levanta contra as propostas que querem fomentar ressentimento na sociedade brasileira.

Letícia Küster Puppi Curitiba – PR

Apae x bombeiros

Todos nós seres humanos temos o direito de ir-e-vir, tecer comentários, comentar, ser comentado, elogiar, aplaudir, só que às vezes falamos besteira. Como pode um ser que dirige um estado da pujança do Paraná fazer uma comparação de uma instituição que está sempre pronta a socorrer (Corpo de Bombeiros) com uma entidade que presta auxílio a pequeninos que muitas vezes não podem se defender (Apae).

Luiz Fernando Alves, contadorMatinhos – PR

Pedrada

Só após o delegado de polícia da Lapa ter levado uma pedrada na cabeça, ao tentar separar uma briga de rua, é que as autoridades resolveram realmente agir, com rondas intensivas, abordagens freqüentes. Antes, era comum ver pela cidade, principalmente no centro , grupos, gangues de jovens, muitas vezes de menores, bebendo, fumando e constrangendo pessoas idosos. Esperamos que não seja preciso que outra "autoridade" sinta na carne o que nós, mortais, sentimos todos os dias para que realmente tenhamos o direito de ir-e-vir.

Mauro WolffLapa – PR

Apagão aéreo

Gostaria imensamente de saber qual é o trunfo do ministro da Defesa, Valdir Pires. São seis meses de um caos no sistema de tráfego aéreo "nunca antes" visto em nenhum país minimamente decente, mas as atitudes tomadas por este senhor, que variam do patético ao truculento, nada tem produzido. Em qualquer país este cidadão já teria sido escorraçado do governo. Em nome da sua biografia, ministro, peça demissão. O país agradece com alívio.

Luiz Tomita, administrador e professor universitárioCuritiba – PR

Sobel

"O rabino Henry Sobel é um grande homem. Seu auxílio incondicional a toda a sociedade, sua não omissão, sua atitude profundamente corajosa e necessária em defesa dos direitos humanos em momentos cruciais da história contemporânea brasileira, seu esforço pela aproximação das religiões e das raças em magnânimo espírito solidário merecem o respeito e a admiração de toda a sociedade brasileira. Neste momento de desconforto, merece nosso apoio incondicional, nosso ombro amigo por tudo o que ele é e representa. Neste momento de fragilidade, merece nosso aplauso."

Júlio César Caldas Alvim de OliveiraCuritiba – PR

***

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]