• Carregando...

A respeito da reportagem sobre o crescimento do ensino superior no Paraná, 1.º de abril, creio que foi dada ênfase apenas ao crescimento do ensino privado. Vale lembrar que o ensino superior público tem crescido e feito grandes esforços para atender a demanda por ensino superior de qualidade e gratuito no Brasil, principalmente no Paraná. Muito deste crescimento ocorreu apenas por políticas de melhor aproveitamento dos recursos públicos, como o Provar, que ocupa as vagas ociosas da UFPR sem recursos adicionais. Ainda, a expansão para o Litoral, que neste ano deve chegar próximo a mil estudantes naquele câmpus, é outro fator a ser considerado. Registre-se que, segundo dados do MEC e Andifes, a UFPR foi a universidade pública brasileira que mais cresceu em 2005, 13,7% contra uma média nacional de 3,1%. Crescemos mais de 15% na graduação e 8% no doutorado. Hoje, a UFPR por dados da matriz de aluno equivalente do MEC é a terceira universidade federal brasileira. Passamos a UFRGS, fato jamais alcançado antes.

Carlos Moreira Jr., reitor da UFPRCuritiba – PR

Salário do presidente

"É óbvio que o presidente merece um aumento salarial. Eu também mereço. O leitor da Gazeta e o não-leitor também merecem. O único problema é saber quem é que vai pagar a conta. Do meu bolso eunão quero que saia."

Sebastião Donizete SantarosaCuritiba – PR

Comunicação

Não posso deixar de expressar a minha alegria em ver que estamos dando passos cada vez mais importante para evolução do jornal e da televisão paranaense. A Gazeta do Povo está de parabéns pela publicação da coluna "A noite toda", em que são passadas para os leitores dicas de cultura, entretenimento e informações completas sobre a gastronomia e a noite curitibana. Também cumprimento a RPC que, em meu ponto de vista, inicia uma nova história na televisão paranaense com seu programa "Revista RPC", ao proporcionar informações qualificadas e interatividade com o público. Não conhecia os apresentadores Odilon Araújo e Susan Trindade. Fiquei positivamente surpreso. Ambos transmitem segurança e credibilidade no vídeo. Parabéns a toda competente equipe da RPC.

Alexandre Leprevost, empresárioCuritiba PR

Preço do álcool

É o segundo feriadão seguido em que os postos aumentam os preços dos combustíveis. Mais substancialmente o preço do álcool que, dizem, aumentou nas usinas. Como seria muita coincidência todos os postos aumentarem os preços ao mesmo tempo e a mesma época, dá para desconfiar que tudo possa estar sendo estrategicamente orquestrado. É bom lembrar que nos anos 80, quando os carros movidos a álcool chegaram a ser 95% da frota nacional, os usineiros, hoje chamados pelo presidente Lula de heróis, preferiram fabricar açúcar para exportar. Com isso mandaram todo mundo às favas e paralisaram o país. Deixar o preço e a produção do álcool sem controle do Estado, num momento em que este combustível começa a ser o preferido pelos usuários de veículos flex, pode não ser muito inteligente. Heróis, também caem em tentação.

Rubens Santos, empresárioCuritiba – PR

Verdade ou mentira

Achamos sempre que em Brasília (DF) tudo é sério, pois lá encontram-se os poderes Legislativos, Judiciário e o Executivo e todas as CPIs instauradas são resolvidas e todos são punidos. A miss Paraná, que esqueceu sua bolsa, não acha isso. Será que nossos impostos somem assim também como a bolsa de nossa miss? Ou será pura ficção e ela vai aparecer em forma de pizza na casa de um caseiro qualquer. Ou a segurança achou que era um ET e levou para segurança nacional até que o ministro da Defesa consiga chegar até Brasília sem interrupções de controladores de vôo para explicar que houve? Quando o governo diz que somos uma família, cuidado! Parentes são os dentes e os dentes ainda doem.

Zainara ElianeCuritiba – PR

Super salário

Ninguém mais fala dos super-salários do nosso governador, do nosso prefeito, dos secretários e etc.? Vai ficar assim mesmo? O povo ralando e eles arrecadando? Aonde está a nossa Justiça?

Paulo Cabral, analista de sistemas

Achaque silencioso

Assistimos diariamente a cenas preocupantes. Numa delas, uma senhora saiu de um posto médico na Avenida Marechal Floriano com um papel na mão, provavelmente uma receita médica, e logo foi abordada por um "guardador de carros", que esperava pagamento pelo seu "trabalho"? O indivíduo devia ter 1,90 m de altura e mais de 100 kg. Se nós, homens, ficamos temerosos diante de uma figura assim, imagine uma mulher, provavelmente preocupada com o diagnóstico médico. Pelo menos diante de hospitais, postos e casas de saúde deveria ser proibida a "venda de segurança". Guardas municipais ou policiais é que deveriam garantir essa segurança, pois pagamos altíssimos impostos para receber proteção.

Gabriel Kalinovski FilhoCuritiba – PR

Esclarecimento

A Serra Verde Express, responsável pelo roteiro de trem Curitiba–Morretes–Paranaguá, esclarece ao leitor Osvaldo Nascimento Jr. (que pede extensão do roteiro ferroviário até Paranaguá, em carta de 9/4) que a circulação até Paranaguá é feita aos sábados e domingos. Em decorrência das condições da ferrovia e dos cruzamentos municipais, o tempo de viagem entre Morretes e Paranaguá aumentou, chegando a durar duas horas, prejudicando tanto turistas como a jornada de trabalho dos colaboradores. Diante disso, a América Latina Logística (ALL), operadora do sistema, técnicos da ANTT (agência reguladora das concessões ferroviárias) e a Serra Verde Express decidiram que o melhor seria reduzir os dias de roteiro até Paranaguá.

Adonai Arruda Filho, diretor - Serra Verde Express

***

Gazeta do Povo

leitor@gazetadopovo.com.br

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]