• Carregando...

966 e-mails

foram recebidos pela Gazeta do Povo entre 15 e 21 de fevereiro.

Temas mais comentadosÁrvores: 49Hospital Evangélico: 41Violência: 36

"As árvores tornam-se uma ameaça porque são mutiladas. Enquanto não houver uma pessoa competente para comandar a execução das podas, o perigo vai continuar."

Marcelo Svoboda

"Sou médico há 57 anos e estou estarrecido pelo que está acontecendo. Primeiro temos um idoso baleado que não foi atendido no hospital, e agora uma médica suspeita de eutanásia."

Ali Zraik

"Vemos nossos parentes e vizinhos morrerem e saímos para trabalhar como se isso fosse normal. Parece que a população não tem ideia de a quem cabe a responsabilidade em última instância."

Roberto Garcia

Muito estranho que 28 funcionários da Câmara de Curitiba tenham se beneficiado com a verba publicitária. Não deve ser coincidência que elevado número de servidores possuíssem ou fossem sócios de empresas de publicidade justamente nessa Câmara. O estranho também é os vereadores não saberem de tal fato...

Claudio Todeschini

Renan Calheiros

Mesmo que válida, a atitude de mais de 1,6 milhão de internautas soa quase como ingenuidade. Sou uma das assinantes, não por crer que a petição conseguiria o impeachment de Renan Calheiros, mas para mostrar que somos uma parcela da população que não pode mais ser enganada ou ignorada e as gerações seguintes também não o serão. Esperamos ao menos que essa imagem de Parlamento inexorável não permaneça.

Caroline Tirindelli

Yoani Sánchez

A agressão que a blogueira Yoani Sánchez sofreu, relatada em "Inimigos da democracia" (Gazeta, 22/2), infelizmente é algo comum. Qualquer um pode defender sua ideologia, cabe a nós concordar ou não; se posicionar a favor ou contra o governo. Partir para a agressão é desrespeito e supressão de um direito básico: a liberdade de expressão.

Jhenyson Thiago dos Santos

Mussa José Assis

Conheci bem e convivi com Mussa no estertor da ditadura militar. O jornalista, que chegou a ser preso político nos anos 60, nunca negou apoio às lutas populares que defendíamos, fazendo do veículo de comunicação que dirigia uma trincheira de luta contra a ditadura. Figura carismática, culta e de convívio agradável, Mussa José de Assis prestou inestimáveis serviços à causa da democracia e ao jornalismo político brasileiro.

Wagner Rocha D'Angelis, advogado

Bento XVI

Com rara propriedade, senso crítico e visão desapaixonada, Paulo Briguet (Gazeta, 18/2) aborda a renúncia de Bento XVI do ponto de vista da pessoa que o papa é, revelando a humildade manifesta na decisão do "monge de 86 anos" de optar pelo silêncio e pelo recolhimento. O texto ainda traz um convite sobre a finitude das veleidades humanas – porquanto, efetivamente, a "salvação não pode esperar".

Clínio Lyra

Violência

Conheci Curitiba em 1994, quando ainda era um bom lugar para se viver. Passados todos esses anos, é fácil perceber que vivemos agora em uma cidade em convulsão. O tráfico e gestores corruptos, desonestos e incompetentes tornaram a nossa querida capital uma cidade violenta, onde em qualquer lugar e em qualquer hora poderemos ser mais uma vítima da violência.

Julio Cesar Massignan

Torcidas

É revoltante quando nosso país é exposto mundialmente por atos de vandalismo, como as provocadas por assassinos mascarados de torcedores que tiraram a vida de um jovem boliviano. Só resta nos envergonharmos por esse tipo de ação que está se tornando cada vez mais comum.

Saron Souza Gomes, Lages – SC

Pedágio

O pedágio é uma máquina de ganhar dinheiro. Se fosse há 20 ou 30 anos, até poderia ser necessário poder contar com os serviços das concessionárias, mas hoje o Paraná tem uma das frotas mais novas do país e carro novo não dá problema. Uso diariamente a BR-277 e nunca precisei do serviço de uma concessionária de pedágio.

Paulo Rebelo

Trânsito

Enquanto não começarem e a educar a população para entender que o metrô é a melhor opção – pois não tem cruzamento, é rápido e futuramente abrangerá todo o município e Região Metropolitana –, os motoristas não deixarão de usar o carro. Por enquanto, é mais rápido e cômodo andar de carro que de ônibus.

Dionisio Francisco Grabowski

Praça do Japão

É triste ver as intervenções em Curitiba como a anunciada na Praça do Japão (Gazeta, 22/2). Há muito Curitiba não tem planejamento, vivemos do que sobrou do Plano Agache. Curitiba, hoje, é como casa de pobre: vive de puxadinhos.

Ricardo Romanelli Filho

Árvores

A responsabilidade de cuidar das árvores é da prefeitura. Se não está fazendo isso, não está cumprindo com a sua responsabilidade e deve ser responsabilizada. Neste país, se uma pessoa matar alguém, vai para a delegacia, confessa o crime e sai pela porta da frente. Se derrubar uma árvore, ainda que a mesma esteja colocando a vida de alguém em perigo, passa a ser crime federal e vai pagar multa e até ser preso. Completa inversão de valores.

Luiz Dias

Licenciamento ambiental

Os processos de licenças ambientais no Paraná são bem fundamentados. Ocorre que a documentação fica represada no IAP, na Sema e em outros órgãos que não têm capacidade operacional para dar conta do trabalho. O Incra por exemplo, quando entendeu que tinha de agilizar os processos de georreferenciamento das propriedades rurais, fez um convênio com o Cigex, em Brasília. A Sema também poderia fazer convênios com as universidades e formar grupos de trabalho para agilizar o processo. Ficariam para os funcionários de carreira a coordenação, acompanhamento e expedição das licenças.

Rosi Arend

Médicos

A importância do profissional da medicina na sociedade é sem dúvida indiscutível; no entanto, vale lembrar que o psicológico é tão importante quanto o corpo. Talvez as universidades devessem preparar os acadêmicos para tratar as pessoas como pessoas e não como objetos de trabalho e meio de ganhar a vida. O aumento da carga para aulas de Ética seria uma possível solução a ser pensada.

Allan Daniel de Souza

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]