• Carregando...

O dicionário do Houaiss explica que o termo escrete, tradução do inglês "scratch", significa "linha ou marca desenhada para servir de ponto de partida; linha de partida", no sentido de que todos os competidores partem da mesma linha, do mesmo ponto, sem handicap. Tais palavras não definem, como aprendemos do nosso escrete canarinho, nada. Um dicionário inglês, entre outras acepções, dá o sentido como "reunido às pressas, sem muito critério". Semântica à parte, na prática não é isso também: respeitando critérios, o nosso time foi formado com antecedência e, cheio de estrelas, conquistou o mundo.

João Carlos Ferreira, técnico em enfermagemCuritiba, PR

Máquina pesada

A manifestação feita em Brasília em prol da discriminação nos produtos do que é imposto e do que é o preço real, é oportuna, mas inócua e de pouca ressonância junto às autoridades econômicas. O governo hoje não pode diminuir impostos. Ele precisa mais e mais, de cada centavo arrecadado, para manter a famigerada e devoradora máquina estatal e também uma boa parte para cumprir a nefasta meta do superávit primário. Por puro equívoco, hoje, todas as ações do governo estão centradas no aparelhamento do fisco para a fiscalização e aumento da arrecadação de impostos. Não há ações concretas e perceptíveis que possam proporcionar o crescimento da arrecadação via crescimento da economia. Por conta disso, a maior parte dos resultados financeiros sobre o que as empresas produzem e vendem, não fica nos seus caixas para novos investimentos, mas vai tentar aplacar a necessidade de caixa do governo, cujos gastos não param de aumentar.

Rubens Santos, empresárioCuritiba, PR

Mundo de aparências

A Igreja se prepara para o 5.º Conselho Latino-Americano, de Aparecida, em maio do próximo ano. Hoje a hipermodernidade valoriza o efêmero e o transitório, o superficial e o desfrute máximo do momento presente, onde o passado não tem valor e o futuro é incerto, deseja desfrutar o momento presente. Entre os jovens, o desejo desenfreado para serem modelos, jogadores de futebol, profissões que apenas lhes concedem fins monetários, deixando de lado o essencial e o transcendente. O mundo é de aparências, onde a indústria do entretenimento ocupa a maior parte do tempo e deforma as consciências. É mais valorizado o "produzir-se" cosmeticamente, do que o "construir-se" culturalmente. A mensagem de Jesus Cristo nos convida a construir o outro, acolhendo o mais frágil, estarmos dispostos a amar o semelhante. A V Conferência terá como tema: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (Jo. 14,6). Os subsídios logo chegarão a todas as dioceses para um estudo e sugestões para o documento final.

Monsenhor Natalício José WeschenfelderSão João, PR

Lavacar perigoso

Questiono os órgão competentes como é possível a liberação de alvará de funcionamento para um lavacar no Champagnat, bairro residencial, que opera das 7 às 20h30, de segunda a sábado. O mesmo já foi notificado por problemas com poluição sonora (processo FIS 06/1639), mas continua operando normalmente. Além disso, apenas em 2006, o muro de divisa foi derrubado três vezes pelos manobristas de veículos. Pedestres não se feriram por mero acaso. Solicito providências urgentes.

Gerson AraújoCuritiba, PR

Um Estado, uma reforma

Estarrecidos e indignados ficam mais uma vez os paranaenses com suas autoridades públicas, especialmente os deputados estaduais, com seus funcionários fantasmas existentes na Assembléia Legislativa. E o Tribunal de Contas, o que faz? As nossas autoridades praticaram uma grande omissão. Uns simulam que fiscalizam, outros que legislam, que administram, outros simulam que trabalham, outros não sabem de nada, outros nem sabem se estão lá. Certamente, o que vemos é apenas desperdício de tempo e dinheiro público. O pior desperdício é o nosso, a vida do povo é desperdiçada por nossos políticos, que não tomam as atitudes honestas e corajosas que precisamos.

Marcos Capellazzi, advogadoCuritiba, PR

Letras e reflexão

O Café Literário com o jornalista, publicitário e escritor Domingos Pellegrini teve um tom diferente dos Cafés Literários que nós tivemos a oportunidade de comparecer. O autor de livros infanto-juvenis nos convidou a pensar objetivamente a partir da nossa experiência com a literatura, nos ensinou o quanto é bom comparecer aos debates de idéias e ouvir pensamentos muitas vezes divergentes dos nossos, nos mostrou o comportamento dos indivíduos diante da política. Foi um aprendizado importante porque saber refletir se traduz em crescimento intelectual. Mais uma vez voltamos para casa com uma nova visão cultural, que certamente nos auxiliará em diversos momentos do porvir.

Yayá Petterle PortugalCuritiba, PR

Como entender?

O PMDB, partido com um passado de glória por ter resistido à opressão está dividido: um lado apóia o favorito para as eleições de outubro; outro, não importa se em menor ou maior número, quer fechar com o candidato da oposição. É assim, com todo esse desentendimento, que querem fortalecer a democracia? O eleitor quer votar em idéias claras não em acertos de gabinetes.

Edivete Maria Wolls, professoraBlumenau, SC

Sem fiscalização

Os moradores das imediações da Rua Paulo Gorski assistem, estupefatos, a várias construções em fase de edificação, seja empreendimentos comerciais, seja conjuntos habitacionais de 8 andares de altura, em locais nobres como áreas de bosque e de zoneramento residencial ZR1. A pergunta é: o zoneamento da região mudou, ou essas obras não estão sendo devidamente fiscalizadas?

Roberto N. Boscardin, médicoCuritiba, PR

Assalto

Hoje (1.º/6/06), ao transitar pela Rua Desembargador Westphalen, sem poder fazer nada, presenciei a tentativa de dois rapazes de obrigar um jovem estudante a entregar o seu boné. A cena durou alguns segundos. Para mim, foi uma verdadeira agonia, pois, senti como se isto estivesse acontecendo com meu filho. Uma pergunta me tem passado na cabeça: onde está o policiamento do centro da cidade? Estamos totalmente à mercê de punguistas, assaltantes, batedores de carteiras etc. Não existe policiamento a pé no centro da cidade. E que não venham as nossas autoridades dizer o contrário. Eu os desafio a andar pela Rua XV, Marechal Deodoro, Praça Tiradentes, Praça Rui Barbosa... Estão onde? Jogando sinuca nos quartéis.

Luiz Alberto Santi, aposentadoCuritiba, PR

Verticalização

Por determinação da Justiça Eleitoral, nas eleições de outubro o que for decidido pela direção nacional dos partidos terá de ser seguido nos estados. É uma medida acertada. Lamenta-se que, entre si, os correligionários não se entendem e acabam se dividindo. Uns apoiam a situação, outros a oposição. Se líderes que deveriam ser o exemplo para a sociedade não respeitam a lei, o que poderemos esperar de eleitores menos esclarecidos?

Gerson da Silveira, estudanteCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]