• Carregando...

Sobre o projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento (Gazeta, 9/12), quem me garante que o sujeito ao lado é psicologicamente equilibrado? Ele tem noção do que acontece ao seu redor ou atira como se fosse um videogame? Armas, sim. Mas para pessoas conscientes, e não para os justiceiros. Os próprios autorizados fazem das suas, como no caso da estudante Bárbara. Isso sem falar nos irresponsáveis que deixam as armas ao alcance dos filhos menores de idade. Deveriam ter votado nas pessoas certas. Assim teríamos segurança. Frank William

Estatuto do Desarmamento 2

Parabéns pelo projeto. Nós, cidadãos cumpridores dos nossos deveres, temos o direito de proteger as nossas famílias. Os criminosos pensarão muitas vezes antes de invadir uma residência, pois poderão ser recebidos da mesma forma que têm nos abordado. O importante é que as pessoas que venham a adquirir uma arma tenham muito cuidado com a guarda e manuseio dela – especialmente não a deixando ao alcance das crianças. Uma ideia é que, no ato de aquisição, seja entregue um manual com os cuidados indispensáveis à segurança.

Nivaldo Godoy Guerin

Taxas dos cartórios

Como sempre, é o povo que arca com o custo da má administração e da corrupção. Nada justifica o aumento das taxas de cartório e do Judiciário. Está mais do que na hora de a administração pública gerir seus custos, cortar despesas e ter rigor na aplicação dos nossos recursos.

Luiz Eduardo Formighieri Machado Pereira

Previdência 1

Sobre o editorial "A Previdência inviável" (Gazeta, 9/12), funcionário público é "expulso" muito jovem do serviço. É obrigado a se aposentar aos 70 anos, na flor da idade. John Paul Stevens, juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, aposentou-se às vésperas de completar 90 anos. Os juízes do nosso Supremo são obrigados a se aposentar jovens e lúcidos, aos 70. Lógico que encostar essa "piazada" onera os cofres públicos. Eles ainda viverão décadas à custa da previdência. Isso vale para todos os servidores públicos. Gilberto Nascimento

Previdência 2

Como aposentado da Paranaprevidência, manifesto que vivemos um momento de luto no Paraná com a aprovação do desconto previdenciário. Não se justifica – mesmo que nos demais estados os aposentados paguem o tributo a César. Certamente, o desconto vai pesar no bolso de quem já contribuiu e essa pessoa vai pagar a conta pela segunda vez.

João Guilherme Cicarelli, Florianópolis – SC

Tarifaço

Os políticos brasileiros não cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal e quem paga é o povo. Trabalhamos mais de 35 anos para tentar se aposentar dignamente, mas recebemos "merrecas". Pagamos impostos sobre impostos. Até quando? Airton Kraismann

Jornalismo investigativo

Sobre as conquistas no Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (Gazeta, 9/12), parabenizo a equipe da Gazeta do Povo. Todos se lembram do escândalo da Assembleia Legislativa [Diários Secretos] e dos assassinatos não investigados [Crime Sem Castigo]. É muito bom termos um jornalismo investigativo, independente e que mostra ao povo o outro lado da moeda. Assim vai se criando uma sociedade de opinião e esclarecida. Hermes Carlos Bollmann

Volvo

Sobre as demissões na Volvo, por que os sindicatos não pressionam o governo? Os administradores públicos dizem que não existe crise e que os investimentos estão bem. Vejo altos custos e encargos. Se a carga de impostos diminuísse e a corrupção fosse menor, a roda da economia melhoraria, as pessoas teriam maior poder de compra e as empresas poderiam investir em contratações. Empresas grandes conseguem sobreviver. E os pequenos, que fazem o país girar, como ficam?

Tiago Czluchas da Silva

Cooperativas

Parabenizo os donos de todas as cooperativas do agronegócio. São produtores de alimentos e energia. Os agricultores desencadeiam um efeito multiplicador na economia do estado e do país.

Pedro Augusto Martins Loyola Jr.

Cabeamento subterrâneo

Sobre o projeto que prevê o cabeamento subterrâneo em Curitiba, melhora a qualidade visual da cidade e diminui o roubo de cabos. Haverá ainda a redução dos problemas com a falta de energia e telefonia. Se forem plantadas árvores no lugar dos postes, a área de sombra sobre as ruas e calçadas aumentará. Também pode melhorar bastante a qualidade do ar, vai reduzir o calor no verão e preservar a umidade em épocas de estiagem.

Gabriel Felipe Moretti

Metrô

Em breve, Dilma, Beto e Fruet se reunirão em qualquer lugar de Curitiba para inaugurar o "lançamento do estudo do anteprojeto da liberação dos recursos do levantamento da pesquisa do layout do esboço dos croquis do metrô de Curitiba".

Maria Cristina Santos

Natal

O Velhinho do Natal – tão amado e tão combatido – relembra a cada ano a figura de um santo bispo de épocas imemoriais. Para solenizar a vinda de Cristo, resolveu distribuir presentes às crianças nas noites de Natal. Daí o infundado das quizilas contra o Bom Velhinho. Ele tem origem cristã e se enternece frente às figuras que compõem presépios nas igrejas do mundo. Ele sabe que é impossível ignorar que o "parabéns pra você" é todo para o bambino na noite santa de Natal.

Benedicto Bueno

Alimentação

Sobre o desperdício de comida (Gazeta, 9/12), fantástica a ideia alemã do foodsharing. Trata-se da doação de alimentos feita por pessoas que irão viajar e sabem que os mesmos estarão vencidos quando voltarem. Uma ideia barata e que beneficiaria muitas pessoas. Que tal usar o aumento de impostos para essa finalidade?

Iara Maria MalimAlex

Acho o [Paulo Henrique] Ganso um baita jogador. Tem inclusive algumas características do Alex, como a de, às vezes, "se esconder" do jogo. Mas não dá para comparar, Alex é mais completo. Faltam para o Ganso mais dinamismo, participação e efetividade.

Benhur Louiz FaveroTrânsito

Os semáforos deveriam fechar após a contagem de um determinado número de veículos passar por eles. Não poderia ser por tempo, como ocorre hoje em dia. Ora o sinal fecha com 15 carros, depois com seis. Não existe uma dinâmica e isso faz com que o trânsito não tenha uma cadência ou um fluxo dinâmico – principalmente em grandes avenidas.

Wilton GardenViolência

Quando morava no Juvevê, tive a oportunidade de ver algumas situações bem chatas. Aos sábados, algumas senhoras eram assaltadas por usuários de drogas quando iam para a feira. Elas acabavam indo para o chão. Pessoas idosas ficam mais vulneráveis a esse tipo de situação.

Luiz C. SegantiniEducação

Preocupantes os números sobre a taxa de conclusão do ensino médio (Gazeta, 9/12). Eles demonstram a falta de vontade dos próprios alunos, os quais ficam à mercê do sistema trabalhista. Se com estudo já está complicado, imagine sem. É para refletir.

Emerson Pugsley Idioma

Olhando apenas os últimos 20 anos, pode-se ter a impressão errônea de que as ortografias estão aí desde sempre. Mas todas as línguas vão mudando com o tempo, incluindo o nosso português, que já passou por várias reformas. E, ainda que os outros idiomas não mudassem, isso não nos impede de evoluir por conta própria.

João Henrique LopesSelic

Sobre a previsão da taxa Selic a 12,5% em abril de 2015, aumentar os juros para conter a inflação é como usar gasolina para apagar fogo. Até hoje os nossos "economistas" não aprenderam isso?

Daniel CamposCaixas eletrônicos

O problema não é a dinamite, é quem explode os caixas eletrônicos. Se os criminosos fossem presos e permanecessem na cadeia, esse tipo de crime já teria acabado. Não se trata de tanta gente assim, eles são uma minoria na nossa sociedade. Só continuam praticando crimes porque estão soltos e impunes.

Daniel VenturiPetrobras

A Petrobras nunca foi polícia para investigar, tanto é que a "coisa rolou". Quem tem de investigar é o MPF, a Polícia Federal e a CGU. Esse negócio de criar mais uma diretoria para investigar é apenas para colocar panos quentes. Virão as festas de fim de ano e as férias do Congresso Nacional. Tudo acaba no esquecimento e em pizza. As denúncias já citaram Temer, José Aníbal, Covas e ainda serão citados os nomes de dezenas de parlamentares.

Irineu Q. Santos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]