• Carregando...

Os acadêmicos de Medicina não respeitam os procedimentos dentro do necrotério, onde muitas vezes estão diversos corpos que precisam ser necropsiados e eles, por curiosidade, atrapalham o procedimento do médico. Concordo com o diretor-geral do IML na criação de um manual de conduta para os alunos. Mas que não ficasse somente no manual e que fosse realmente posto em prática. O IML é um posto de trabalho e que, futuramente, será o exercício da profissão da Medicina, pois se não se respeita um local como o IML como estudante de Medicina, quem dirá como profissional médico.

Fabiana Bora Arcas

Expulsos do IML 2

É surpreendente que alunos do quinto período de Medicina não tenham aprendido ainda sobre ética médica, ou profissional. Todas as pessoas que passam pelo Instituto Médico Legal estão em um momento delicado e todo respeito é essencial, pelo menos para demonstrar solidariedade. Se a conduta dos alunos realmente não foi adequada, perder as aulas no IML será uma lição.

Suzel Santos

Greve de professores 1

A greve é justa e o aumento de 10% não é suficiente, pois, dentro desses, 6% representam a reposição por perdas inflacionárias, sendo o aumento real de 4%. Se os professores não tiverem condições de dar aula, como será o futuro do país?

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Greve de professores 2

Nada mais justo o aumento de salários e benefícios para os professores. Eles se dedicam a formar os futuros cidadãos do Brasil. Aguentam desaforos, ameaças, desrespeitos no seu dia a dia. Sei que é difícil essa vida, mas precisamos ter esperança de dias melhores.

Luciano Atamanzuck

Novo Código do Consumidor

É uma bobagem mudar o Código do Consumidor. Enquanto não dispusermos de uma medida eficaz para punir severamente a pessoa jurídica fornecedora dos bens e serviços pelas condutas que representem afronta às normas do código, nada mudará. Como nosso sistema somente admite a reparação do dano individual, de valor nada significativo, as empresas fazem as contas e preferem continuar com suas condutas, contabilizando as multas pagas aos que procurarem a Justiça.

José Paulo Reis Junior

Renúncia de Derosso 1

Tenho certeza de que a renúncia do João Cláudio Derosso foi resultado de um acordo com os demais vereadores. Um acordo do tipo: você renuncia, encerramos o processo; continua como vereador, candidata-se novamente e se reelege, pois o povo tem memória curta.

Rene da Cruz Belém

Renúncia de Derosso 2

Derosso apenas antecipou o inevitável. O processo de desgaste dentro de seu próprio partido, o trabalho da imprensa e a insistência dos vereadores de oposição o forçaram a tomar essa decisão, que é decorrente de uma quebra dentro do seu grupo político. Derosso poderia causar grandes estragos eleitorais aos membros dos partidos aliados. O mais interessante é perceber o oportunismo da maioria dos vereadores governistas que votaram a favor do processo de perda da presidência do Derosso.

Roberto Fernandes

Minha Casa, Minha Vida

Esse projeto Minha Casa, Minha Vida deveria andar de acordo com o planejado. Por que tratar com tanto desinteresse esses projetos? As obras de saneamento básico devem ser monitoradas para vermos se vão ser concluídas e entregues.

Rui Libretti

Sacolas plásticas 1

Acho excelente a iniciativa, do ponto de vista ecológico, de retirar as sacolas plásticas do mercado. Mas, falando na prática, o que faremos com o lixo do banheiro e da cozinha? Ninguém gosta de acumular esse tipo de lixo por dias em casa. Todos nós sabemos que o acúmulo de lixo traz doenças e insetos. Sendo assim, qual é a solução? Comprar sacos de lixo do tamanho da lixeira do banheiro e da cozinha. Mais gasto para o consumidor. Será que vai resolver?

Valéria Ghelardi Alves de Souza

Sacolas plásticas 2

É necessário não somente banir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados, mas criar programas de separação correta do lixo. Todos sabemos o quanto o plástico em geral é maléfico para o meio ambiente, um mal que a médio e longo prazo vai trazer prejuízos consideráveis a todos nós.

Silviamar de F. Martins

Litoral

É inaceitável a maneira como o governo estadual trata os terríveis acontecimentos ocorridos em nosso Litoral há um ano. Os danos causados pelas chuvas de março de 2011 ainda estão lá, para quem quiser ver o descaso das autoridades. São casas derrubadas e pontes e estradas destruídas, que impedem o escoamento dos produtos litorâneos e o livre ir e vir dos cidadãos. Há um ano também o Japão viveu uma tragédia infinitamente maior. Pois lá já está quase tudo organizado, recuperado, limpo, reconstruído, numa fantástica demonstração de capacidade de trabalho, honestidade e amor ao próximo.

Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado

O que você sabe sem saber

Cada sábado que consigo um tempinho sagrado para ler o jornal e a coluna da Marleth Silva, eu penso: é isso, que bom, acho que já sabia, mas agora ficou mais claro! O texto "Parece que sei o que você sabe sem saber" (Gazeta, 10/3) resumiu tudo.

Andrea Ritzmann

Tudo começou na Gazeta

Roberto Muggiati sabe fazer jornalismo com discrição, sobriedade, inteligência e elegância. É mais do que um profissional da imprensa. Uma grande personalidade, que merece o respeito e a admiração de todos os que o conhecem. O seu relato resgata fatos e pessoas de uma fase romântica da nossa imprensa.

Munir Karam

Vila Velha

Não consigo entender o porquê de tanto esquecimento e pouco caso com um dos poucos e mais visitados pontos turísticos do Paraná: Vila Velha. Quem conheceu jamais esquecerá. Quem não, perdeu. Só verá a beleza por fotografias.

Ana Luiza Pereira de Lacerda

Excesso de erros

Os nossos times de Curitiba estão batendo em morto no Campeonato Paranaense. É só pegar um time meia-boca que já enroscam o carro.

Amarildo Vicente

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]