• Carregando...

Em todos os lugares está faltando mão de obra qualificada. Enquanto houver muitos cursos teóricos e não práticos, vai continuar do mesmo jeito. Muitas pessoas estão fazendo o que não gostam apenas para manter o emprego e o salário. Elas ficam deprimidas e sem vontade de buscar seus sonhos. É preciso que haja uma orientação desde criança para que as pessoas consigam descobrir no querem trabalhar no futuro.

Dilson Dusi

Falta de mão de obra 2

Um dos fatores que levam as pessoas a não querer os tipos de emprego destacados na matéria "Há vagas, mas ninguém quer" (Gazeta, 9/5) é o fato de que se for atendente de lanchonete uma vez, por exemplo, estará fadado a exercer tal função sempre ou pelo menos no mesmo setor devido ao fator experiência.

Daiane Martins

Escolha

Sempre culpam os eleitores pelo fato de existirem tantos políticos corruptos. Dizem que nós não soubemos escolher. É importante lembrar que, antes de nós, os partidos escolhem entre seus filiados aqueles que vão disputar as eleições. Por isso acho legítimo que cobremos dos partidos maior rigor na escolha de seus candidatos. Afinal eles conhecem seus pares. O que vemos são partidos cedendo suas legendas a candidatos velhos conhecidos pelas suas práticas nada éticas e muito menos honestas. Quem sabe se a população começar a cobrar mais ética dos partidos, eles comecem a barrar candidatos que, se eleitos, vão desonrar o partido e a instituição para a qual foram eleitos.

Beatriz Juliana Corrêa Dallagnol

Voto consciente

Acho que a imprensa em geral deveria publicar durante o período de propaganda política uma lista com o nome de todos os candidatos que tenham na sua ficha ao menos uma condenação, mesmo de primeira instância. Só assim o povo poderá eliminar essa gente podre da nossa política. O bom seria se isso se fizesse em rede nacional e para todos os níveis sociais.

Armando de Souza Couto

Diários secretos 1

Uma brincadeira, uma piada! Utilizo-me das mesmas palavras do deputado Eduardo Cheida para descrever a PEC anti-MP. Os "nobres" deputados autores da referida proposta, além de não terem coragem para mostrar a cara, devem achar que ainda vivem no século passado, quando o coronelismo e influências políticas predominavam. Na era da informação e transparência em que vivemos, a aprovação desta vergonhosa proposta seria um tapa na cara de todo paranaense! Por esse motivo, a Gazeta do Povo deve estampar em letras garrafais quem serão os deputados coniventes com essa palhaçada.

André Luís Bettega Joaquim

Diários secretos 2

De tudo o que pudemos observar no que se refere à Assembleia Legislativa do Paraná, depreende-se uma única conclusão: a sensação inequívoca do desvio dos nossos representantes da sua função legislativa. Com algumas nobres exceções, percebe-se que os deputados vivem em permanente conluio visando exclusivamente à defesa de seus próprios interesses. Não que se exija um comporta­­men­­to sacerdotal de parte de quem recebeu a confiança da popula­­ção por meio do voto; seria uma visão utópica e fora da realidade. Mas um mínimo de respeito às normas éticas seria desejável.

Douglas N. Rothen

Diários secretos 3

Primeiro gostaria de parabenizar a Gazeta do Povo e a RPC TV pela apuração dos fatos na AL. Já estamos fartos de tanto ouvir falar de Abib Miguel, Douglas Bastos e outros laranjas. Agora está na hora de dar nomes aos donos dos bois que continuam exercendo seus mandatos como se nada tivesse acontecido.

Eufrem Lapunika, contabilista

Desilusão 1

Nos países de sociedades primitivas impera o nepotismo. Prática criminosa e danosa à sociedade. O pai, por exemplo, encobre os atos mafiosos de seu filho usando suas influências e poder delegado. O filho por sua vez enfrenta a opinião pública apoiado na defesa do pai. Que descaramento. As futuras gerações no Brasil estão perdidas. Todo o dinheiro será roubado, as instituições estarão falidas e o resultado será convulsão social e falência. Não temos cérebros que pensem, debatam, lutem. Não podemos contar com a Justiça. Todos estão entregues ao mundo cão.

Lotar Kaestner

Desilusão 2

Vivemos dias em que jogadores de futebol vão a festas no morro escoltados por soldados do tráfico e se relacionam abertamente com seus chefes. Dias em que um alto funcionário do governo é amigo íntimo de um dos maiores contrabandista do país, e ninguém vê nada de anormal nisso. Há alguns anos, nem um, nem outro seriam acolhidos nas famílias de boa formação e jamais seriam aceitos como futuros genros ou amigos dos nossos filhos. Até há pouco quem se relacionava com bandido era considerado bandido também. Chegamos a tamanho grau de degradação moral e ética, que dificilmente será reversível algum dia.

Maria Cristina da Rocha Azevedo

Férias para magistrados

É justo sim um "juiz" ter direito a 60 dias de férias como vimos na Gazeta (13/5). Desde que todos os brasileiros tenham os mesmos direitos. Milhões de trabalhadores de todas as categorias profissionais também têm uma carga horária de trabalho extensa, muitos deles também trabalham sábado, domingo e feriados. Muitos levantam às 5 horas para enfrentar o transporte como sardinhas em latas, chuva, enchentes, frio, calor. E nunca têm motorista particular e carro pago pelo Estado. É justo sim a balança da Justiça não pender mais para o lado dos colarinhos-brancos.

Pedro Rubens Karas

Bebida para menores

Certos entes da nossa Câmara de Vereadores, em época de campanha política, dedicam-se a criar legislações desnecessárias ou abusivas (Gazeta, 11/5) para ganhar a notoriedade política que não conseguem no cotidiano do trabalho. Assim é esta lei. Já existe lei que proíbe vender bebidas alcoólicas para menores, resta cumpri-la, fiscalizar, coisa que não se faz. Fazer mais uma lei é fazer nada.

Marco Antonio de Moraes Sarmento

Copa em Curitiba

Em vez da Copa do Mundo no Brasil por que não mais hospitais, escolas e melhorias na segurança pública e saúde pública? Deixemos que um país em melhor situação a faça, e muito bem feito. Seria melhor assim do que passarmos vergonha perante o planeta.

Maurício Coelho Duarte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]